Wednesday, December 31, 2008

E, antes que eu me esqueca...

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperanca, fazendo-a funcionar no limite da exaustao. Doze meses dao para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovacao e tudo comeca outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente vai ser diferente." Carlos Drummond de Andrade

E viva o milagre da renovacao!
E viva a vontade de acreditar!
E viva um ano novinho, novinho em folha para todos nós!!!
Feliz 2009!

Costa Brava - Dalí

No domingo, dia 20, decidimos ir à Costa Brava, com o primeiro destino sendo o Museu de Dalí, em Figueres. Sim, Salvador Dali era catalao, e nasceu em Figueres em 1904.

Nós visitamos o Teatre-Museu Dalí e o Dalí Jóias, que ficam no mesmo prédio. Além deles, há ainda a Casa-Museu Castell Gala Dalí (em La Pera) e a Casa-Museu Salvador Dalí em Cadaques. A propósito, se o seu rumo de viagem for a Costa Brava, escolha Cadaques como sua praia. Nao há quase turistas, nao há bebedeiras, nao há grandes hotéis e resorts. É uma pequena praia incrustada na montanha, do ladinho de uma reserva ecológica, proporcionando ótimos passeios, belas caminhadas e vistas de tirar o fôlego. É uma pequena jóia comparada com as outras praias mega-super-hiper-turísticas da Costa Brava. Namorido me levou lá em 2007, e eu amei!!!

Bom, voltando ao Teatre-Museu Dalí: o museu todo é uma combinacao de pinturas e esculturas, e foi concebido e criado pelo próprio Dalí. É impressionante também a quantidade de quadros de Gala, a esposa dele. Porque nao é sempre que a esposa se torna a musa inspiradora - ou vice-versa.

O que eu mais gostei foram os espacos com as esculturas, como o Rainy Cadillac e o Mae West Room (em que se sobe uma escadinha e se olha através de uma lente para perceber que o sofá é a boca, duas pinturas sao os olhos, as cortinas sao a peruca, e assim vai).

Rainy Cadillac


A colecao de Dalí-Jóias também vale a pena a visita (sendo que o preco já está incluso no ticket do museu). A peca que eu mais gostei foi um coracao em ouro, tendo um pequeno coracaozinho de rubis dentro do coracao grande, e que imitava, perfeitamente, o batimento cardíaco, se abrindo e fechando mecanicamente.

O que me decepcionou foi que o quadro dos relógios moles (ou, para usar o nome correto, La persistencia de la memoria), que é a obra mais famosa de Dalí, nao está no museu em Figueres (tá bom, santa ingenuidade, eu sei!), mas no MoMA em New York. Buaaaaaaa!!! E, o mais triste é que o quadro será exposto em Figueres em janeiro de 2009. Entao, se você está por perto da Costa Brava, vale a pena conferir em janeiro. Eu já me conformei que vou ter que visitar o MoMA qualquer dia desses, hehehe.

Fachada do museu

Nao parece um monte de cocozinhos?

Cúpula do museu

Tuesday, December 30, 2008

Donut

Um dos doces prediletos de namorido quando ele está na Catalunha, e que se encontra em quase todos os cafés por lá: donut, que nada mais é que um sonho massento (tipo massa de pao doce) frito, sem recheio, e com uma camada grudenta (beeem grudenta – nao é durinha) de acuçar por cima. Se ainda nao deu para perceber pela descriçao, NAO, eu NAO sou fa de donuts (mas o cafezinho do lado estava uma delícia, hehehe).


A propósito, conforme o wikipedia versao espanhola, alguns historiadores afirmam que a origem do donut oriunda da época medieval, criado no norte da Europa. Mas que o donut, como conhecemos hoje, só surgiu mais tarde, com a idéia de um marinheiro em fazer um furo ao meio: assim, a massa era frita por completo, inclusive o meio.
E eu que achava que o donut era invencao da força policial americana, hehehe.

Monday, December 29, 2008

Em Aachen novamente

Tô de volta, ebaaaaaaaa! :o)

Namorido já havia ido para Barcelona no dia 12 de dezembro, para passar as férias natalinas com a família, e eu voei no dia 19. Voltamos agora à noite, num aviao da Lufthansa super pequeno (CRJ700) e quase vazio (quatorze passageiros ao todo): voo num jatinho quase particular é uma maravilha, hehehe. A propósito, aqui em Aachen tá friiiiiiiio pra burro: seis graus negativos, brrrrrrrr!!!!

Quanto a Barcelona, tivemos muita sorte com o tempo. Os primeiros quatro dias, que foram os que aproveitamos para 'turistar' um pouco, estavam lindos: céu azulíssimo, sol e temperatura amena (durante o dia pairava entre os 20 graus). A partir do dia 25, que foi onde a comilanca 'indoor' comecou, o tempo fechou, a temperatura caiu, e houve temporais brabos na regiao. Casas à beira-mar foram invadidas pela água, duas pessoas morreram na costa em Barcelona, o acesso aos calcadoes à beira-mar foram interdidatos pela polícia, e os trens que passam pela costa foram suspensos devido às ondas alcancarem os trilhos. Fazia tempo que a Catalunha nao tinha tido uma tempestade como essa...

Bom, voltando a assuntos mais amenos... No meu primeiro dia de férias natalinas, fomos dar um passeio por Premià de Dalt, que fica nas montanhas. Há uma reserva ecológica, com uma vista linda do mar e da cidade de Premia de Mar, onde vivem os pais de namorido. Os pavilhoes grandes da primeira foto sao estufas para a plantacao de moranguinhos e flores (mais precisamente, cravos), que sao os grandes cultivos dessa área.


A vegetacao das montanhas eu também acho super particular a essa regiao: me lembra aquelas arvorezinhas que se colocam em pequenas maquetes, uma separadinha da outra :o)



Depois de explorar um pouco a montanha (sim, fomos de carro, porque somos esportivos mas nem tanto, hehehe), fomos caminhar à beira-mar. Namorido foi munido de câmeras e lentes, e tirou várias fotos da praia e do pôr-do-sol, tendo como pano de fundo a cidade de Barcelona.

Praia do lado oposto ao pôr-do-sol: eu adorei o matiz de cores dessa foto


E pôr-do-sol com os contornos de Barcelona ao fundo

O prédio ovalado, do lado das três chaminés grandes, é a Torre Agbar


E, enquanto namorido fotograva, eu divagava: adoro o reflexo da água deixado na areia pelas ondas, me lembra os lábios ainda úmidos de uma boca recém beijada :o)

Thursday, December 18, 2008

Feliz Natal!

Porque eu vou logo ali...

... mas eu volto. Para ser mais exata, dia 30,
porque o ano ainda nao acabou nesse blog que vos fala, hehehe.


E, enquanto isso, na minha ausência, só tenho uma coisa a desejar:

FELIZ NATAL [adiantado] PRA TODOS VOCÊS!!!!!!!


E um beijo natalino especial para a minha família,

de quem eu morro de saudades, ainda mais nessa época!

Monday, December 15, 2008

Porque segunda-feira nao é mole nao!

Acordei.
Me arrumei.
Peguei as chaves da casa e do carro, e três sacolinhas: uma com o sapato de trabalho (porque eu sempre dirijo com um tênis bem mulambento, que é confortável e nao tem perigo de estragar - já está estragado, hehehe), uma com um pacotinho que eu tinha que pôr no correio, e outra com a minha merenda.
Chego até o carro, e está tudo congelado. Como no piloto automático, enfio todas as sacolas no banco da frente (as portas do banco de trás ficam congeladas, e nao abrem... É, o inverno nao sao só flores! Ou melhor, neve, hehehe), tiro a cobertura do vidro da frente (é uma espécie de cobertorzinho para evitar formar cristais de gelo ou neve no vidro da frente) e raspo os vidros das laterais (cric-cric-cric - sem luvas é friiiiiiiiio!). Entro no carro e me vou para Düsseldorf.
Chegando em Düsseldorf, me lembro que fiz tudo no piloto automático MESMO, e comeco a encucar: onde é que eu pus mesmo as chaves de casa? Namorido nao está, e sem chaves, nao tenho como entrar! A gente até tem uma cópia das chaves sempre fora de casa, mas semana passada tivemos a brilhante idéia de trazer as ditas cujas para casa e acabamos esquecendo de pôr no lugar. Entao, sem chaves, nada feito de entrar na home-sweet-home. Ok, estaciono na garage em Düsseldorf, e comeco a procurar: embaixo do banco, no porta-mala, dentro das sacolinhas, dentro da minha bolsa, nos bolsos do meu casaco. Nada! Onde será que eu deixei a maldita chave? Na porta de casa? Por dentro? Por fora? Será que eu chaviei? Na porta de entrada do prédio? Por dentro? Por fora? Aonde, aonde, aonde?
Chegando na empresa, largo tudo na cadeira, e já vou telefonando para namorido (ele ajuda a pôr os meus pensamentos em ordem em situacoes de crise). Se eu tivesse o número de telefone da vizinha, poderia pedir para ela verificar se as chaves estavam em alguma das portas. Mas nao tenho! Entao, namorido vem com a brilhante idéia de pedir para um amigo/colega de trabalho dele (a empresa de namorido fica a 5 minutos de casa) para ir lá para casa e conversar com a vizinha. Desligamos o telefone, ele liga para o amigo. Nesse meio tempo, eu vejo que tenho uma reuniao agendada para daqui a 5 minutos (café da manha? Só em sonhos!), e que vai durar QUATRO HORAS! Ligo para namorido e digo que assim que o amigo souber de algo, para ele me mandar um SMS, pois nao vou poder atender ao telefone. A santa criatura (que é o amigo dele) vem até a nossa casa, toca a campainha, e nao tem ninguém no prédio. Ele liga para namorido, e diz que vai voltar ao meio-dia para tentar achar nossos vizinhos em casa. Namorido me manda um SMS, e eu fico de cabelos em pé.
Minha reuniao termina duas horas antes, e eu volto para a minha mesa. Namorido liga para o amigo, mas nao consegue encontrá-lo. Se eu roesse unhas, esse seria o momento! Como eu tenho paciência nenhuma de esperar, liguei para o nosso locador: de repente ele tem uma cópia das chaves do nosso apartamento! Mensagem cai na secretária eletrônica. Oh meus sais! Deixo um recado, quem sabe ele liga. Vou para a internet, e comeco a procurar um servico de chaves (Schlüsseldienst). Se eu nao achar a maldita, alguém vai ter que vir aqui para casa e arrombar a porta. Já penso nos euros voando pela janela, porque é muuuito caro! E se eu nao achar a chave, vamos ter que trocar a fechadura! E, só para complicar, a chave é com código, e essas sao mais caaaaaaaaras ainda!!! Achei um Schlüsseldienst: nao tem problema, o técnico pode vir na minha casa hoje. Mas, só até 17h15, depois a tarifa pula de 50 euros para 130 euros!!!! Ou tá achando que trabalhar depois das 17h30 nao é outro preco? Ok, eu aviso meus colegas de trabalho que vou sair mais cedo do trabalho, e marco o Schlüsseldienst para às 17h15.
O que nao se faz por uma chave... Principalmente a de casa!!!
Às 13h, quando eu estava indo novamente para o meu carro para dar uma última procurada, namorido liga: o amigo foi novamente na nossa casa, e está tudo em ordem. Ele conversou com os vizinhos, que nao tinham achado chave nenhuma nas portas, mas juntos eles deram uma procurada. E acharam a bendita (ou maldita!) chave numa muretinha, do lado do lugar onde eu estaciono o carro. De manha, quando raspei o gelo das janelas, provalmente coloquei a danadinha ali, para fazer o servico mais rapido. Dá para acreditar?
Dou milhares de beijinhos em namorido via telefone. Desligo, e ligo para o Schlüsseldienst: pode cancelar! Desligo, e ligo para o locador: deixo outra mensagem na secretária eletrônica, dizendo que nao preciso mais de ajuda, e que já achei a chave.
E respiro!
Às 17h, volto para casa, chego às 18h, e toco a campainha da vizinha. Ela me dá a chave, eu agradeco um zilhao de vezes, e decidimos trocar números de telefone em caso de eventuais emergências no futuro.

E, nao, segunda-feira NAO EH MOLE NAO!!!!

Sunday, December 14, 2008

Muffins de Advento

Segue a receita dos muffins de advento (receita dada pelo meu colega de trabalho). Foram os primeiros muffins que fiz na vida!!! Essa foto foram dos que sobreviveram ao massacre...


Agora, dá uma olhadinha por trás dos bastidores:

Eu nao sei o que fiz errado... Aliás, acho que sei sim: devo ter posto muita massa nas forminhas, porque quando quis tirar os ditos cujos (depois de esfriar um pouquinho), aconteceu algo que eu nao esperava: fiquei com a tampinha na mao, enquanto a base ainda estava na forminha, hahaha :o) Sem comentários... E, nao, os pobres muffins decapitados nao foram para o lixo: cobri tanto a base quando a tampa com a calda de chocolate, e meus colegas de trabalho esfomeados bateram palma para eles!

E, como eu fiz muita massa (a receita era para 12 muffins - como os buraquinhos da minha fôrma - mas sobrou muita massa!!!), fiz dois bolinhos adicionais em ramequins: um ficou muito perto da ventarola do forno, e queimou. O outro ficou bom. E o terceiro ramequim? Foi recheado com os restos mortais de quatro muffins que eu tive a idéia genial de nao colocar dentro da forminha de papel. Eu queria ver como ficava! E vi: ficam lindos, mas para tirar de dentro da fôrma (mesmo sendo toda maleável, de silicone, como a minha), ficam em pedacos! Como meu coracao, ao ver tamanha carnificina!



Muffins de Advento
250 g farinha
1 colher de sopa de canela
1/2 colher de sopa de cravo da índia em pó
1/2 colher de sopa de noz moscada ralada
60g de nozes (picadinha)
duas e meia colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 ovo
120 g de acucar
125 g de manteiga
300 g nata

Para a cobertura:
200 g chocolate ao leite
Hagelzucker (também nao faco a menor idéia do nome em português...)

Instrucoes de preparo:
Pré-aqueca o forno a 180°C.
Misture a farinha, as nozes, a canela, o Nelken, a noz moscada, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Acrescente o ovo. Depois o acucar, a manteiga (derretida) e a nata, e mexa bem.
Coloque a massa nas forminhas de muffin, e deixe 20-25 minutes no forno.
Tire a fôrma do forno, e deixe descansar por 5 minutos. Tire os muffins da forma, e coloque-os sobre uma grade para esfriarem.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria. Eu acrescentei creme de leite, para a cobertura nao ficar tao dura. Pincele sobre os muffins, e coloque Hagelzucker no topo. Pronto!


Eu adorei o sabor dos temperos, dá um gostinho de Natal!!! Mas, achei muita gordura para uma receita tao pequena, entao acho que vou desistir dos muffins de Natal. Mas, se voce fizer, me conta como ficou :o)

O primeiro meme a gente nunca esquece, hehehe

Ganhei um meme da Ana Rosa (Vida Cotidiana), e lá vou eu responder (oh meus sais, o primeiro a gente nunca esquece, hehehe)
Regras:
-Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer;
- Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder ;
- Comentar no blog de quem nos convidou;
- Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “convocação”;
- Mencionar as regras.

E aí vao meus sonhos...
1º Voltar ao teatro e encenar uma peca (em alemao, porque se é para sonhar, que seja grande, hahaha).
2º Trocar aliancas com o amor da minha vida (em abril o sonho vira realidade, uhuuuuu!)
3º Mudar de emprego e nao precisar mais dirigir 200km por dia
4º Ter uma casa com jardim, cachorro e gato :o)
5º Voltar para a yoga
6º Montar albuns com fotos de viagens minhas e de namorido: para poder folheá-los no futuro e sonhar com o passado :o)
7º Voltar a fazer trabalho voluntário
8º Voltar para a danca

E os escolhidos para responder sao todos aqueles que estao na minha lista de Gente que eu Visito. Bom divertimento :o)))

Saturday, December 13, 2008

Tupinambo

Hoje eu preparei o tupinambo. Antes do preparo, ele se parece assim:


Quanto eu vi pela primeira vez, o formato me lembrou uma mistura de batata com gengibre.

Eu cozinhei com casca mesmo, mas acabei deixando tempo demais na panela. Depois de cozido, quando eu quis descascar, a parte de dentro estava mais para purê do que batata cozida. Entao, coloquei numa travessa com um pouco de óleo de oliva, um dente de alho, muito alecrim, e foi direto para o forno para pegar uma corzinha. Ficou muito, muito bom! Como disse a Ludmila, o gosto lembra bastante da alcachofra, misturado com batata.

Friday, December 12, 2008

Sessao Movie: Death at a Funeral

Death at a Funeral

Típica comédia inglesa, mas que eu nao consigo achar muita graça. Com Faulty Towers, namorido se acaba rindo, e eu fico ali, impassível. E, atirem pedras, mas o mesmo me acontece com Monty Phyton. Tô falando, o cromossomo-da-comédia-inglesa nao faz parte do meu DNA!!!!
Independente disso, os atores sao excelentes, e o filme vale a pena... para um domingo de tarde, com falta do que fazer! :o)

Saturday, December 6, 2008

Book Sessi A Elegância do Ourico

A Elegância do Ourico
Muriel Barbery

Ora a narradora é Renée, a zeladora ranzinza, ora a narradora é Paloma Josse, doze anos, a garota suicida.

Eu achei esse livro poesia pura. O final me surpreendeu totalmente, e me levou às lágrimas, muitas lágrimas.

"Refletindo sobre isso, esta noite, com o coracao e o estômago em migalhas, pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo nao é mais o mesmo. É como se as notas de múscia fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensao, um alhures aqui mesmo, um sempre no nunca. Sim, é isso, um sempre no nunca."

Monday, December 1, 2008

Feira de Natal, ou Weihnachtsmarkt

As feirinhas de Natal, ou Weihnachtsmarkt, sao feirinhas de rua feitas para celebrar o período de Natal. Os quatro domingos que antecedem o Natal sao conhecidos como os quatro domingos de advento, e normalmente as feirinhas sao abertas no primeiro domingo de advento. Por algum motivo curioso, o período que antecede o Natal está sendo cada vez comemorado mais cedo. No início de novembro os supermercados (pelo menos em Aachen e Düsseldorf) já estavam vendendo biscoitos e calendários (de chocolate) de advento!!! Também a feirinha de Aachen abriu antecipadamente: nao foi no primeiro domingo de advento, mas sim no sábado, dia 22 de novembro. Mas, como eu curto um monte o período pré-natalino, nem reclamo, hehehe.

As feiras de Natal comecaram na Alemanha e na Austria, ainda no período medieval, mas hoje em dia outros países também adotaram o costume. Na feirinha se encontram comes e bebes, e muitas tendas com presentinhos (muito artesanato, artigos feitos em madeira, velas, e afins). A bebida tradicional é o Glühwein (vinho quente), que ajuda um monte a espantar o frio!!! :o)


Uma das feiras de Natal em Aachen

As ruas também sao decoradas, e fica tudo muito festivo!!!

Eu adorei o casal da foto de baixo: touquinha igual, casaco igual, calça igual. E isso porque voces nao viram o cachecol e as luvas, hahaha :oD Pura sintonia!


E uma das partes que eu adoro ficar vendo sao as vitrines! As da foto abaixo sao de uma loja de brinquedos, também em Aachen (Teddy & Co). Os bonequinhos se mexem, maior fofura! E, sim, nessa época do ano, eu viro crianca de novo, hehehe.


E, para o conforto dos que vêm fazer compras em Aachen, há um ônibus, estacionado no centro da cidade, onde é possível guardar suas compras (de graça!!!). Entao você vem para o centro, faz suas compras de Natal, deixa sacolas e pacotes nesse ônibus (há um seguranca cuidando e controlando tudo), e vai curtir um Glühwein de maos vazias, sem precisar carregar peso ou ficar de olho em sacolas. Organizado or what?