Wednesday, July 16, 2008

MBA - processo de seleçao

Eu nunca achei que o processo de seleçao para um MBA fosse tao burocrático. Ainda estou envolvida com toda a papelada necessária, mas no final de julho quero ver se mando meu dossier.


Documentos necessários:

* Currículo: já está atualizado, mas quero dar uma revisada final. Além disso, preciso imprimir num papel mais nobre (aqui na Alemanha é assim, entao vou usar o mesmo princípio para a Holanda) de 90gr/qm. Frescura total, nao? Mas uma amiga minha entregou o currículo dela em papel normal numa empresa, e eles pediram para ela refazer e entregar com papel nobre. Cumulus nimbus da frescura, ou what? E preciso comprar uma capinha plástica (especial para isso) para colocar toda a papelada dentro: também padrao alemao obrigatório, ai, ai, ai.

* Cópia de todos os meus certificados de curso: a ser feito.

* Traduçao juramentada do meu diploma universitário no Brasil (para o alemao): feito

* Cópia autenticada do meu diploma brasileiro e do meu diploma francês: a ser feito. Feito: 17-julho.

* 2 cartas de recomendacao de chefes ou antigos chefes: feito. Aliás, acho esse quesito super difícil! Na empresa onde trabalho, como sou freelancer, tive altos problemas para conseguir uma carta: o RH nao libera que os gerentes escrevam cartas desse tipo, pois podem comprovar um vínculo empregatício. O que, ao meu ver, é ridículo: a carta nada mais é que um formulário fornecido pela universidade, com o logotipo da universidade. Nem carimbo, nem logotipo da empresa sao necessários. Mas consegui. Agora, para a segunda carta, também foi complicado. Estou a 6 anos trabalhando aqui, e na empresa anterior que trabalhei, fiquei só por um ano, também como freelancer. Nem lembro mais o nome do meu chefe!!! (até porque ele trocava super seguido). E, meus empregos no Brasil já fazem mais de 7 anos, entao nao é simples! Mas, um dos meus antigos chefes é também um grande amigo, entao tarefa cumprida :o)

* Formulário de inscriçao da universidade: precisa ser preenchido a mao. Quero ver se termino esse final de semana.

* Carta de apresentaçao: junto do dossier, tenho que mandar uma carta de apresentaçao, onde digo porque quero fazer o MBA na universidade escolhida, e porque eles deveriam me aceitar. Está na minha lista prioritária de coisas a ser feitas, ai, ai, ai.

* 2 fotos de passaporte: como o currículo na Alemanha exige foto (eu disse que o currículo aqui é uma verdadeira novela!), decidi fazer uma foto profissional (até porque a foto conta pontos sim! Ridículo, mas é verdade). Assim, semana passada fui num studio conversar com a fotógrafa, e esse sábado vou lá tirar a bendita foto. A sessao dura UMA HORA! Mas, estou vendo pelo lado positivo: uma vez feito, tá feito, e nao preciso repetir nunca mais! :o) (ou daqui a uns 10 anos, quem sabe, hehehe)

* Resultado do teste do Toefl: vou receber no sábado (espero!). Eles mandam uma carta para a minha casa, e mandam o resultado direto para a universidade também (as principais universidades estao cadastradas no banco de dados deles, e é só entrar com o código da universidade, que eles mandam os resultados direto).

* Resultado do teste do Gmat: devo receber em duas semanas também, e daí anexo ao dossier.


Isso tudo só para o processo de seleçao! Fico feliz que comecei a me agilizar em abril! O dossier precisa ser entregue até dia 1º de setembro. Como ainda há uma entrevista (com o comitê de seleçao da universidade) depois da entrega do dossier, quero ver se entrego ainda no final de julho. No início de setembro, namorido e eu tiraremos 10 dias de férias, e assim preciso fazer a entrevista antes desse período.

Nao é mole nao!

1 comment:

Silvinha said...

Essas coisas dão um trabalhão! Lembrou-me da minha inscrição p/ o doutorado.

Acho que o pior a ser feito é a tal carta de apresentação... tenho uma dificuldade em falar o òbvio! :D

X)