Tuesday, July 22, 2008

Bolo de cenoura



Se as fotos que eu tirei fizessem jus ao cheirinho que esse bolo fez quando estava no forno, ou à textura super fofa, ou ao gosto maravilhoso, vocês com certeza estariam comendo a tela do computador nesse exato momento, hehehe. Por sorte, minhas fotos nao fazem jus. Mas o bolo, ah, o bolo é uma gostosura só! Amei!!!
A receita eu copiei (palavra por palavra) do blog da Márcia (A Vida Escrita a Mao - post de Junho 2002), e ela, por sua vez, se inspirou na revista GoodFood. Oh delícia! Como já acima mencionado, amei!!! :o)

"Bolo de Cenoura

Ingredientes:
175g de açúcar mascavo fino
175ml de oleo de girassol
3 ovos grandes
140g cenouras raladas
casca ralada de 1 laranja grande
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela

Modo de Fazer

1. Pré-aqueça o forno em 180ºC ou Gás 4. Unte e enfarinhe uma forma de 18 cm.
2. Numa vasilha, junte o açúcar, o óleo e os ovos. Misture-os ligeiramente com uma colher de pau. Acrescente as cenouras
raladas e a casca de laranja.
3. Peneire juntos a farinha, o bicarbonato de sódio e a canela e junte com a primeira mistura.
4. Mexa delicadamente até tudo ficar homogêneo. A mistura deve ficar leve e líquida.
5. Despeje a mistura na forma e asse o bolo por 30 minutos, até que fique firme e maleável quando você pressiona o centro.
Esfrie o bolo por 5 minutos, desenforme-o numa grade, corte e sirva."



E, como boa chocólatra que sou, eu ainda acrescentei uma cobertura de chocolate no topo :o) Na verdade, eu queria ter feito uma cobertura que eu colocasse só no topo, e escorresse um pouco por todo o bolo (tipo bolo de Natal com calda de glacê branco, sabe? E uma cerejinha e um ramo de azevinho pra arrematar). Mas, nao consegui! Meu glacê ficou duro, e nao escorreu artisticamente. Entao, como tinha feito muito glacê, resolvi cobrir o bolo todo. O resultado nao ficou nada artístico, mas o gosto... ah, o gosto!!! :o)
Glacê: coloquei um pedaço de chocolate ao leite, e um pedaço de chocolate amargo, para derreter em banho-maria. Quando estava tudo derretido, acrescentei um pouco de creme de leite, para o glacê continuar cremoso e nao endurecer). Mas, acho que eu devia ter acrescentado leite também, para ficar mais líquido. Nao sei :o( Bom, acho que vou ter que repetir essa receita várias vezes até acertar de vez, hehehe :o)
Carol, obrigada pela dica do bicarbonato de sódio (e por patrocinar o primeiro pacotinho, hahaha). Eu nao sabia como se chamava em alemao! Alias, já esqueci de novo, mas hoje à noite olho no pacote, e acrescento aqui.




O bolo ficou um arraso!

4 comments:

Cacá said...

Angie, é o Natron. ;)
E o bolo ficou leeendooo!! Sabe que tô amando fazer bolos com açúcar mascavo?! Ficam tão lindos, moreninhos e saborosos.
Guarde um pedaço pra mim, please! Hahaha...

Cacá said...

Ahh, pra calda escorrer tem que ser outra receita de calda. Eu te passo amanhã.
Beijocas...

Silvinha said...

Ficou lindo mesmo! Super fofinho!!!
E você fez um ganash delicioso de cobertura! Não põe leite não! :D

Beijos

Anonymous said...

essas fotos de tortas e bolos deveriam ser permitidas somente se viesse junto um pedaço pra degustação :)
bjs, Mí