Sunday, April 28, 2013

Passeando por Liège - parte I

Outro passeio que fizemos no final de marco foi ir até a cidade de Liège, na Bélgica (52 km de distância de Aachen).

A primeira parada foi na estacao de trem Liège-Guillemins. Nós já havíamos passado de trem por ela, e namorido queria, dessa vez, ver os detalhes. Ela foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que projetou a torre de comunicacao Montjuic no estádio olímpico de Barcelona (foto nesse post aqui).

De longe, o tamanho impressiona! Ela é feita de vidro, aco e concreto branco

O telhado é...

... todo curvo.

Muito lindo o formato! Ainda mais para uma estacao de trem :-)

Acesso as plataformas

E os trens :-)

Achei tao bonitinho esses dois senhores, sentados, batendo papo e esperando, com a maior calma do mundo, pelo trem (ou nao)

Das plataformas, vista da cidade. Ao fundo, à direita...

... uma réplica da espaconave do Tintim.


E mais alguns detalhes dela por fora.


Amanha o passeio continua pelas ruas de Liège :-)

Thursday, April 4, 2013

Indemann

Na semana passada, aproveitando meus dias de folga, namorido e eu fizemos alguns passeios. Um deles foi até a cidadezinha de Inden (29 km de distância de Aachen), para ver o monumento Indemann - que parece um homenzinho de lego :-)

 Já ao longe dá para avistar a cabeça...

 ... do Indemann. Nao parece...

... um bonequinho de lego? :-)

Ele tem 36 metros de altura, e é uma torre de observaçao. É possível chegar no topo subindo as escadas (216 degraus - foi o que gente fez) ou pegando o elevador (estava fechado no dia que fomos visitar o monumento). Aliás, o acesso ao interior do monumento também tem horário de abertura - é só consultar esse site aqui.

Do topo, se avista a extracao de carvao da regiao (Tagebau Inden). Essa regiao da extracao é gigantesca (inclusive 'comeu' uma rodovia que ligava Aachen direto a Düsseldorf).
 
As máquinas de extracao do carvao sao enormes: dá para se ter uma pequena nocao olhando as árvores que estao na frente dela

Olhando em outra direcao, dá para se avistar a termoelétrica (Kraftwerk Weisweiler) que funciona com o carvao extraído

Mas eu acho a definicao de uma amiga minha mais poética: a primeira vez que eu vi as chaminés cuspindo fumaça, ela me disse que era uma fábrica de fazer nuvens :-)

 Do alto da plataforma, dá para ver também o restaurante que fica em frente ao lugar. No verao, queremos ver se voltamos de noite para experimentar a cozinha deles e aproveitar para ver a torre iluminada (o Indemann fica todo iluminado, e as luzes trocam de cores)

 Descendo da colina do Indemann, e pegando a estrada à direita, se chega a um pequeno miradouro para ver de perto a regiao da extracao do carvao. Lá há uma miniatura do Indemann - muito fofa, com a maozinha estendida :-) e ...

... dá para ver de pertinho o buracao que se forma com a extracao...

... e as diferentes esteiras, levando o carvao das máquinas de extracao até os caminhoes.

Esse buracao enorme vai, depois da extracao do carvao terminar, se transformar num lago gigantesco. Mas isso sao planos láááááá para o futuro (mais precisamente, por meados de 2050 - quem viver, verá :-)   ).