Tuesday, April 17, 2012

Purê de Batata

Eu confesso: até bem pouco tempo atrás, eu só fazia purê de batata de pacote (Maggi) - muito rápido, fácil, e o gosto é relativamente bom :-)

Mas depois de gritos de escândalo de colegas de trabalho meu (principalmente dois que só consomem produtos bio), eu decidi fazer um purê de batatas... com batatas! :-) E nao é que é fácil? E rápido? :-) Tchau-tchau, Maggi!

A primeira tentativa foi com um mixer - ficou muito estranho, parecia papinha de criança. Daí comprei um Kartoffelstampfer (ou amassador de batatas) e ficou tudo muito fácil (além de ser super fácil de limpar depois de usar)

Descascar batata (dois minutos). Cozinhar as ditas cujas em água com sal. No supermercado eu comprei o tipo de batatas que é indicado para se fazer purê - é fácil de descascar por serem maiorzinhas, e fácil de amassar por serem moles

Com o amassador, dá um amassao nelas (na panela mesmo, que é prático :-) )

Misture com um pouco de leite, manteiga, e uma pitada de noz moscada.

Voilá! Purê de batatas (de batatas mesmo!) com salmao grelhado e ervilhas :-)

6 comments:

Ely Braga said...

Q deliciaaaaa...moça prendada!!!!
Bjus pra vc e "pros meninos".
Ely

Nina said...

rsrrs

assim que meus filhos chegaram aqui eles ficaram maravilhados com esse purê de batatas de saquinhos... eles até hj gostam mt mas eu faco sempre que posso com batatas de verdade (!!!)...ahaha, se minha mae ouvisse essa nossa conversa ia pensar que somos loucas, "como assim menina, existe pure de batatas sem batatas?????"

:-)

arlete soffiatti said...

Experimente com creme de leite (Creme Fraiche ou Schlagsahne). O mixer altera a composição da batata. Vira uma cola. Eu acho.

Marcia H said...

o mixer faz com que o amido vire cola rsrsrs é bom quando vc quer engrossar algo sem usar farinha de trigo rsrsrs

experimente com azeite ou óleo de nozes e folhas de manjericao

ou com oleo trufado e fungi porcini - adoro purê de batata de verdade

nao gosto do gosto do pure de saquinho rsrs eu percebo qd como em qualquer lugar rsrsrs

Anonymous said...

Mas bah! angie....... gostar de purê de saquinho é dose....... ainda bem que aprendeste.......hehehe....atualmente aprecio muito o purê de mandioquinha! fica uma delícia...... faz aí !!!!
beijocas da camininha

Alice said...

Eu nunca encontrei mandioquinha (batata baroa ou cenoura amarela) aqui na Europa. Vc achando me avisa. Comprei um espremedor de batatas daqueles brasileiros (com furinhos, tipo um espremedor de alho gigante) na IKEA. O pure fica mais fino. Horrorizei de vc, visitadora de restaurantes sempre PHEEENOS, comer purê em pó!