Tuesday, October 13, 2009

E mais um pouquinho de Barcelona...

Antes de ir olhar os Castellers, namorido e eu demos uma passadinha rápida na Carrer de Santa Anna. Eu adoro sair do agito da Ramblas pra passear nessa ruazinha perpendicular. Além de me lembrar do livro 'A Sombra do Vento' :-)

De um lado a placa antiga da rua...

... do outro a placa nova (com um tênis pendurado no sinal de trânsito: mais bizarro impossível, hehehe)


E como chegamos cedo, demos uma parada rápida para um café.


Olha os doces lá traz! Mmmm! Mas eu resisti bravamente enquanto que...


... namorido atacou de cortado (café expresso com leite) + ...

... doghnut (que tem um glacê de acucar cremoso por fora que eu acho super enjoativo)

Indo para o banheiro, tirei uma foto rápida dos sanduíches na vitrine. Nunca havia visto sanduíche de ovo frito assim, paradinho na vitrine. Será que ovo frito frio é bom? Duvido!


E foi esse o meu final de semana rápido na Espanha: casório + castellers + família de namorido. Tava bem bom :-)

Sunday, October 11, 2009

Castellers

Curtinhas:
- Namorido ainda está com um resquício de tosse, mas fora isso, novinho em folha :-)
- O inverno chegou! Que chuvarada esse final de semana!
- Continua saindo fumacinha da minha cachola, mas acabei um trabalho esse findi. Agora faltam mais dois, e aí... bom, aí é estudar de novo, porque novembro tem mais :-O

Mas voltando a Barcelona...
Depois do casório, e de uma noite bem dormida, fomos no dia seguinte direto para o centro de Barcelona. Cada cidade espanhola festeja o dia do seu santo padroeiro (o dia mesmo é feriado, mas as comemoracoes normalmente levam uma semana ou mais, com fogos de artifício lindíssimos): essa é a chamada Festa Major. No nosso caso, eu estava super curiosa para ver, pela primeira vez, as castellers, que sao uma espécie de torre humana (uma tradicao na Catalunha datada do final do século 18).
Nós chegamos cedo na Plaça de Sant Jaume, e o lugar já estava lotado!!! Eu tenho meio pânico de multidoes, e tive que respirar fundo para encarar o mar de gente! Era tanta gente que ficava complicado até para as pessoas se locomoverem de um lugar para outro: nao tinha uma brechinha livre!


Às 12h as castellers comecaram. Primeiro os grupos entraram na praca, com uma torre de 3 pessoas sustentadas pela base (que se locomovia). Havia três grupos participando: Castellers de Barcelona, Castellers de Vilafranca (o top do ranking de castellers no momento) e os Minyons de Terrassa.

Na praca, a bandeira da Catalunha, da Espanha e de Barcelona tremulando

Os Castellers de Barcelona entrando na praca com uma torre de 4 andares (a base se confunde com a multidao, mas sao só pessoas do grupo)


Os Castellers de Vilafranca esperando... Esse é o uniforme do grupo. Esse cinto todo estranho ajuda os membros do grupo a escalarem a torre. E a crianca que vai no topo precisa usar um capacete (apesar que namorido disse que nunca houve um acidente sério, já que se alguém despenca lá de cima é suportado pela base embaixo)


Agora é pra valer. Tao vendo as maos se levantando? É a base da torre dos Castellers de Barcelona se formando!

Os castellers sao verdadeiras competicoes e, como tal, seguem certas regras. Algumas delas sao:
- Quando eles comecam a construir o quarto andar, a música comeca. A partir do momento que a música comeca, nao tem volta. Se eles decidirem nao continuar porque a constelacao inteira nao está estável o suficiente, eles perdem todos os pontos. Mas, se a música ainda nao comecou, eles podem comecar e descomecar quantas vezes quiserem.
- Há diferentes constelacoes. De 4 andares, de 8 andares, de 8 andares com uma agulha de 4 andares no meio, e assim vai.
- Ganha-se pontos para construir a torre e também para desconstruí-la.
- A crianca que fica no topo precisa subir de um lado da torre e descer do outro. A torre só é considerada completa quando a crianca levanta a mao lá de cima.

Castellers de Barcelona: olha a menininha lá no alto! Pela foto nao dá para ver direito, mas a torre é muuuuuuito alta, e é super emocionante ver de pertinho com a música retumbando!


E agora a torre se desmonta ficando somente a 'agulha' no meio!

Pra descer, é na base do agarra mesmo (usando também o cinto como suporte para o pé)

E lá comeca o Castellers de Vilafranca, os atuais campeoes. O importante é a base estar bem estável para aguentar todo o tranco!


Uau!!! E lembrem que embaixo dessa gentarada toda ainda tem mais gentarada, que está no mesmo nível que a multidao! Pra dar uma idéia do tamanho da torre, é só comparar com a prefeitura atrás dela!

E lá vai o bracinho da crianca pra cima! Sinal de 'torre completa'! E a multidao estoura em aplausos e gritos!


Pobre dos bumbuns, mas eles sao bem 'amassados' para garantir a sustentacao da base!


Tá vendo como o cinto serve para o pé se sustentar e a torre se desmanchar?


E os Minyons de Terrassa!

As castellers duram bastante tempo. Assim que um grupo acaba, o outro comeca, e todos fazem várias constelacoes. Mas o lugar estava cheio, mas tao cheio, que nós vimos uma apresentacao de cada grupo e decidimos ir embora. Mas valeu a pena, foi emocionante, principalmente ver de pertinho e escutar a música e as palmas retumbantes!

E sabe o que mais? No Brasil também tem!!! Em Sao Paulo há a Associacao Cultural da Catalunha com o projeto Castellers. É mole? :-)

Tuesday, October 6, 2009

E o último capítulo do casório vem agora!

Ficamos nos jardins...


... até escurecer. Com velas acesas por todos os lados, fomos até o restaurante do hotel.


Primeiro os convidados entraram e se instalaram nas mesas redondas e com nomes demarcados.


Eu gostei do que eles usaram para marcar o nome: era uma caixinha com o logotipo do casamento (que eram as iniciais do noivo e da noiva). Em cima da caixinha eles escreveram o nome do convidado. Ao redor da caixinha estavam escritos o menu e os diversos aperitivos (por isso que eu sei a lista completa, hehehe). E dentro da caixinha estava a lembranca do casamento. Achei super bem bolado :o)
Outra coisa que eu adorei foram as folhinhas de eucalipto espalhadas pela mesa: elas têm um cheirinho ótimo, e sao super decorativas!

Marcador de lugar, caixinha da lembrancinha e menu: três em um!

Os noivos entraram um pouco mais tarde no salao, ao som de uma música. O legal foi que quando eles entraram todos os convidados se levantaram e comecaram a girar os guardanapos! O salao ficou lindo, parecia uma coreografia! O detalhe é que eu, como marinheira de primeira viagem, nao olhei muito para onde eu estava girando o guardanapo e plaft: dei uma guardanapada na cara do nosso amigo belga! Mas ele sobreviveu e já me perdoou :o)

Houve vários 'momento-guardanapo'. Nesse das fotos que eu tirei...

... o pessoal tava girando sentado mesmo (acho que é mais seguro, hehehe)

Depois da série de guardanapos voadores, a janta comecou a ser servida:

De entrada, dourado com bacon e legumes


De prato principal, filé ao molho de cogumelos com batatas dauphinoisse (que era um tipo de batata gratinada)

E, de sobremesa, tulipa de sorbet de tangerina com creme inglês e frutas vermelhas

Para acompanhar, vinho branco (com a entrada), vinho tinto (com o prato principal) e cava (com a sobremesa).

Entre o prato principal e a sobremesa, houve pausa para uma brincadeira que eu achei super divertida :o) Todos os convidados ganharam cartelas com adesivos redondos, e instrucoes para grudar os ditos cujos nos noivos assim que o prato principal fosse devorado. E dito e feito: assim que todo mundo terminou de comer, saltamos em cima dos noivos de adesivo em punho. O resultado foi muito divertido, apesar que o mais engracado foi o rosto deles: tanto o rosto, como o cabelo (e a falta de cabelo) dos noivos ficou repleto dessas bolotas coloridas :o)


Depois da sessao adesivo, houve uma outra tradicao que me fez cair o queixo: carteiras de cigarro foram espalhadas pelas mesas para que os convidados pudessem fumar a vontade. Aaaaaargs! E isso que havia duas grávidas bem avancadas no recinto!

Desnecessário dizer que o ambiente ficou completamente poluído de fumaca depois de meia hora, né? Odiei essa tradicao, e espero que um dia ela vá para o beleléu! Nada contra quem fuma, mas odeeeeeeio ter que ficar num ambiente fechado com fumaca de cigarro!

Depois das carteiras de cigarro distribuídas, as brincadeiras continuaram :o)

Como primeira brincadeira, outro costume que eu nao conhecia: todas as amigas chegadas da noiva assinaram o sapato dela. Achei bem interessante :o)


Depois do sapato, comecou outro costume estranho: uma mesa inteira levantou e subiu nas cadeiras, cantando uma cancao de um pato que rebola (ou algo do genêro). E, claro, a música tinha coreografia, que todos imitavam animados. E assim mesa por mesa foi repetindo, incluindo a mesa dos noivos. E, nao, eu nao subi em cima da cadeira (já pensou desabar com salto lá de cima?). Mas para nao ser estraga-prazeres, saí discretamente para fora, e voltei assim que a danca terminou. Era muito perigoso participar! :o)

Registrei a primeira mesa...

... e a segunda mesa a darem uma rebolada em cima das cadeiras :o)

Depois uma brincadeira mais elaborada foi feita por amigos dos noivos. Eram caixas e mais caixas com 'coisas' dentro. Os noivos tinham que sentar de costas um do outro e responder perguntas (por exemplo, qual é a sua bebida preferida e qual é a bebida preferida do outro). Foi bem divertido, e uma maneira legal de conhecer mais um pouco deles (por exemplo, coisas muito importantes como qual foi o primeiro filme que eles assistiram juntos no cinema (nenhum dos dois se lembrava, hahaha), quando foi o primeiro beijo, e afins). Quando eles acertavam, podiam abrir uma das caixas. Quando eles erravam tinham que pagar prenda.

O noivo escrevendo as respostas da bebida preferida: dele, talisker (whisky), dela, caipirinha :o)


Momento prenda: o noivo tinha que coletar 5 gravatas dos convidados, a noiva 5 soutiens (e acredita que ela conseguiu? Cinco amigas tiraram o soutien na boa! Eu teria desmaiado se tivesse que fazer isso na frente de 150 pessoas! Claro que elas tiraram por dentro do vestido, mas mesmo assim...)

A pilha de caixas

Pra matar a curiosidade, dentro das caixas havia material de seguranca: oculos de seguranca, luvas, colete luminoso e, claro, preservativos :o) E, como presente, na última caixa, havia vários 'dinheiros' enterrados no meio de muita farinha. Oh trabalheira pra 'lavar' esse dinheiro, hem? :o)

Taí a explicacao das luvas, do colete luminoso e da caixa com moedas enterradas na farinha :o)


Depois da brincadeira, momento do bolo: simbolizava uma árvore e era enooooorme! Mais do que bolo, era uma sobremesa, tipo uma mousse de chocolate. Infelizmente nao tem foto dele no meu prato: nao deu tempo, hehehe.

Bolo dos noivos

Mas ainda nao acabou... Depois do bolo, houve o momento-presente. Namorido disse que isso é mega tradicional por lá. Os noivos distribuem presentes para algumas pessoas: para os pais dele, para os pais dela (ambos ganharam orquideas mega enormes, pareciam pequenas árvores!). Mais presentes para a tia dele e para a tia dela. A tia dele é como uma segunda mae, e o discurso que ele fez foi bem emocionante (nao que eu tenha entendido muita coisa, mas foi!). Ele chorou, a tia chorou, e eu também chorei, hehehe. E mais presentes para as duas grávidas que estava presentes, e mais presentes (flores) para as melhores amigas dela.
Eu achei esse momento-presente super delicado: já pensou se alguém fica com dor-de-cotovelo porque nao ganhou presente e se acha todo especial? Sei nao, nao fiquei fa dessa tradicao :o)

Depois do momento-presente, o irmao do noivo leu um poema para a noiva. O irmao do noivo era o best-man, e reza a tradicao que ele precisa escrever um poema para a noiva e lê-lo para ela antes dela entrar na igreja. E, se quiser, pode ler depois de novo, para todos os convidados. Eu achei meio decoreba, entao lágrimas nao rolaram dessa vez :o)

E nao, ainda nao acabou. Depois disso tudo, foi a vez da noiva dar um presente para o noivo. Ela cantou uma música, acompanhada de violao, para o noivo! Eu acho que primeiro ele teve quase um chilique (a música era linda (Chasing Cars - Snow Patrol) mas super difícil de cantar) e ele deve ter ficado com medo dela fazer feio (se fosse eu cantando acho que namorido saía correndo, hahaha). Mas quando ela comecou, arrasou: cantou super bem, e rendeu vários e vários aplausos! Até porque cantar no meio de 150 pessoas, só acompanhada de violao, e de microfone em punho, nao é para qualquer um, né? E, claro, no meio da cantoria, um projetor comecou a passar diversas fotos dos dois (várias delas feitas por namorido, que me cutucava sempre que vinha uma que ele havia tirado, hahaha).

E, depois de tudo isso, foi a vez do dj comandar a pista, e dá-lhe danca! Aliás, a danca dos noivos também é um pouco diferente: ambos comecaram a dancar uma valsa, e no meio da danca os pais se juntaram na valsa, e depois de um tempo todo mundo que queria comecou a dancar também. Tudo isso na primeira música! Achei bem diferente, porque normalmente a primeira danca inteira é dos noivos, nao?

E assim terminou meu primeiro casamento totalmente catalao :o)

Monday, October 5, 2009

Continuacao do casório...

Nós chegamos na igreja às 16h40 e o noivo já estava em pé, sozinho, esperando os convidados chegarem e a noiva. O bom de chegar cedo foi que pudemos bater um papo com ele, porque depois, com tantos convidados (eram umas 150 pessoas) ficou difícil de conversar.

Euzinha, esperando a festa comecar :o)

O dia nao podia estar mais perfeito para um casório: com sol, mas uma temperatura amena (nem quente, nem frio).

Às 17 entramos todos na igreja. No início da tarde, quando havíamos chegado no lugar, a igreja já estava com o tapete vermelho mas sem flores. Porém, para a cerimônia, a igreja estava decorada com flores brancas. Conforme namorido, apesar de nao ter razao de ser, flores sao muito caras na Espanha, e portanto nao é sempre que a igreja também é decorada.

Igreja antes das flores...

... e depois (na verdade, nao dá para ver muito bem, mas haviam grandes arranjos de flores na frente)

Detalhe das flores

Detalhe da abóboda

Depois de todos os convidados entrarem dentro da igreja (e de levarem um xixi do padre para fazer silêncio (com direito a 'shhhh' no microfone, igual a kindergarten, e pérolas do tipo que o dia era só dos noivos e que todas as pessoas presentes ali eram coajuvantes e que deviam se comportar (por favor!)), o noivo entrou com a mae (ao som de Canon, de Pachelbel). Quinze minutos depois, entra a noiva, com aria de la suite en Re, do famoso Bach :o)

Detalhe do véu da noiva, que seguia o mesmo padrao no vestido

Buquê da noiva repousando numa bancada, junto com as aliancas numa almofadinha

Para preservar a privacidade, nao vou colocar nem fotos dos noivos nem dos convidados nesse bloguito que vos fala. Mas, em quesito roupa, o casamento seguiu o mesmo padrao que do Brasil, com excecao de duas coisas: os vestidos das convidadas eram mais discretos (longos ou a altura do joelho, mas sem brilhos ou lantejoulas) e o preto era a cor predominante.

Durante a cerimônia na igreja, várias outras cancoes também foram executadas com uma soprano acompanhada por um violao, uma flauta transversal e uma harpa. Lindíssimo, as músicas eram de arrepiar e a acústica da igreja era excelente!

Para sentar durante a cerimônia, os noivos seguiram a antiga tradicao de sentar de costas para o público (eu achei isso normal, mas conforme eles me explicaram, normalmente os noivos sentam do lado direito do padre, em diagonal, olhando para o público).
Outra coisa que eu já tinha visto num casamento na Bélgica, e que se repetiu nesse aqui, sao uma espécie de folheto (ou livrinho) com a programacao da missa, as passagens lidas e agradecimentos dos noivos e dos pais dos noivos. Esses folhetos (personalizados pelos noivos - geralmente seguem o padrao do convite, do menu, e afins) sao distribuídos em todos os bancos e cadeiras, e cada convidado ganha um. Isso é normal em casamento católico em toda parte do mundo?

Banquinho dos noivos com o folheto do casório em cima


Após a missa, saímos todos e ganhamos pétalas de rosas para jogar nos noivos :o) Um amigo belga e eu ficamos a festa inteira interrogando namorido sobre o que é típico ou nao. E claro que eu perguntei: 'cadê o arroz?' Namorido disse que o arroz também é típico. Entao tá :o)



Depois da saída dos noivos, comecou o bate-foto oficial (odeio essa parte, adoro bem mais quando as fotos 'acontecem'). Uma pessoa comecou a chamar os convidados um a um para bater uma foto com os noivos no tapete vermelho, na frente da igreja. Enquanto isso, o resto dos convidados se reunia em grupinhos e batia papo.

Depois das fotos oficiais com os convidados, os noivos saíram para bater as fotos artísticas nos jardins, e enquanto isso os aperitivos e bebidas foram servidos. Eu nunca vi taaaaaaanto aperitivozinho junto na minha vida! E isso que, depois de toda essa comilanca, ainda seria servido janta! Mas estava uma delícia, por mim eles podiam ter eliminado a janta e ficado só nos aperitivos mesmo!

Um brinde aos noivos! Na sei que drink cor-de-rosa era esse, mas era super refrescante!!!

Quando eu tô feliz minhas 'marcas de expressao' aflorescem, hehehe


Eu fiquei tímida (aliás, eu sou tímida, hehehe) e nao tirei foto de tudo que eu queria (lamento!). Portanto, as fotos dos aperitivos abaixo nao fazem jus ao banquete de comidinhas que foram servidas. Em vista disso, decidi colocar a lista (quase) completa dos ditos cujos (que, óbvio, eu nao memorizei: estava escrito na carta de menu que recebemos depois na mesa). E quem nao se amarra em nomes de comidinhas pode ler assim mesmo e treinar o catalao :o) (aliás, por falar em catalao, sabia que é a oitava língua mais visitada no site Wikipedia? Te mete!)

Mascarpone amb meló [marcarpone e melao - a combinacao dos dois estava excelente, fica a dica!)
Tarteletes d'ous de guatlla [tortinhas de ovos de quail - nao sei o nome em português. Esse canapé era uma graca, porque no meio de uma tortinha salgada havia um super-mini ovo frito. Infelizmente, nao deu tempo de fotografar!]
Torradetes amb escalivada [torradinhas com legumes marinados]
Mouse de bacó o Quiche [quiche com recheio de bacon]
Mini brioche de Roast-beaf [mini brioche de roastbeef]
Pans prenyats [paes 'grávidos' - 'grávidos' é com um recheio dentro]
Croquetes d'au i pernil [croquetes de frango e pernil]
Bunyols de Bacallà [bolinhos de bacalhau]
Gambes a l'ajillo [camarao ao alho e óleo]
Xipirons a l'andalusa [xipirons é uma espécie de marisco]
Mini patates farcides amb graten de porros [mini batatas recheadas com alho porro]
Encenalls de pernil i pa amb tomàquet [fatias de presunto ibérico e pao com tomate - que é super típico, o pao é branco e o tomate é esfregado por cima]
Foi amb tòfona [foie gras com trufas]
Torradetes amb salmó marinat [torradinhas com salmao marinado]
Formatge de raclette fos (queijo de raclete derretido]
Barbacoa de brotxetes de botifarretes i xistorra [espetinho de linguicas típicas da regiao grelhadas]
Degustació de fideuà [degustacao de macarraozinho - é tipo uma paella mas com macarraozinho]
Degustació d'arròs negre [degustacao de arroz negro]
Barbacoa de brotxetes de calamrs i llagostins [espetinho de lula e camarao grelhado]


Quando saímos da igreja, as mesas apareceram como mágica no jardim! Mas as comidinhas ainda nao estavam aí (com excecao do pernil ibérico na mesa do meio - dá para ver o ossao?)

Assim comecaram os aperitivos: o primeiro prato com queijo mole e mel envolto numa folha de parreira (delíiicia!), o segundo sao as torradetes amb salmó marinat e o terceiro também nao estava listado (acho que era torradinhas com anchova)

E para os petiscos quentes os garcons vinham e vinham e vinham de novo oferecendo bandejas e mais bandejas. Oh tentacao!
Além disso, havia duas mesas montadas para o momento degustacao:

Degustació d'arròs negre

Degustació de fideuà

Uma parte nao divertida foi que essa parte de comes e bebes se deu no jardim, em cima da grama. Desnecessário dizer que meu salto (agulha) afundava continuinamente no solo fofo. O engracado é que, quando eu fui pegar um pedaco do presunto ibérico (que era meio longe do lugar onde estávamos parados conversando), meu salto afundou tao fundo na grama que eu nao conseguia desenterrar! Aí, para piorar a situacao, um senhor se ofereceu para ajudar a desenterrar meu salto e ficou puxando a minha perna. Imagina o cenario: eu, de prato na mao, tentando manter o equilíbrio numa perna só (num salto agulha em cima da grama) enquanto meu outro pé era socorrido por um senhor. Por pouco, mas por muito pouco, eu nao me estatelo em cima da mesa com a pilha enorme de pratos (o que, com certeza, teria sido a sensacao do casamento!). Mas, nada aconteceu, eu nao caí, o senhor conseguiu ajudar a desenterrar o meu salto da grama, e com o resto da dignidade que me sobrava, voltei mancando para perto de namorido, que da cena nao havia visto nada (gracas, hehehe). Depois dessa, arrastei uma cadeira até a grama e sentei: sandália de salto agulha com solo de grama NAO é uma boa opcao!

Amanha tem mais! Eu sei, esse blog nao era para ser que nem novela (principalmente que eu nem estou mostrando as cenas dos próximos capítulos de ontem!), mas sao muitas fotos e dá um trabalhao selecionar! Conclusao: namorido é o culpado :o)