Friday, November 25, 2011

Quadros na Parede

Esse final de semana namorido e eu finalmente terminamos de pendurar os quadros na parede do quarto de dormir. Como queríamos pendurar vários, nao estávamos achando um jeito legal de visualizá-los na parede (até porque o teto nao é reto, ele vai caindo nas duas laterais). Mas achamos um método prático: tirei o papel interno que acompanhava todas as molduras (Ribba, do Ikea), e colei as ditas cujas na parede com fita adesiva (daquelas fraquinhas, que se usa para proteger áreas contra pintura). Deu para brincar bastante com o layout sem precisar fazer vários furos na parede antes :-D

Antes...

... e depois :-)


Thursday, November 24, 2011

Novembro...

... é o pior mês dos engarrafamentos. Quilômetros e quilômetros engarrafados. Todos os dias. Paciência, muita paciência, e muita paciência de novo... É o preço de ter que dirigir 100km de ida + 100km de volta para ir trabalhar todos os dias. Paciência. Muita Paciência. Aaaaaaaaaaaargs!

Tuesday, November 22, 2011

Sessao Restaurante (em Maasbracht, nos Países Baixos): Da Vinci

Para comemorar o aniversário de namorido na semana passada, nós escolhemos um restaurante na Holanda (ou Países Baixos, mas eu acho Holanda tao mais bonitinho) que já queríamos ter visitado a algum tempo: o Da Vinci (1 Michelin star 1 Michelin star , três pontos 'restaurante com charme'), orquestrado pelas maos da chef (mulher!) Margo Reuten.

O restaurante fica em Maasbracht, a uma hora de Aachen (pertinho do outlet de Roermond :-) ), mas para nao precisarmos dirigir a noite decidimos dormir no hotel/pousada indicado pelo restaurante - com a vantagem que o translado do hotel para o restaurante (e vice-versa) estar incluído no preço do quarto :-)
Hotel Gasterij Smeets (num prédio datado de 1895)


Do hotel dá para ver, ao longe, uma usina. Primeiro achei que fosse uma usina atômica :-O , mas nao, é de gás natural.

Nosso quarto - a cama era boa...

... mas a pia no quarto (o banheiro era bem pequeno e friiiio) deixa um ambiente um pouco estranho :-D


Como parte do arranjo entre o hotel e o restaurante, além do translado, se tem direito a um aperitivo. Entao antes de irmos para o restaurante, tomamos um ótimo cálice de vinho branco. E lá fomos nós - de Bentley!!! O dono do hotel é fa de carros, e possui um Bentley e um Rolls-Royce (comprou usados e com vários quilômetros rodados, mas estao em ótimo estado e sao um conforto só!).

O restaurante Da Vinci fica nas margens do porto de Maasbracht - aliás, eu nao tinha idéia que Maasbracht possuía um porto (e, aparentemente, é o segundo maior da Europa em uma categoria que eu nao lembro mais qual era :-D ).

Chegando no restaurante, os aperitivos vieram acompanhados de semente de abóbora torrada e azeitonas pretas. Achei muito fofo o porquinho carregador de palitos de dente :-D

Para acompanhar o aperitivo, sorvete de couve-flor...

... e mousse de beterraba, bombom de queijo parmesao e pirulito de ervilha (era cremoso e geladinho por dentro, super interessante!).

Vista de parte do lounge

Quadro no Da Vinciiiiiiii :-)


Quando estávamos prontos com o aperitivo, fomos até a nossa mesa mas fazendo, primeiro, um tour pela cozinha e conhecendo a chef. Nunca tive um tour pela cozinha (com pequenas explicacoes sobre o que é feito e aonde) e achamos super legal a idéia! Outra coisa que gostamos foi que a atmosfera no restaurante (espelhando o comportamento do dono Petro Kools assim como da chef) é bem informal e relax :-D Aliás, quem nos levou de carro de volta para o hotel foi o próprio dono!

Na mesa, manteiga e sal negro...

... assim como um potinho de azeite de oliva.

Como amuse-bouche, macaron de queijo parmesao...

... com creme de aipo (muito gostoso!)

Minha entrada (que estava divina e gostosérrima): lagosta canadense, foie gras (numa espécie de pasta assim como em formato de sorbet - ambos misturados com algo alcoólico que combinou super bem!), presunto pata negra sobre uma mini salada de batata, aspargos verdes e trufas. De comer ajoelhado!
[canadense kreeft, ganzelever, pata negra ham, groene asperge, aardappel en truffel]

Além de gostoso, o prato era super bonito (com detalhe para as florzinhas, que também foram devoradas, hehehe)

Acompanhando, um pedaco de lagosta empanado, maionese com acafrao e uma saladinha (com uma bolachinha crocante de queijo parmesao)

Namorido foi de tartare (com carne das vaquinhas da fazenda dos pais da chef) com ovo pochê e trufas...

... acompanhado de mais tartare (esse mais numa consistência de patê)

Gostei do desenho do prato de namorido :-D

Pausa para conhecer o banheiro (sim, eu adoro xeretear banheiro de restaurante :-D )

Esse arco do lado do vaso era bem prático para colocar bolsa e afins :-D


Voltando para a mesa, chegou a segunda entrada (que namorido e eu pedimos a mesma): uma variacao de foie gras. Esse era o prato com o foie quente, sobre pêras caramelizadas (nhac-nhac!)
[gebakken ganzenlever met gekarameeliseerde peer, saus van Muscat Beaumes de Venise, ganzenlevereijs en bonbon van ganzenlever)

E aqui o brioche (com ameixa preta por dentro), o sorvete de foie (delícia!) e um bombom (com uma textura de mousse por dentro)


O prato principal (que demorou muuuito pra chegar): filé no molho de vinho tinto com vagens verdes, mousse de chicória...
[ossenhaas 'Pietjesveld' met witlof, haricots verts, rode wijnsaus en frietjes]

... e batata frita :-D

Como pedimos duas entradas (tentacao, tentacao...), acabou nao sobrando espaco para a sobremesa. Entao acabamos pedindo só dois cafés para encerrar - mas que vieram acompanhados de um docinho (ou dois, ou mais) de qualquer maneira :-)

Para acompanhar o café, uma latinha (com a chef na ilustracao)...

... e marshmallows dentro (eu nao gosto, namorido adora)

E mais uma bandeja de docinhos: bombom, macaron, docinho de nozes, nozes com chocolate branco, um pequeno creme brule (que estava muito boooom!) e um pirulito de sorvete

Um detalhe interessante: dentro do papel dos docinhos, a assinatura da chef :-D


No dia seguinte, fomos de carro até o porto para vê-lo de dia e tirar uma foto do restaurante por fora. Entao, voilá: o prédio do restaurante (apesar que eu nao gostei do nome em neon verde...)...

... e o porto :-D

Tuesday, November 15, 2011

O Primeiro Foguinho a Gente Nunca Esquece :-)

Nesse final de semana, aproveitando o frio que estava fazendo, namorido e eu decidimos inaugurar a lareira/fogaozinho da casa nova. Como nunca fizemos fogo antes, nao estávamos certos se ia funcionar ou apagar logo :-D Mas até que deu! Para iniciar o fogo, pegamos galhos pequenos (frutos da poda que papi fez nas árvores do jardim, e que colocamos num lugar seco para serem usados posteriormente) e papel. No início nao deu muito certo, entao colocamos também um 'Grillanzünder' em formato sólido - e o foguinho pegou que foi uma beleza. Quando o fogo estava alto, foi só colocar duas torras maiores de lenha, e voilá - uma tarde aconchegante no inverno que já chegou :-)

A lareira/fogaozinho...

... funcionando a mil :-)
(o vidro eu limpei, mas o gradil ainda falta eu passar um bombril básico. Mas para uma lareira construída nos anos 50, até que está bem conservada :-) )

Monday, November 14, 2011

Book Session: Und Nichts als die Wahrheit

Und Nichts als die Wahrheit
C. Erasmus Zöckler
[Fonte foto: http://www.poldner.de/14.html]

O autor? Por acaso, é o meu padrinho :-)
O livro? Eu adorei - nao consegui largar as aventuras do Dr.Sebastian até chegar ao final.

Friday, November 11, 2011

Bad Oeynhausen

No sábado, perto do meio-dia, chegamos em Bad Oeynhausen. A cidade é um Kurort - nominacao dada para cidades que possuem elementos que ajudam na cura de doenças - pode ser através de águas termais, ou pelo clima, por exemplo (aliás, Aachen também é Kurort :-) ).

Como havíamos combinado de ir na casa dos meus padrinhos só de tarde, aproveitamos para ir almoçar no centro e tirar um soninho da tarde antes de irmos visitá-los :-)

Ficamos no hotel Stickdorn - 5 minutos do centro...

... quarto bonito, silencioso e...

... grande (por um preço de 67€ - pela qualidade do hotel e do quarto, achamos ótimo o custo/benefício).


Por indicacao do hotel, fomos no Restaurante Paradiso: ótimo restaurante italiano, a comida estava deliciosa!

Restaurante Paradiso por dentro.

Como aperitivo-cortesia, uma brusqueta imitando a bandeira italiana :-) Tomate, queijo parmesao e pesto

Meu prato: espagueti com camaroes. Nhac-nhac!


De tardezinha, aproveitando um maravilhoso dia de sol, fomos passear com meus padrinhos pelos arredores da casa deles. Caminhando por um bosque, chegamos até o Museumshof, com várias construcoes antigas típicas da regiao (em estilo enxaimel). Infelizmente nao é possível visitar por dentro, mas o museu é a céu aberto e com entrada livre.

Lindo bosque com um antigo moinho (que ainda funciona e é utilizado para fazer farinha)

O Museumshof...

... com suas casas em estilo enxaimel.

Nos arredores, lindos parques e trilhas por bosques...

... com uma luz maravilhosa refletindo nas folhas que estavam começando a se tingir de outono :-)


No dia seguinte, antes de irmos na casa dos meus padrinhos novamente, namorido e eu acordamos cedo para darmos uma caminhada pelo Kurpark (concebido em 1851), no centro da cidade.

Wandelhalle (ou foyer)

O teatro no Kurpark, sem e ...

... com chafariz ligado :-)

Prédio dos banhos termais

Jordansprudel - é o símbolo da cidade. Uma das maiores fontes de águas termais (thermalsole) do mundo. Antigamente, o jato chegava a 50 m de altura! Hoje, para nao desperdiçar a água, foi criado um mecanismo elétrico que cria a fonte e utliza sempre a mesma água - na minha opiniao, perdeu o charme :-( Por outro lado, o jato funciona o tempo todo (das 9h às 20h)


E, agora, fotos mostrando o lindo, lindo amanhecer que pegamos caminhando pelo parque: pura magia :-)