Thursday, March 31, 2011

Brasil em Marco de 2011

No comecinho de marco, aproveitando para fugir do carnaval alemao (meus colegas de trabalho disseram que é ironia fugir do carnaval indo para o Brasil, hahaha), fomos visitar minha família, por 12 dias, no Rio Grande do Sul.

Chegamos super cedo no aeroporto de Sao Paulo (4h30 da matina), entao acabamos pegando pouca fila (na imigracao e no check-in para o vôo seguinte). Mas sempre há algo que me surpreende. Dessa vez foram os banheiros na área de embarque doméstico. Sem a parte de plástico, só a porcelana, pura e simplesmente. Sério? Vai ficar assim?

E, enquanto esperávamos o vôo de Sao Paulo para Porto Alegre, eu ensinava os nuances da nossa língua para namorido:
- Vamos comprar um café?
- Vamos.
Indo para o BC Express.
- Gostaríamos de um café.
- Nao está aberto ainda. Em 10 minutinhos a gente abre.
Namorido olha para mim, e eu digo:
- Nao te preocupa. Em 10 minutos eles abrem mesmo. Preocupado você teria que ficar se ela tivesse dito 'cinco minutinhos'.
Depois de 10 minutos:
- Oi, já está aberto?
- Nao, nao, ainda nao está aberto: só mais 5 minutinhos.
- :-O

Depois de 20 minutos, já com uma fila bem grandinha (é o único café disponível às 5h30 da manha - ou melhor, disponível é jeito de falar), BC Express comeca a funcionar :-)



Saímos de Frankfurt dia 1 de marco, e chegamos dia 2, ao meio-dia, na casa dos meus pais, em Rio Pardinho (pertinho de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul). De noite, depois de um joguinho de cartas com meus pais, as luzes simplesmente se apagaram. Blackout! Mas que gerou uma vista linda, linda, linda da via láctea do lado de fora. Sem direito a fotos. Mas cheio de ohhh e ahhh de admiracao por nossa parte: só no escuro, escurao que a gente se dá conta quao lindo e iluminado é o tapete de estrelas no céu!!!

Indo para a cama, romanticamente, à luz de velas :-)

No dia seguinte a nossa chegada, fomos com meus pais passar três dias em Nova Petropólis e descansar um pouco. Mas isso eu conto amanha :-)

Inferno Astral

Um colega de trabalho meu está de aniversário amanha. Ele está num humor impossível. Conversando com colegas (alemaes), expliquei a expressao 'inferno astral', que eles totalmente desconheciam.

E a pergunta: inferno astral é um 'achado' exclusivamente brasileiro? Ou há outros países que usam a expressao?

:-)

Wednesday, March 23, 2011

Final de Semana Curtinho em Strasbourg

Janeiro e fevereiro passaram voando! De passeio, só um: Strasbourg, mais para visitar amigos nossos (que se mudaram de Aachen para lá ano passado) do que para conhecer a cidade propriamente dita (onde, aliás, já estivemos passeando - aqui e aqui - em outubro de 2008). Chegamos sábado ao meio-dia, e voltamos para Aachen no domingo de manha. Foi curtinho mas bom :-)

No sábado a tarde, durante um passeio que fizemos com nossos amigos, tivemos a surpresa de ver os resquícios da filmagem de Sherlock Holmes 2 na Place de la Cathedral. O início do filme foi filmado em Strasbourg, e a Place de la Cathedral, assim como a Rue Merciere, foram completamente repaginados para parecerem saídos de 1891. Nao imagino a trabalheira que foi (achei que simulavam tudo isso sempre em estúdios!), mas ficou muuuuuuuito legal :-)


Faixa na frente da Catedral, usado para as filmagens :-)

Lojas fantasiadas...

... de 1891 :-) Essa aí foi depois do 'atentado' que vai aparecer no filme, com alguns vidros quebrados


E mais algumas fotos do nosso passeio, curtindo Strasbourg num final de tarde :-)

As casas sao tao bonitinhas e cheias de detalhes!

Ponte medieval Ponts Couverts

Ao lado da ponte, uma árvore do tempo de Louis XIV!!!

Grandona ela!

O entardecer e suas sombras :-)

E a Rainha de Strasbourg: eeeeeeeeu, hahaha :-D

Saturday, March 19, 2011

Supermooooooooon - já viu a lua hoje?

Já foi para fora e deu uma olhadinha na lua hoje? Tá linda e grandoooona! Hoje é noite de Supermoon - ela, cheia, está o mais pertinho da terra desde 1993.

Procura, Acha, Compra

Quando alugamos nosso apartamento, decidimos que ficaríamos morando nele por 5 anos (até porque o contrato que assinamos era com duracao limitada) e, após esse período, iríamos procurar algo para comprar e chamar de nosso :-) Essa decisao só se fortaleceu ainda mais quando descobrimos mofo no nosso apê (ôh praga!) que, mesmo com janelas abertas para entrar ar fresco, e desumidificadores de ar ligados o dia inteiro, nunca foi inteiramente embora.

O contrato do nosso apartamento vai até maio de 2012 (mas já podemos sair, sem multa adicional, em maio de 2011). Entao, no comeco de 2011, resolvemos que comecaríamos a procurar lentamente uma casa para comprarmos. Na primeira semana de janeiro, só por curiosidade, demos uma olhada em portais na internet para vermos o que estava disponível. E achamos uma casa que nós dois nos apaixonamos!

A casa estava sob a guarda de uma imobiliária. Entao namorido enviou um email, dia 5 de janeiro, solicitando uma visita. Na semana seguinte, fomos visitá-la e gostamos ainda mais dela ao vivo! Só para termos certeza (achamos que seria sorte demais gostarmos tanto da primeira casa que visitamos!), resolvemos visitar uma segunda casa disponível no portal. Resultado: mais cara, menor, e com várias melhorias a serem feitas. Ok, a primeira casa realmente é o que queremos e pronto. Pra que procurar mais se já achamos? :-)

Ainda freando o entusiasmo (E se a casa já foi vendida? E se tiverem mais compradores? E se tiver problemas na estrutura da casa?), marcamos uma segunda visita com o cara da imobiliária, dessa vez levando um engenheiro para avaliar a estrutura da casa (parte elétrica, água, porao, telhado, isolamento e afins). Esse tipo de avaliacao é normalmente feito por um Bauexpert, especializado em Sachverständige e Gutachter. Nós demos uma boa 'googlada' para achar alguém que tivesse uma boa reputacao e cujo trabalho fosse de qualidade. Munidos do bauexpert, fomos visitar a casa novamente. E a casa foi aprovada :-) Ebaaaaa!!!

Com a certeza que queríamos comprá-la, agendamos com o cara da imobiliária um dia para nos encontrarmos novamente com os donos da casa afim de negociarmos o preco e fecharmos o acordo. E ficamos com os nervos a flor da pele: o cara da imobiliária nao agendava nunca o dia. Será que há mais compradores? Será que estao esperando para virem mais ofertas? Será que, quando chegar o dia, haverá mais gente além de nós?

Mas nossa preocupacao foi infundada (gracas!): o dia foi finalmente agendado, nos sentamos todos numa mesa, e comecamos a negociacao. Que terminou com nós satisfeitos e os donos da casa também. E aí demos a mao, e negócio fechado! :-D A busca da casa, que estava prevista para o ano de 2011, já se resolveu no primeiro mês do ano!!! Ebaaaaaaaaa!!!!! :-D

Com a compra acertada, o cara da imobiliária agendou o tabeliao para assinarmos o contrato. Enquanto isso, nós contactamos a nossa consultora financeira (vermögungsberaterin) - que é uma amiga minha - e lá foi ela procurar a melhor oferta de financiamento bancário. Em janeiro mesmo já havíamos fornecido para ela a documentacao necessária (demonstrativo de ganhos de dezembro de 2010, imposto de renda de 2009, cópia de documentos de identidade), entao ela já tinha a documentacao necessária toda em maos. Em cinco dias, ela negociou com os bancos e veio nos encontrar em Düsseldorf com as ofertas em mao. Depois de decidirmos qual seria a melhor maneira de fazermos o financiamento, havia três ofertas a escolhermos na mesma modalidade. E uma era excelente, mas com uma taxa de juros que só conseguiríamos se assinássemos no mesmo dia. Como estávamos em Düsseldorf, fui para o meu trabalho e imprimi o contrato às 20h, enquanto namorido e nossa consultora financeira me esperavam no estacionamento (depois de um certo horário, devido a seguranca, é complicado deixar pessoas nao cadastradas entrarem no escritório). Com os papéis impressos, voltei para o estacionamento e, na calada da noite, sob a luz do carro, assinamos tudinho :-) Ebaaaaaaa!!! Financiamento com ótimas condicoes e ok :-)

Com o financiamento acertado, fomos tranquilos no tabeliao (dia 8 de fevereiro), assinar a papelada. Ele leu toooooooodo o contrato de venda/compra da casa (numa velocidade impressionante :-) ), e aí todos assinamos :-) Ebaaaaaaaaa!!!!! :-D

O que nao é tao ebaaaaaa assim sao todos os valores adicionais a serem pagos na compra :-O Normalemente os extras chegam a 10% do valor da compra!!!! 3,57% do valor da casa sao os honorários do cara da imobiliária, por exemplo (o que nos deixou com dor no coracao, já que achamos a casa nós mesmo, pelo portal da internet, aaaaaaaargs!). Quase no mesmo valor se somam os impostos (Grunderwerbsteuer) a serem pagos. Além disso, há a taxa para se incluir o nome no Grundbuch (livro oficial de registro imobiliário - nao sei o nome em português), e mais outras taxas extras que estamos esperando receber pelo correio :-)

Quanto ao financiamento, a burocracia também nao é menor. Tivemos que enviar ao banco todos os recibos de melhorias que os donos haviam feito na casa. A casa é de 1950, mas foi completamente renovada de 2000 até 2008. Entao, para ser incluída na categoria de 'casa nova', era preciso provar que ela estava como nova mesmo :-)

Quanto as chaves, receberemos no final de junho. Até lá, estamos ansiosos e a mil :-) A casa está quase completamente do nosso gosto, só duas pecas vao precisar maiores investimentos, e é isso que estamos pesquisando e planejando agora: o banheiro terá que ser completamente renovado, e teremos que comprar uma nova cozinha. O bom é que já conseguimos uma boa indicacao de mao-de-obra a fazer o trabalho, e no próximo sábado iremos no encontrar com ele para conversarmos sobre a obra. Dá a maior ansiedade termos a chave da casa só no final de junho. Por outro lado, isso nos dá bastante tempo para pensarmos, curtimos o planejamento e fazermos tudo com bastante calma :-)

E assim se passaram o nosso janeiro e fevereiro :-) Voando, mas com um saldo muito positivo (ou negativo, se olharmos nossa conta bancária :-) ). De viagens só fizemos uma, super curtinha, para visitar amigos em Strassbourg. Mas isso eu conto no próximo post :-)

Thursday, March 17, 2011

Chegamos...

... na terca. Quarta-feira, com o maior resfriado (meu nariz tá assado de tanto assoar, e haja espirro!), fui trabalhar: tinha um treinamento de um novo sistema (decorrente de um projeto) agendado para a minha volta, e eu tinha que participar... Quarta de tarde, quinta o dia todo e amanha também. E, entre as pausas, corre-corre para resolver assuntos que ficaram esperando pela minha volta nessas duas semanas.

Chega, fim-de-semana, cheeeeeega logo, que eu tô precisando!
[Atchim!]

:-)

P.S. Tô sumidérrima da blogolândia, mas com muita saudade dos posts de vocês. Semana que vem eu volto :-)

Wednesday, March 16, 2011

Fomos...

... e voltamos de duas semaninhas no Brasil :-) Tô sumida do blog. Mas eu volto :-)