Monday, March 29, 2010

Série India - capítulo 4

Na terca-feira, no caminho para a universidade, tirei algumas fotos de uma feira que acontecia no nosso caminho. O detalhe sao as vacas, sempre presentes, comendo as sobras na rua.

Adoro os tuk-tuks :-)

No trânsito caótico achei uma graca a sinaleira de pedestres :-) E, nao, ninguém pára para pedestre passar nao, hehehe.

Bangalore é uma cidade de muitos moradores (8 milhoes de habitantes, para ser mais exata - grande parte devido ao boom na área de servicos, como IT e call centers), mas a infraestrutura nao acompanhou o ritmo frenético de crescimento dos últimos 20 anos. O que me impressionou é que, mesmo sendo uma cidade com tantos contrastes, a violência é mínima. Nao há problema de se caminhar a pé - nem de dia, nem de noite. Claro que, como turista branquelíssima, eu nao me animaria a pegar um tuk-tuk sozinha. Mas me senti relativamente segura o tempo todo. Grande parte disso se deve as áreas de treinamento militar na cidade que também poe ordem em tudo. O único porém relativo a seguranca sao as precaucoes que a cidade toma para evitar que haja um ataque terrorista como o de Mombai. Qualquer carro que entrasse no nosso hotel, por exemplo, era checado com espelhos (parte de baixo) e o porta-malas era revistado. Também para acessar o lobby do hotel era necessário passar, sempre, por um detector de metais tipo como o dos aeroportos. Aliás, por falar em aeroporto, a viagem de volta também deu um medinho. Ele é guardado por policiais com metralhadoras e, até para entrar no saguao do aeroporto, é necessário mostrar a passagem! Mas, fora isso, super tranquilo :-)

Abaixo fotos da universidade onde tivemos aula. Os jardins eram muito bonitos, e a universidade já foi palco de um dos filmes de Bollywood :-)


A tarde o guia nos mostrou alguns trechos de filmes de Bollywood e explicou um pouco o roteiro standard (menina pobre se apaixona por menino rico (ou vice-versa) e passam por várias complicacoes até que, no final, tudo termina bem e a família aceita o dito (ou dita) cuja :-) ). Com muita danca, muita música, e muitas roupas coloridas :-)
Depois da sessao Bollywood, fomos passear no centro novamente. No estado de Bangalore, dia 16 de marco era dia de festejos do Ano Novo (cada estado festeja o Ano Novo num dia diferente...), e as pessoas estavam nas ruas comprando 5 presentes (ou presentes-símbolos) que seriam ofertados para amigos e familiares desejando boa sorte. Nao lembro mais quais eram os presentes, só lembro que um eram folhas de manga que se encontravam para vender, nesse dia, por toda a parte.




Depois de visitarmos a feira, voltei com a minha amiga para o hotel e piscina para que te quero (num calorzao e poeira daquelas, era um verdadeiro banho na alma!).
De noite, jantamos no hotel mesmo (Jamavar - um dos melhores restaurantes indianos da cidade com precos ótimos!).
Várias mesas do restaurante ficam do lado de fora, dando para curtir os jardins do hotel (sim, eu sei, a foto ficou horrível: a culpa é de namorido que nao estava lá, hehehe)

Petiscos cortesia da casa

Um Metrópolis martini - porque ninguém é de ferro :-) Mas, nas refeicoes mesmo, a gente tomou muito suco de fruta fresca que era uma delícia!

No menu, os precos nao eram em números mas escritos. Achei diferente :-)

Outra coisa que eu achei interessante é que pedíamos 3 entradas e 3 pratos principais e nós três ganhávamos uma porcao de cada coisa no prato (ao invés de cada um ganhar a sua porcao individual). Para quem gosta de experimentar do prato vizinho, é uma ótima pedida :-) Esteticamente, os pratos nao eram muito interessantes mas a comida era muito, muito deliciosa (apesar que minhas papilas gustativas tiveram que se acostumar com o nível dos temperos - uma delícia, mas que deixou algumas vezes minha boca em fogo, hehehe)

Entradas: Parupu Vadai (Lentil cake with handpicked flavoring spices), Chicken Chika e Paan aur Palak Ki Chat (crispy fried, hand torn leaves of betel and spinach laced with tamarind, mint chutney and yoghurt - esse era o feinho verde, que parece uma gororoba, mas o gosto era simplesmente diviiiiiiino!)

Salada sempre acompanhava - eu achei uma graca o limao, enrolado num paninho de filó, para nao lambuzar os dedinhos :-)

Prato principal: Muntaz, Eral Thokku (tiger prawn cooked in onion, tomato, ginger, green chilly and ground spices) e Nadan Kozhi Charu (country style chicken curry with roasted spice). De acompanhamento, arroz e naam -que nao saíram na foto :-)

Kulfi (Indian home made ice cream - mango). Tava muuuuito bom! No calor, era o que mais dava vontade de comer :-)

Minha amiga pediu um porcao de Kulfi e Gulab Jamun Bharwaan (golden fried milk cake soaked in rose water sugar syrup - doooooooce pra burro, mas bom!)

E, cortesia da casa, as sementinhas digestivas que eram uma delícia para beliscar!

Sunday, March 28, 2010

Série India - capítulo 3

Segunda-feira de noitezinha, ainda de jet-lag, cansada, empoeira, suada, fedorenta, cheguei no hotel onde minha amiga (com o marido) estava hospedada. E o hotel foi uma maravilhosa surpresa!!!

Jardins do hotel

The Leela Palace Kempinski Bangalore

Como ainda estava dia, minha amiga sugeriu para tomarmos um banho de piscina e lavarmos toda a catinga do dia :-) Eu odeeeeeeeio calor e odeeeeeeeio suar, e só de pensar em mergulhar na água fresquinha já abri um sorrisao enorme! Detalhe: quem disse que eu tinha levado roupa de banho? Nuuuuuuunca mais deixo de pôr um maiô na minha mala, nem que eu vá para o Polo Norte, porque nunca, nunca, nunca se sabe :-) Como eu NAO tinha levado roupa de banho, fiquei pensando com meus botoes: 'o que, o que, o que eu faco? Eu queeeeeeeeero mergulhar nessa água azulzinha!!!' A primeira idéia foi perguntar na recepcao se: a) eles vendiam roupa de banho ou b) se eles sabiam onde seria possível comprar alguma. Nao, eles nao vendiam, e sim, era possível comprar mas somente num shopping nao tao pertinho do hotel. Entao coloquei a cachola para funcionar, e repensei toda a roupa que eu havia trazido junto e tchan-tchan: lembrei de um conjunto de baixo que eu havia comprado novo (camisetinha e calcinha) que passava, sem problema, por um tankini!!! Só para ter certeza que nao ficaria transparente (sem comentários...), coloquei um top de ginastica por baixo do top, e uma segunda calcinha por baixo da calcinha do, digamos, tankini, hehehe. E lá fui eu, de roupao, em direcao a piscina :-) Para minha felicidade, essa esteve quase vazia durante toda a semana, entao minhas vergonhas foram para pouquíssimos olhos :-) E, sim, se alguém me perguntar um dia sobre essa história, eu nego, nego de pé junto!!!! :-)


Oh delícia! :-)

Detalhe: às 18h, todos os dias, o hotel espalhava uma espécie de fumaca (mas até que era cheirosa) para matar todos os mosquitos do lugar. Entao, mesmo com tanta água e tanto verde, nao havia um mosquitinho sequer!!!


No dia seguinte, café da manha nos jardins do hotel, e lá fomos nós para a universidade, pôr a cachola para funcionar!

Saturday, March 27, 2010

Série India - capítulo 2

Segunda-feira de manha comecamos com aula das 9h às 13h15. Fiquei extremamente feliz pela sala de aula ter ar-condicionado num calor de 35°C!


Depois da aula, pausa para o almoco e uma pequena siesta. A programacao da tarde era uma caminhada pelo centro de Bangalore com um guia. Como o dia estava horrivelmente quente, o início foi postergado das 14h15 para as 15h15...

Almoco (essa foto é do prato de um colega meu - eu nao me arrisquei a comer salada crua)


Detalhe do ônibus que nos levou para o centro da cidade :-)

A caminhada que fizemos foi organizada pelo Bangalore Walks (recomendo totalmente!), e foi uma das partes mais interessantes da viagem! Os dois guias (acho que um deles era dono da companhia, mas nao tenho certeza) eram brilhantes, e nos levaram para pontos turísticos assim como para partes da cidade onde só havia moradores do local. Aliás, a parte engracada foi que, em certos momentos, vários habitantes tiraram fotos da gente (uma turma de 30 branquelos desfilando pela cidade nao pareceu ser parte do cotidiano deles, hehehe).

Concessionária de tuk-tuks :-) Eles sao carrinhos (ou lambretas) conversíveis, o toldo amarelo é ao gosto do freguês :-)

Há cemitérios cristaos e muculmanos em Bangalore. A grande maioria dos indianos segue a religiao hindu e, nesse caso, os corpos sao cremados

Primeira parada do nosso passeio: Cubbon Park. Num calor infernal, e com pó e sujeira por todo lado, foi um descanso passear por esse parque! Nele ficam também o High Court (Tribunal de Justica) e, do outro lado da rua, o Vidhana Soudha (prédio do legislativo - aliás, é o maior prédio do legislativo na India). E acabaram-se as principais atracoes turísticas de Bangalore... :-)

Estátua da Rainha Vitória no Cubbon Park


Vários habitantes locais vêm para os parques e descansam (ou tiram uma sonequinha) nos lindos gramados


Como se chamam essas construcoes nos parques? Esqueci! De qualquer forma, clicando na foto, dá para ver um cachorro tirando uma soneca bem no meio dele, na bendita sombra :-)

Três-Marias!!! Ao fundo...

... a parte de trás do Tribunal de Justica.

Muitas flores e árvores (inclusives várias trazidas da América do Sul, conforme o nosso guia).

Ipê-amarelo!!!

Jacarandá

Continuando nossa caminhada...

... avistamos o imponente...

... Vidhana Soudha.

Prédio do Tribunal da Justica - nao, eu nao estava bêbada quando tirei essa foto, hahaha.


O que eu achei super bacana sao essas barraquinhas que vendem tigelinhas de frutas por todos os lados!!! Fiquei com medo de experimentar por causa das condicoes de higiene, mas dava água na boca!

Do centro subimos no ônibus e fomos explorar os arredores de um templo, onde participamos de uma cerimônia hindu.

Estilo diferente de vassoura

Nas calcadas, se vê absolutamente de tudo! E, nao, ele nao estava costurando as melancias :-)

No meio da bagunca, os saris lindos e coloridos se destacam mais ainda!

Vacas comendo lixo no meio da rua na cidade... Conforme o guia, as vacas que circulam pela cidade tem dono e ficam soltas assim para acharem lixo para se alimentar. Aliás, 50% da populacao acredita nas vacas como bichos sagrados, e 50% nao! E, sim, é possível comer um hamburguer de carne de vaca por lá!


Limpando ouro e prata...

Nada vai para o lixo, tudo se conserta! De certa maneira, bastante environment-friendly :-)

Na frente do templo, muitas, muitas flores (e váaaaaaaaarios mosquitos pousando nelas, mas isso é apenas um detalhe...)

O templo! Minhas fotos nao fazem jus, mas as cores da cúpula eram lindas, bem coloridonas!


O templo de frente

Chegando na frente do templo, o guia nos pediu para tirarmos os sapatos e meias (havia um senhor cuidando dos sapatos numa casinha). Eu, na minha santa inocência, achei que tiraríamos os sapatos e já pisaríamos em tapetes ou chao limpíssimo. Que nada! Tirar os sapatos comecava na rua mesmo (onde havia lixo espalhado, gente cuspindo no chao e muito, muito cocô de passarinho). Mas lá fomos nós: tiramos todos os sapatos e entramos no pátio do templo. Como era horário de oracoes e rituais, e como esse templo (bull temple) nao é turístico, o guia nos pediu para respeitarmos e nao tirarmos nenhuma foto dentro do lugar. Participamos de um ritual, e ganhamos uma marquinha, no meio da testa, branca e vermelha :-)
Depois da visita ao templo, acabaram-se as programacoes para o dia. Voltamos para a universidade e minha amiga chamou o carro do hotel (com ar-condicionado, oh delicia!). De malas em punho, lá fui eu para as minhas novas acomodacoes. Mas isso eu conto amanha :-)

P.S. Esqueci de contar que, no caminho para o hotel, pluft! Ouvimos um estrondo e alguns quilometros depois descobrimos o que era: pneu furado! No meio da auto-estrada, num tráfego de louco, sai o motorista para trocar o pneu com a maior calma (isso que o pneu estragado ficava do lado da estrada, no maior movimento!). Nós jurávamos que ele nao sairia da empreitada vivo, mas deu tudo certo! Outra parte engracada foi quando ele tirou minhas malas, que estavam no porta-malas, para conseguir tirar o pneu substituto. Eu jurava que a mala maior, que têm 4 rodinhas, ia sair rodando estrada abaixo, ainda mais que estávamos parados bem no topo de uma colinha. Já pensou eu, saindo do carro e correndo atrás da minha mala, desesperada, no meio de um tráfego de louco? :-) Ou pior: minha mala sendo atropelada (nao eu, obvio, hahaha) e roupas e comidas e paninhos higiênicos sendo espalhados pelo asfalto? Mas, nao, gracas que nada disso aconteceu e minha mala voltou intacta e feliz para o porta-malas: final feliz :-)