Saturday, March 31, 2012

Sessao Restaurante (em Kornelimünster): Sankt Benedikt

Para comemorar nosso aniversário de namoro no sábado passado, namorido fez uma reserva surpresa no restaurante Sankt Benedikt (1 Michelin star). O restaurante fica na pequena cidade de Kornelimünster (4.000 habitantes) cujo 'centro' fica 5 minutos de distância da nossa casa :-)

Nós já havíamos ido no restaurante em 2009 quando minha mae estava nos visitando. Mas em 2011 o restaurante trocou de maos - para ser mais exata, passou de mae para filho. E o filho, de 26 anos (Maximilian Kreus - com direito a foto no facebook, hehehe), depois de alguns meses no comando da cozinha, já ganhou sua primeira estrela Michelin (na nossa opiniao de leigos, merecidamente!).

O restaurante é dividido em dois ambientes - essa é a parte de trás. Eu preferia a decoracao anterior, mas novo chef, novo decor :-) O Manet, infelizmente, nao está mais pendurado nas paredes :-(

Azeite de oliva, flor de sal e o arranjo...

... simplesmente uma rosa dentro de um copo: eu gostei da idéia!

Primeiro amuse-bouche: sopa fria de salada verde com torradinha de queijo, camarao (na colher da frente) e variacao de tomate - mousse de tomate sobre pedacinhos de tomate escondidos embaixo (na colher de trás)

Paes para acompanhar - integral, baguete e de abóbora (adorei esse!)

Segundo amouse-bouche: variacao de pepino. Sopa de pepino frio, com mousse de pepino, e pepino ralado coberto com quinoa

Esse é só para mostrar o tamanho real da porcao do segundo amuse-bouche (porque pela minha foto anterior parece que a porcao era enorme, quando na verdade, é só uma provinha :-) )

Namorido e eu pedimos a mesma entrada: carpaccio de lagosta com duas variacoes de foie gras - uma tipo mousse, a outra quente (nhac-nhac!), acompanhado de uma mini-mousse de maça verde (a mistura da maça verde com o carpaccio ficou ótima!)
[Langoustinencarpaccio - Gänseleber / Limette / grüner Apfel]

Como prato principal, filé (com uma camada de gordura que parecia picanha - nhac,nhac de novo!) com cebolinhas no molho de vinho do porto, purê, uma espécie de bolinho com recheio de morcela (é o cortado ao meio, no prato à esquerda), e uma lâmina fina de pastinaca
[US-Beef - Portweinzwiebeln / Pastinaken & Blutwurst / La Ratte-Püree]

Se preciso, mais molho (que estava uma delícia!)

Como as porcoes nao sao grandes, dá para comer tranquilo entrada + prato principal + sobremesa :-D O da foto de cima é o amuse-bouche das sobremesas: maça caramelizada (achei mega doce, nao gostei), sorvete de caramelo e mousse de amêndoas. E, sim, as minhas fotos enganam...

... porque o tamanho era assim: pequeninho :-)

Minha sobremesa: sorvete de café e wattleseed, merengue de café com recheio de café, um mini petit gateu (a bolinha negra bem a esquerda - estava uma delícia!) e mousse de pera (bem a direita)
[Kaffee - Birne / Wattleseed]

Namorido foi de queijos...
[Kleine Auswahl vom Rohmilchkäse]

... que vieram com chutney de pimenta, de kumquat e de figo

Para encerrar a comilança, um cafezinho (de coracao :-) )...

... que veio acompanhado de mais docinhos! Mini creme-brule, praline de pistache, praline de pimenta, e bem no topo a esquerda, meio praline de caramelo.


Parabéns ao jovem chef - nós adoramos!

Friday, March 30, 2012

E Vejo Flores em Você!

Em novembro do ano passado plantei, junto com meu pai, as primeiras flores no nosso jardim - todas plantas bulbosas (ou seja, ao invés de sementes se planta o bulbo - jacintos, tulipas e narcisos). E plantando eu me dei conta que definitivamente eu sou um desastre jardinístico - se meu pai nao tivesse me alertado, eu teria plantado o bulbo de qualquer jeito (e, nao, nao se pode plantar o bulbo de qualquer jeito - ele parece com uma cebola, e a parte pontuda precisa sempre apontar para cima - parece óbvio, mas para mim, quando se trata de jardim, nada é, hehehe).

Plantamos em novembro, e agora - tchan-tchan-tchan: as primeiras flores apareceram!!! Yeah! Deu certo! :-)

As tulipas ainda estao tímidas - so floresceram duas por enquanto :-)

Olá, tulipita!

E agora de ladinho :-)

O botao tulipês ainda fechado - abre, abre!

Os narcisos, ao contrário das tulipas, estao a toda

Acho lindo o detalhe dessa flor, uma perfeicao só!

E os jacintos também estao verdinhos ainda - adoro o cheiro da flor, será que vai florescer?

Essa eu nao plantei, nao sei o nome, mas é tao delicadinha, nascendo no meio do gramado :-) (flor ou sementinha? Na verdade, nao sei :-) )

E mais ao longe, outro arbusto que nao sei o nome, mas que explodiu em flores amarelas de uma hora para outra :-)


Esse final de semana é para ficar frio novamente, mas no nosso jardim a primavera definitivamente já está no ar :-)

Thursday, March 29, 2012

A S.O.S. ...

... ou Salad on Stick, ganhoooooooooou no concurso do Casos e Coisas da Bonfa (blog da talentosa designer Katia)!!!!! Essa é a primeira vez que eu ganho algo na blogolândia, e tô pasma (porque tinha muita, mas muita salada linda... quem quiser é só dar uma olhada aqui - há várias idéias ótimas). Foi uma ótima idéia de concurso, Katia, e eu adorei participar :-)

Thursday, March 22, 2012

Bolo de Banana

Uma receita de bolo que eu adoro (o bolo fica muito fofo!), e é super rápida de fazer é o Bolo de Cenoura que eu vi no blog da Márcia (A Vida Escrita a Mao) - com algumas adaptacoes feitas com dicas da minha irma (a da aveia) e da Márcia (a do Buttermilch) do blog Farinha com Rapadura.

A receita original você encontra aqui (no blog A Vida Escrita a Mao). E a que eu faco é a seguinte:

Bolo de Banana
175 gr de acucar mascavo
20 ml de óleo
150 ml de buttermilch (eu adorei essa dica da Márcia - substituo quase todo o óleo por buttermilch - fica fofinho igual!)
3 colheres de sopa de aveia (essa é a dica da Mary, e deixa o bolo extra-fofo)
3 ovos grandes
2 bananas (eu faco esse bolo quando tenho bananas velhas que ninguém quer mais comer aqui em casa)
175 gr de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pacotinho de fermento
1 colher de chá de canela
1 pacotinho de acucar de baunilha

Alguns dos ingredientes esperando para serem usados

Amassar a banana...

... e misturar tudo numa tigela. Eu bato com a mao mesmo, rapidinho. Colocar numa forma redonda (eu unto com um pouco de óleo e farinha), e forno (no meu fica pronto em 30 minutos, a 180°C).

Tirar do forno, deixar esfriar por 5 minutos, e voilá! Sempre sai inteiro :-D

Para completar, cobertura de chocolate derretido (metade de chocolate amargo, metade de chocolate ao leite) misturado com um pouco de creme de leite

Nhac-nhac - fica muuuuuuuuuito fofo :-)

Tuesday, March 20, 2012

O Concurso de Saladas da Bonfa...

... tá arrasando! Pra quem nao viu ainda, é só dar um pulinho aqui. Várias e várias e várias receitas de saladas de dar água na boca!

Eu normalmente tenho preguicite aguda para participar de concurso em blogs. Mas como estou tentando comer mais saudável à noite (já é um comeco, nao?), achei o tema 'Saladas' super interessante :-)

Para quem quiser ver a receita da minha salada (se é que dá para chamar de receita, hehehe - mas é prática, fácil, e deliciosa de comer!), é só dar uma bisolhada na receita número 3 (e descobrir minha identidade secreta - sim, porque essa que vos fala nao se chama Joana, hehehe).


Making off da S.O.S (a salada que salva a sua janta!)

S.O.S., ou Salada On Stick (na verdade, deveria ser Salad on a Stick conforme namorido. Mas Salad on Stick é tao mais bonitinho!)

E voilá! S.O.S. pronta para ser consumida :-)

Saturday, March 17, 2012

Pink & Floyd Estreiando 'Nosso Primeiro Ratinho'

Hoje pela manha, quando entramos na sala, Floyd e eu tivemos um piripaque: mas que ratao!!! Ataaaaaaca!
(apesar que ele é duro na queda: a gente atacou, a gente brincou, mas ele continua inteiro!)
Beijocas a todos, e bom domingo!
Pink Miau-Miau

Essa pose eu só fiz agora, de noite, para mostrar melhor como o nosso ratao se parece!

E esse é o meu irmao, Floyd, posando de El Caçador

Brincamos muito com nosso primeiro ratao. Nossa, os olhos mexem! E fazem barulhinho!

O que tem dentro desse rato?

Ok, pausa para o ratao respirar.

E lá vamos nós novamente!

O que é isso? Mais uma bolota pra brincar? Nariz fofo, eu queeeeero!

E depois de muita brincadeiras pelo dia inteiro, chega! Nós dois vamos dar uma pausa e cochilar: sim, quando nós dois estamos cansados, somos verdadeiros anjinhos!

Wednesday, March 14, 2012

Sessao Jardim: Preparando o Canteiro de Temperos

Com a primavera chegando, começam os trabalhos no jardim novamente. No final de março, quero plantar um canteiro de temperos. Semana passada fui numa loja de jardinagem, e eles me deram dicas de como já ir preparando a terra. Definitivamente de jardim eu nao entendo nada, e quanto mais eu aprendo, mais eu me dou conta de que nada sei :-O

Minhas primeiras luvas de jardinagem eram uma droga - com uma semana de uso, já tinham um furo no polegar, e elas me davam bolhas. Na loja de jardinagem me aconselharam algumas da Kixx, e essas foram totalmente aprovadas - nao furaram, e aguentaram o tranco (traduzindo: minhas maos ficaram livres de bolhas ou calos)

No domingo passado, aproveitando o bom tempo, comecei a preparar o canteiro de temperos. Esse canteiro foi feito pelos antigos donos, e estava completamente tomado por ervas daninhas. Foi meu pai que 'descobriu' ele ano passado, e limpou ele todinho (obrigada, papi!)

Para prepara a terra, comprei um 'Boden Aktivator' (conforme a explicacao, é algo que vai fazer com que as minhocas venham novamente e se sintam em casa)

O Boden Aktivator de pertinho - em um metro quadrado, sao necessarios 100 gramas.

Com enxada a postos, lá vou eeeeeeeeu!!!! Primeiro passo: afofar a terra (que em alguns lugares estava super dura). E dá-lhe queima de calorias (porque capinar nao é fácil :-D )

Com a terra remexida, eu coloquei o bio aktivator, e depois remexi tudo novamente, para ele se misturar com a terra.


As cenas dos próximos capítulos? Acontecem no final de março, com o plantio dos temperos. Espero que funcione :-D