Wednesday, December 31, 2008

Costa Brava - Dalí

No domingo, dia 20, decidimos ir à Costa Brava, com o primeiro destino sendo o Museu de Dalí, em Figueres. Sim, Salvador Dali era catalao, e nasceu em Figueres em 1904.

Nós visitamos o Teatre-Museu Dalí e o Dalí Jóias, que ficam no mesmo prédio. Além deles, há ainda a Casa-Museu Castell Gala Dalí (em La Pera) e a Casa-Museu Salvador Dalí em Cadaques. A propósito, se o seu rumo de viagem for a Costa Brava, escolha Cadaques como sua praia. Nao há quase turistas, nao há bebedeiras, nao há grandes hotéis e resorts. É uma pequena praia incrustada na montanha, do ladinho de uma reserva ecológica, proporcionando ótimos passeios, belas caminhadas e vistas de tirar o fôlego. É uma pequena jóia comparada com as outras praias mega-super-hiper-turísticas da Costa Brava. Namorido me levou lá em 2007, e eu amei!!!

Bom, voltando ao Teatre-Museu Dalí: o museu todo é uma combinacao de pinturas e esculturas, e foi concebido e criado pelo próprio Dalí. É impressionante também a quantidade de quadros de Gala, a esposa dele. Porque nao é sempre que a esposa se torna a musa inspiradora - ou vice-versa.

O que eu mais gostei foram os espacos com as esculturas, como o Rainy Cadillac e o Mae West Room (em que se sobe uma escadinha e se olha através de uma lente para perceber que o sofá é a boca, duas pinturas sao os olhos, as cortinas sao a peruca, e assim vai).

Rainy Cadillac


A colecao de Dalí-Jóias também vale a pena a visita (sendo que o preco já está incluso no ticket do museu). A peca que eu mais gostei foi um coracao em ouro, tendo um pequeno coracaozinho de rubis dentro do coracao grande, e que imitava, perfeitamente, o batimento cardíaco, se abrindo e fechando mecanicamente.

O que me decepcionou foi que o quadro dos relógios moles (ou, para usar o nome correto, La persistencia de la memoria), que é a obra mais famosa de Dalí, nao está no museu em Figueres (tá bom, santa ingenuidade, eu sei!), mas no MoMA em New York. Buaaaaaaa!!! E, o mais triste é que o quadro será exposto em Figueres em janeiro de 2009. Entao, se você está por perto da Costa Brava, vale a pena conferir em janeiro. Eu já me conformei que vou ter que visitar o MoMA qualquer dia desses, hehehe.

Fachada do museu

Nao parece um monte de cocozinhos?

Cúpula do museu

4 comments:

Silvinha said...

hahahaha, parece mesmo um monte de caca, roubou a cena!

Beijo!

Claudia Pimenta said...

oi angie! tive mt pena de estar em barcelona e não ir até o museu dalí... entretanto, já tive a felicidade de ver a persistência, no moma, quadro que ilustra bem o mundo de uma psicanalista... é realmente deslumbrante! qdo estive no espaço dalí, em paris, trouxe um colar com um dos relógios do quadro e adoro usar e lembrar daquela obra genial! por isso, ponha na wish-list: moma em 2009! bjs, querida, e lindo réveillon p/vc!!! até 2009!

Monique Lôbo said...

Oi Joaninha, as fotos ficaram ótimas, deu vontade de conhecer o museu!!A cúpula é linda e os cocozinhos em fileira estão muito engraçados!!! Lindo post!!

Bjãoo

Tahiti é aqui said...

Oi Joaninha!

Adorei seu blog. Super completo e muito bem escrito.

Quando tiver um tempinho, dá uma olhada no meu.

Parabéns e boas viagens!

Andressa