Thursday, July 15, 2010

Bremen versao 2010

E cá estamos em Bremen novamente, agora em 2010 :-) Ficamos no Swissotel, bem pertinho do centro, e fomos explorar a cidade caminhando.

Nosso quarto no Swissotel

Mühle am Wall - parque ao longo da avenida Am Wall

A primeira parada foi para a foto tradicional: eu e os músicos de Bremen (conto de fadas dos irmaos Grimm) novamente :-)

No Marktplatz...

... a prefeitura, com a bandeira alema tremulando.

No porao da prefeitura, o restaurante Ratskeller - tradicao desde 1405, com mais de 600 vinhos disponíveis! E, nao, nao fomos, mas fica para uma próxima :-)

E, só para variar, um monumento tinha que estar encoberto e em obras :-) : a catedral.

Na praca da prefeitura, as comemoracoes para a Copa do Mundo (sim, estou mega atrasada com meus relatos - ainda é maio, e a Copa ainda nao havia comecado), com shows e música africana

No caminho para o Schnoorviertel, os músicos de Bremen versao literária :-)

Prédios antigos e enormes...

... contrastando com remendos modernos :-)

E, sim, estamos no caminho certo: bairro Schnoor logo em frente

Primeira parada: pausa para um café no Café Tölke (o mesmo de 4 anos atrás)


Essa é a casa da foto da menininha em 2004: agora parece que virou uma lojinha :-) Detalhe para a porta no andar de cima. Será que é a saída de emergência para visitas nao bem-vindas? :-)


As casas sao uma fofura :-) ...

... e parecem de boneca :-) Aliás, por falar em bonecas, no Schnoorviertel fica também o Museu dos Brinquedos, mas esse também ficou para uma próxima visita :-)

Dá para ficar passeando um tempao pelas ruazinhas, descobrindo casas, janelas e decoracaoes. Nós adoramos o Schnoorviertel :-)

E, no caminho, pausa para contemplar/babar em frente a uma chocolateria :-)

Tchau, Bremen! Adoramos a re-visita :-)


No dia seguinte, rumamos direto para a Aachen. Porque viajar é bom, mas chegar em casa é taaaaaaao bom também!

E os próximos capítulos? Uma semana após nosso tour pelo norte da Suécia... lá fomos nós novamente para o mesmo país, dessa vez de aviao e rumo a Estocolmo :-) Mas, porque, eu explico no próximo post :-)

Wednesday, July 14, 2010

Voltando para Casa e... De Volta ao Passado: Bremen em Abril de 2006

Saímos de Malmö no dia 29 de maio e pegamos a ponte de Oresund para voltarmos da Suécia à Dinamarca. Dessa vez, sem chuva e com céu azul :-)

E cá estamos nós, cruzando a fronteira 'aquática' entre a Suécia e a Dinamarca

No mar, uma fileira de cataventos para gerar energia (ou, melhor dito, aerogeradores - nunca ouvi essa palavra antes!)

O engracado da ponte é que, de um momento para outro (lá longe, a direita), ela termina, se transformando num túnel


Depois da Dinamarca, ferry em direcao a Alemanha.

Por pouco, mas muito pouco, nao tivemos que esperar o próximo :-) Dois carros atrás de nós, mesmo já estando na fila para entrar no ferry, nao couberam...

No ferry, até trem entra (olha um ICE ali no fundo!)


No caminho para Bremen, um mega engarrafamento (devido a trabalhos na estrada) que nos roubou duas horas e meia andando a passo de tartaruga ou completamente parados: aaaaaaaargs! Mas, finalmente, lá pelas 15h, chegamos :-)


Bremen (emendando com Lüneburg e Hameln - sim, o flautista é de lá!) foi destino da primeira viagem que namorido e eu fizemos juntos, em abril de 2006. E como eu nao tinha blog naquela época, segue o registro agora: Bremen em 2006 e, no próximo post, Bremen em 2010 :-)

Na viagem em 2006, nossa primeira parada foi nos arredores de Bremen: o museu de ciências Universum Bremen. Só o formato do prédio já vale uma visita :-) Além disso, o museu é todo interativo, o que é uma maravilha tanto para criancas como para adultos que gostam de mexer e experimentar tudo (como eu, hehehe).

Universum Bremen: nao parece uma espaconave intergaláctica? E o tamanho engana: por dentro o museu é enorme, distribuído em 3 andares (ou 4, nao lembro mais direito)

E, nao, em 2006 meu cabelo nao era vermelho: experimentar perucas modificando o visual fazia parte da sessao Expedition Mankind do museu :-)


Depois de experimentar tudo dentro do museu, fomos para Bremen, onde passamos o finalzinho da tarde e o dia seguinte.

A primeira parada nao tinha como ser diferente...

... Estátua dos Músicos de Bremen, de Gerhard Marcks (na Marktplatz), datada de 1953.

A figura dos músicos de Bremen se repete por vários lugares da cidade, como nesse suporte de lanterna :-)

A prefeitura data de 1405-10 e, de acordo com o meu guia, é uma das mais belas da arquitetura renascentista no norte da Alemanha (te mete!)

A prefeitura vista de ladinho

No Marktplatz fica também a estátua de Rolando (sobrinho de Carlos Magno), com 10 metros de altura e erguida em 1404, simbolizando a independência da cidade.

Do Marktplatz, com a prefeitura a esquerda, vê-se a catedral da cidade ao fundo

Dom, ou Catedral de Bremen, datada do século 11. Por fora...

... por dentro...

...e a vista de cima :-) Sim, subimos até a torre (e dá-lhe degraus)

Do Marktplatz fomos caminhando em direcao a Böttcherstraße. Essa ruazinha, de acordo com o meu guia, adquiriu o estilo art déco em 1926-30, durante reforma feita por Ludwig Roselius, um rico comerciante de café (as riquezas de Bremen se baseavam no comércio de café e de lá, fazendo parte da liga hanseática em 1358 - é muita história!). De qualquer maneira, o que a gente queria ver (ou ouvir) mesmo na Böttcherstraße é o carrilhao, que toca melodias às 12h, 15h e 18h.

Quando o carrilhao toca, no lado direito do prédio...

... há uma abertura disfarcada...

... que se abre, gira e mostra diversos quadros durante a música feita pelo carrilhao.

Entrada da Böttcherstraße

Agora, a parte de Bremen que nós adoramos, e me lembra um conto de fadas, é o bairro Schnoor ou Schnoorviertel.

Mapinha do Schnorrviertel

Uma das fotos que eu adoro de namorido: uma menininha admirando a menor casinha do Schnorrviertel

As ruelas sao sempre lotadas de turistas (incluindo eu, de cabelos longos, ali no meio :-) ), passeando e admirando as casas do século 15 a 18 que, milagrosamente, escaparam da destruicao durante a guerra


A noite, fomos numa cidadezinha nos arredores de Bremen participar da fogueira da Páscoa. Eu nunca tinha ouvido falar no Osterfeuer antes, mas na regiao ele é tao tradicional na Páscoa como a procura dos ovinhos coloridos (leia-se ovo cozido tingido em diversas cores, e nao ovo de chocolate :-) ).

Osterfeuer, ou Fogueira de Páscoa :-)


Mas tudo isso foi lá em 2006. Bremen, em 2010, eu conto amanha :-)

Tuesday, July 13, 2010

Rumo a Malmö, nossa última parada na Suécia

Depois de finalizado nosso tour pelo norte da Suécia, era hora de voltarmos para casa. E aí que nos arrependemos de ter feito tudo de carro (se tivéssemos planejado, com certeza teríamos ido de aviao até Estocolmo e, de lá, alugado um carro para fazermos o tour pelo norte): no primeiro dia da volta para casa (Aspa Bruk - Malmö), 425km. No segundo dia (Malmö - Bremen), 481km (com direito a 2 horas e meia de engarrafamento...). No terceiro dia (Bremen - Aachen), só 376km e... chegamos, lar doce lar :-)

No primeiro dia da nossa volta, já pertinho de Malmö, decidimos conhecer Lund e almocar por lá. O tempo nao ajudou (estava chovendo forte e o céu estava todo cinza) entao decidimos ir conhecer só a atracao principal da cidade que é a catedral (datada de 1145). Aliás, Lund é considerada uma das cidades mais antigas da Suécia.
Catedral de Lund - infelizmente estava fechada para visitacao: havia alguma forma de cerimônia de graduacao acontecendo, ou algo do gênero

Na praca ao lado da catedral, um estrondo enorme! Parte da comemoracao eram tiros de canhao. Coloca pólvora...

... empurra tudo ao fundo e...

... catabum!!! O barulho era ensurdecedor!

Fechem os ouvidos, o barulho é aaaaaalto!


De Lund, fomos direto para Malmö, o destino final do dia. Ficamos no hotel Renaissance (da rede Marriot) que ficava pertíssimo da praca central. Como estávamos fora do período de férias, conseguimos um preco ótimo pelo hotel, que era excelente.

O tapete do corredor era meio estrambólico...

... combinando com as cores da decoracao do quarto :-)


Chegando no hotel, tomamos um banho, demos uma descansada, e fomos explorar Malmö novamente. Dessa vez, sem chuva (essa acabou ficando em Lund, gracas, hehehe).

Sim, confirmado, estamos em Malmö...

... e a primavera também :-)

Lilla torget repleta de barzinhos e flores...

... assim como a praca da prefeitura (Stortorget)

Na fonte da Stortoget alguém havia jogado ou detergente ou sabao em pó: estava a maior espuma :-)

Do agito das duas pracas principais, cheias de barzinhos e cafés, fomos no Hemanska Garden (cuja entrada fica no Lilla torget, dando acesso ao Form Design Center). O museu de design já estava fechado, mas acabamos ficando por lá mesmo: o jardim interno tem um café/restaurante (Czechpoint) que é muito mais tranqüilo que o agito das grandes pracas. Pelos pratos, deu vontade de experimentar a comida também, mas já tínhamos reserva em outro restaurante, entao ficamos só para uma bebidinha :-)

Enquanto tomávamos uma bebida, namorido ia fotogrando tudo em volta: de telhas...

... a pássaros...

... aos prédios...

... e até o banco em forma de onda :-)

De noite, fomos jantar no restaurante Arstiderna, localizado na Stortorget. Mesmo sendo no porao, o restaurante era relativamente claro. Quando chegamos, nos colocaram numa mesa do lado da saída do ar condicionado que estava a toda (e que ficava pertinho do chao). Pedimos para trocar de lugar, e tivemos que esperar 25 minutos (cronometrados, hehehe) para que isso acontecesse (depois de insistirmos duas vezes e já estarmos quase a ponto de irmos embora). Quando finalmente fomos trocados de mesa, o servico até que foi relativamente rápido. A comida estava boa, mas a atmosfera e o servico nao fizeram jus ao local.

O restaurante Arstiderna fica em Kockska Huset (prédio de 500 anos) na Stortorget

Flor de sal, pimenta e... nao lembro!


Paezinhos quentinhos :-)

E o amuse-bouche que, se nao me falha a memória, era algo com peixe :-)

Entrada de namorido: terrine de aspargos com espuma de cebola verde e salmao levemente defumado
[asparagus terrine with green onion foam and lightly cured salmon]

Minha entrada: queijo de cabra da regiao com brotos verdes da estacao regados por vinagrete de mel e framboesa
[local goats cheese with summer greens and herb sprouts, raspberry and honey

vinaigrette]

Prato principal de namorido: filé de gado com vegetais grelhados da estacao, nhoque com molho de queijo parmesao e amarone (vinho tinto italiano tipicamente seco)
[fillet of beef with summer vegetables from the grill, parmesan gnocchi and vinho Amarone sauce]


Eu ataquei de salmao frito na manteiga com camaraoes ao molho de curry e timbale (como se traduz isso para o português? Ou é timbale mesmo?) de maca, cebolas roxas e batatas novas
[Butter fried salmon with curry fried shrimps and a timbale of apple, red onions and new potatoes].


Para encerrar, namorido foi de queijo...
[Selection of local cheese with accompaniments]


... e eu de creme brulee com sabor de laranja e canela, e sorvete de cumaru (nunca tinha ouvido falar antes! É uma vagem para aromatizante como a baunilha)
[Crème brulèe with taste of orange and cinnamon, tonka bean ice cream] :-)


Voltamos rolando para o hotel :-)

No dia seguinte, próxima parada: Bremen.