Wednesday, April 22, 2009

Monschau, visitas e vestido :o)

Na primeira semana de mami em Aachen, fomos visitar a cidadezinha de Monschau. Fica pertinho de Aachen, e nós adoramos a arquitetura! Infelizmente o fotógrafo oficial do blog (namoriiiiiiido!) nao pode ir conosco e as fotos nao fazem jus a beleza do lugar. Mas vale a pena a visita!
Para os aficcionados em coisinhas de Natal, há uma loja especializada, com três andares recheados de coisas natalinas, que fica aberta o ano todo :o)



Mami fazendo pose


Käsekuchen com...

... cafezinho feito com amor!


Mestre do tear em uma das fontes (como mami!)


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ontem Flor de Cerejeira, Márcia e Clarinha vieram lá em casa. Garotas, nós adoramos a visita de vocês, e muito, muito obrigada pelo carinho!!! Teve até serenata da Clarinha, que sabe letras e letras e letras de música de cor e salteado, e deixou todo mundo boquiaberto! Nao tem como resistir ao encanto dela!!! :o)

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ontem também busquei o vestido do casório: agora ele está aqui em casa, seguro. Também tirei ontem à noite da capa de protecao e experimentei (longe dos olhos de namorido): já pensou se a dona da loja me dá o errado, e eu só percebo no dia? :o) Mas está tudo certo, tudo tranqüilo, e pelada eu nao vou precisar ir :o)))

Saturday, April 18, 2009

Orgias gastrônomicas parte III

O restaurante que visitamos ontem fica em Kornelimünster, uma cidadezinha charmosa que faz parte de Aachen.
Estava chovendo pra caramba quando chegamos, o que deixou o St. Benedikt ainda mais aconchegante.
No restaurante, um quadro original do pintor Manet. A primeira vez que jantamos lá, namorido e eu pensamos a mesma coisa: já pensou se espirra molho de tomate na tela? Mas o quadro está numa distância razoável de qualquer garfo, entao acho que nao tem problema :o)))

Como eu tirei fotos com a minha pequena máquina digital, e a luz nao estava das melhores, e eu ainda queria fazer tudo discretíssimo (apesar de ter perguntado se eu podia tirar fotos, e ter recebido um sonoro 'sim'), as fotos nao ficaram das melhores novamente... Mas sim, a comida é uma delícia, mesmo as fotos nao fazendo jus aos pratos!!! :o)

Na verdade, nós nao queríamos ter feito outra orgia gastrônomica antes do casório, mas infelizmente o St Benedict iria fechar (férias) entre dia 18 de abril e 5 de maio. Entao, a última chance foi na sexta-feira mesmo. E como eles iam fechar para férias, acho que a cozinha estava querendo se livrar das comidinhas, pois nunca recebemos DOIS amuse-bouches num só jantar, além de uma sobremesa complementar (uma espuma de maça com calvados, seguindo a culinária molecular).

O restaurante é bem pequeno (somente 5 mesas disponíveis) e é dirigido pelo casal Kreus: ela na cozinha, ele circulando pelas mesas, servindo os pratos e aconselhando sobre os vinhos. Ele adora um papo, e nós demos boas risadas com ele.


Nossa mesa, pertinho da janela


Amuse-bouche parte I: uma mousse com curry, creme de abobrinha e mini-quiches


Amuse-bouche parte II: salmao com pesto, sopa de aspargos e mini-ravioli ao molho de laranja


Minha entrada: camaroes com aspargos brancos num molho de laranja


Meu prato principal: o peixe Wildzander sobre uma cama de espinafre e risoto de ervas, com um molho de mostarda


E as sobremesas: para namorido, uma mousse de panacota (era bem levinha!) com morangos e pinhas caramelizadas no mel (pode se caramelizar algo no mel? Bom, como nao lembro das palavras corretas, entao fica assim mesmo, hehehe)


Mami adorou o prato de namorido :o)


Selecao de sobremesas St.Benedikt partilhada por mami e mim: sorvete de amareto, creme brulee, petit gateau de chocolate, sorvete de morango com folhinha de hortela, tortinha quente de limao, mousse de chocolate. E, no meio, panacota com morangos. Light, tudo muito light, hehehe.


E, pra fechar a janta, uma ida ao banheiro, que é super divertido :o) É o único banheiro de restaurante que eu conheco que tem perfumes, desodorantes, spray de cabelo, creme para as maos, meia-calca (?!!!) disponível, e mini-lingerie pendurada na parede, hehehe.

Wednesday, April 15, 2009

Meme

Ganhei meme da Carol, e já tá mais do que na hora de responder :o) Entao, aí vai:

O primeiro é: "7 coisas que me fazem sorrir"
1. Cosquinha - no pé, na barriga, na perna, em tudo que é lugar. Eu sou muito cosquenta :o)
2. Carta de gente querida na caixa de correio :o)
3. No momento, Ally McBeal :o)
4. Levantar da cama e ver o café da manha prontinho na mesa :o)
5. Flores pra mim! :o)
6. Piadas - eu tenho a memória muito ruim, entao acabo rindo da mesma piada várias vezes :o)))

Indicar os blogs que me fazem sorrir: todos que estao na listinha aí do lado. Alguém se anima a responder? :o)

Tuesday, April 14, 2009

Frango Vapt-Vupt que virou peixe :o)

A Val (a amigona de Viena) tem uma escolhinha em Porto Alegre chamada Mundo do ABC (poderosa!). E a irma dela (a Rê) que coordena a escola, e a Aline, criaram um livro de receitas para criancas (e para as nao tao criancas assim, que nem eu, hehehe). Conforme elas, "este livro de receitas surgiu da nossa necessidade diária de oferecer um cardápio variado, saboroso, nutritivo e adequado as necessidades nutricionais de nossas criancas."


Por enquanto, eu estou só lendo e assinalando as receitas que vou fazer no futuro. Mas mami já colocou uma em prática que foi totalmente aprovada por nós três aqui em casa. Ficou ótima, além de ser muito leve (depois das tortas de Viena, nós estamos precisando, hahaha).

"Frango Vapt Vupt

Culinária ABC - Livro de Receitas da Escola de Educacao Infantil Mundo do ABC


100 g de biscoitos água e sal grosseiramente moídos
1/2 xícara de queijo ralado
1 copo de iogurte natural

500 gr de filé de frango


Forre uma assadeira com papel alumínio. Junte os biscoitos e o queijo ralado. Em outra vasilha, junto o iogurte, o sal, passe os filés, envolvendo-os bem. Em seguida, passe cada pedaco pela mistura de biscoitos e queijo e arrume-os na assadeira. Asse-os em forno forte (200°C) por 45 minutos."


Nós decidimos mudar um pouco a receita e usamos filés de Zander (comprei congelado mesmo, da marca Costa). Deixamos descongelar, e mergulhamos em suco de limao, um pouquinho de sal, e pimenta. Depois usamos eles na receita, e ficou de babar!
Acompanhando fizemos batatas cozidas e aspargos brancos. Nhac-nhac-nhac, nao sobrou nenhum peixinho pra contar história :o)



Adorei o livro, Rê, e tô louquinha pra testar mais gostosuras!!

Saturday, April 11, 2009

Viena 2009 - o Final

No domingo, depois do passeio de carruagem, nos encontramos com o Brack para irmos ao Museu de Arte. E, como estávamos perto da Delmer, nao resistimos (tô falando, esse final de semana foi um pecado total!) e entramos para mais uma boquinha antes de comecar o passeio pelo museu (andar de carruagem dá fome, hahaha). Mas dessa vez foi bem melhor: sentamos do lado de fora (no dia anterior havíamos sentado no primeiro andar, pois nao havia espaco nas mesinhas da calcada) e a vista é muito bonita, com o Spanische Hofreitschule ao fundo. As tortas também ainda estavam fresquinhas (e nao derretendo, como no dia anterior) e deu até para tirar foto!

Torta de maracujá do namorido (detalhe para o plasticozinho, ts, ts, ts)

Torta de chocolate e nougat para mami e mim (ou eu?)

A vista da nossa mesinha

Depois do snack cultural (como eu já disse, torta em Viena é cultura!!!), fomos para o Museu de Arte (Kunsthistorisches Museum) junto com o Brack. O museu é grande, dá para ficar muuuuuito tempo por lá!

Um artista reproduzindo uma tela


Mami e eu contemplando... A história do quadro era dramática (a mulher em cena foi estuprada por um poderoso, e para salvar a honra do marido, ela se matou), mas nao me lembro quem pintou!

A Torre de Babel, by Pieter Bruegel (um dos meus quadros favoritos por lá)

A abóbada do museu


Múmias na sessao egípcia (brrrrr...)

Nao perca sua cabeca!

Namorido e eu versao egípcia (hehehe)


E chega de Viena. Até a próxima, Brack! E, Val, vê se volta logo do Brasil que a gente tá com saudades :o)

P.S. Silvinha, nao foi dessa vez ainda que experimentamos o chocolate quente do museu (nos domningos há um brunch no café do museu e estava completamente lotado). Mas a dica está anotadérrima e fica para uma próxima vez :o)

Friday, April 10, 2009

Viena 2009 - parte III

No sábado de tardezinha, aproveitamos para conhecer a confeitaria Delmer. Eu sei, esse final de semana foi de comilança total, mas comida é cultura, fazer o que! A gente tinha que experimentar :o)
A casa de chá dessa vez foi a Demel [Hofzuckerbäcker] que existe desde 1786 na Kohlmarkt. A dica foi do senhor que vendeu abotoaduras para namorido usar no casório: estávamos escolhendo as abotoaduras numa loja na Kohlmarkt, e comentando sobre a Sacher Torte, quando esse senhor se intrometeu na nossa conversa (namorido, mami e eu falamos em alemao quando estavamos os três juntos) e nos disse que ainda hoje nao se sabe quem inventou a Torta Sacher primeiro: a Delmer ou o Sacher Hotel. E que o Delmer é o queridinho dos vienenses. Entao, nao tinha como a gente nao experimentar :o)

E lá fomos nós! O lugar é legal, cheio de ambientes e mesinhas redondas pequenas. As tortas também sao boas. Mas a confeitaria perdeu pontos em dois requisitos: primeiro, que estava um dia quente e as tortas nao estavam frias. Elas estavam numa vitrine sem refrigeracao, e todas meio molengonas (nao deu nem para tirar foto, porque era brochante!). Eu pedi uma de mousse de morango que estava ótima, mas que fria estaria divina! Pena... E o outro ponto negativo, que tira todo o tchan das tortas, é que elas vem com um plasticozinho em volta. Tipo o plasticozinho que elas vêm embrulhadas quando se compra torta em confeitaria. Comprando e levando para casa eu até entendo. Mas comendo lá tira todo o chiquetê da coisa! Além de ser a maior lambuzeira tirar o plasticozinho com a ponta dos dedos e o garfinho. Nao gostei!

Demel

Mami colocando creme no café (quem conhece mami sabe que essa cena é rara, muito rara, hehehe]


Depois do Delmer, ficamos dando um rolê pela cidade e acabamos indo parar na nossa praça favorita. Pertíssimo do centro, fica o Franziskaner Platz, com alguns bares e bistrots e poucas mesinhas espalhadas do lado de fora. A duas quadras do centro e do burburinho, a praça, com uma fonte no meio, é um recanto de paz e silêncio.

E, para a hora do descanso, um Almdudler, que é uma espécie de refrigerante de ervas típico da Áustria. Eu conheci quando fui esquiar no Tirol, e adorei!!!


À noite, mais comilança, junto com o Brack. E, sim, eu vou entrar no meu vestido de noiva (assim espero, hehehe), e sim, caminhamos bastante e todas as calorias foram devidamente gastas :o)

Restaurante Figls (dos mesmos donos que o do 'bifinho'). Adorei essas telhas como luminárias!


Schnitzel para namorido

E sobremesas: mami foi de torta de maça com calda de ameixa


E namorido e eu dividimos uma tortinha de chocolate quente (estilo petit gateau) com uma bola de sorvete camuflada dentro do bolinho. Liiiiiiight! :o)

No dia seguinte, passeio de carruagem pelas ruas de Viena. Sente a pose!


Anker Uhr (Hoher Markt). As 12 horas, todas as figuras desfilam pelo relógio.

Parlamento

Detalhe para a casa em cima do prédio: muito louco :o)


Spanische Hofreitschule

Olha nós aí!

Tuesday, April 7, 2009

Viena 2009 - parte II

Sexta-feira à noite aproveitamos para encontrar um amigao que mora em Viena (Brackiiiii!) e saímos para jantar no Danieli. Val, ficou faltando você!!!

Eu até que tentei fotografar no restaurante, mas só a luz de velas nao favoreceu os pratos... Entao, só tirei foto da rosinha mesmo :o)


No dia seguinte, fomos até o Schloss Schönbrunn. Fizemos o tour do castelo por dentro (fotos nao sao permitidas) e mami foi me contando a história da Sissi. Havia vários pontos que eu nao sabia: que ela era anoréxica, que ela foi assassinada, que o primeiro filho dela foi tirado do contato dela para ser educado pela sogra (mas que ela conseguiu ele de volta, e ele se suicidou quando adulto), e etc etc etc. Deu vontade de ler a biografia dela!

Schloss Schönbrunn

Parque do castelo com o Gloriette ao fundo


Mami e eu fazendo pose na frente do Gloriette


A vista do Gloriette: Schönbrunn e Viena aos nossos pés


A propósito, duas dicas do Brack: a primeira é um curso para aprender a fazer a Apfelstrudel no próprio castelo Schönbrunn. Nós nao tivemos tempo, mas ele e a Val já fizeram e aprovaram! Agora, a segunda dica a gente seguiu e adorou: o Café Gloriette, no próprio Gloriette. Com tortas e bolos maravilhosos, e uma vista de tirar o fôlego! Eles também servem brunch nos domingos, mas é bom reservar com antecedência. A propósito, a visitacao dos parques do Schönbrunn (incluindo o Gloriette) é de graca, só se paga para visitar o castelo por dentro.

Torta de maça

Torta de damascos com semente de papoula e pistache

E, depois de mais uma caminhada pelo parque, e mais caminhadas pelas ruazinhas perto do nosso hotel, foi hora do nosso almoco (sim, o final de semana foi de comilanca, hehehe). O restaurante (Ella's) era uma graca, com convidativas mesinhas ao ar livre (principalmente com o tempo bom que estava fazendo). Mas o servico foi um desastre: ficamos esperando UMA HORA para o nosso almoco finalmente ser servido! Apesar que, dos males, o menor: a comida estava uma delícia!

Água, vinho e florzinha. Essa era água mineral, mas a água de Viena é uma delícia!


Prato da mami: risoto acompanhando o queijo Halloumi grelhado
[Zitronenrisotto mit mediterranem Minzegemüse und gegrilltem
Halloumi]


E o prato de namorido: peixe num purê de alho porro
[Gebratener Steinbutt auf Lauchpüree, Kartoffel-Chorizo-
Croissants und Trüffelvinaigrette]


E, depois do almoco, o sagrado soninho da tarde!!!

Monday, April 6, 2009

Viena 2009 - Parte I

Como mami está de visita, tiramos um final de semana para ir a uma cidade escolhida por ela: Viena!
O tempo nao podia estar melhor: bem início de primavera, tempo para andar de manga curta, e com direito a céu azul!
Chegamos às 14h50, fomos para o hotel deixar a bagagem, e já saímos para a primeira atracao turística: o Sacher Hotel para comer a famosa Sachertorte. Namorido acha a torta meio seca (pecado!), mas mami e eu lambemos os beicos (com toda a delicadeza, claro, hahaha).

Um zoom na torta

Mami servindo o chá das quatro, hehehe


De lá, fomos andando e descobrindo a cidade aos pouquinhos.

Detalhe da Ópera


Biblioteca Nacional (tamanho básico, hehehe)


Admirando as vitrines na Kohlmarkt


Checando o Stephansdom


Escola dos cavalos espanhóis (ou Spanische Hofreitschule)


E, na frente da Spanische Hofreitschule, mami deu uma moeda para o Mozart - e ganhou beijo na mao, e uma cancao! :o)


E amanha tem mais porque agora eu tô com soninho :o)