Monday, December 1, 2008

Feira de Natal, ou Weihnachtsmarkt

As feirinhas de Natal, ou Weihnachtsmarkt, sao feirinhas de rua feitas para celebrar o período de Natal. Os quatro domingos que antecedem o Natal sao conhecidos como os quatro domingos de advento, e normalmente as feirinhas sao abertas no primeiro domingo de advento. Por algum motivo curioso, o período que antecede o Natal está sendo cada vez comemorado mais cedo. No início de novembro os supermercados (pelo menos em Aachen e Düsseldorf) já estavam vendendo biscoitos e calendários (de chocolate) de advento!!! Também a feirinha de Aachen abriu antecipadamente: nao foi no primeiro domingo de advento, mas sim no sábado, dia 22 de novembro. Mas, como eu curto um monte o período pré-natalino, nem reclamo, hehehe.

As feiras de Natal comecaram na Alemanha e na Austria, ainda no período medieval, mas hoje em dia outros países também adotaram o costume. Na feirinha se encontram comes e bebes, e muitas tendas com presentinhos (muito artesanato, artigos feitos em madeira, velas, e afins). A bebida tradicional é o Glühwein (vinho quente), que ajuda um monte a espantar o frio!!! :o)


Uma das feiras de Natal em Aachen

As ruas também sao decoradas, e fica tudo muito festivo!!!

Eu adorei o casal da foto de baixo: touquinha igual, casaco igual, calça igual. E isso porque voces nao viram o cachecol e as luvas, hahaha :oD Pura sintonia!


E uma das partes que eu adoro ficar vendo sao as vitrines! As da foto abaixo sao de uma loja de brinquedos, também em Aachen (Teddy & Co). Os bonequinhos se mexem, maior fofura! E, sim, nessa época do ano, eu viro crianca de novo, hehehe.


E, para o conforto dos que vêm fazer compras em Aachen, há um ônibus, estacionado no centro da cidade, onde é possível guardar suas compras (de graça!!!). Entao você vem para o centro, faz suas compras de Natal, deixa sacolas e pacotes nesse ônibus (há um seguranca cuidando e controlando tudo), e vai curtir um Glühwein de maos vazias, sem precisar carregar peso ou ficar de olho em sacolas. Organizado or what?



9 comments:

Ana Rosa said...

Então agora que entendi tudo, queria estar ai, porque adorei e feliz advento para você, bjs

SandraM said...

hahaha esses alemaes sempre surpreendente.Quando a gente acha que eles já chegaram no máximo da organizacao eles vem com mais uma ... onibus para o seu conforto!

Estou achando esse ano o frio um pouco frio demais. Sempre fomos nesses mercados mas esse ano ... hmm sei nao se eu aguento!

Menina linda, acho que estarei aí provavelmente no segundo final de semana de dezembro. Estou me organizando ainda e te dou um alo, ok?

Claudia Pimenta said...

oi angie! que delícia, hein? fico daqui curtindo as suas fotos! bjs, querida!!!

_+*Ælitis*+_ said...

Aqui em La Defense temos ja um "marché de Noel" altamente inspirado nos "markt" na Alemanha, mas não deve ter de todo o mesmo encanto!

Beijo meu ♥,

A Elite

Ciça Donner said...

Mas pq eu achei que vc estava na Holanda??? Bom nao importa... sou lesa mesmo e com esse frio ai que a coisa nao presta!!

Sabe que adoro esses mercados de Natal? Só nao posso voltar de lá dirigindo pq basta um Glühwein para eu ficar doidinha... e aqui tem um com chantily por cima... uhhh me acabo!!!

Silvinha said...

Eu não sou uma pessoa natalina, mas adoro passear nas feirinhas! Na perto da nossa casa tem um Schwein von Spieß de lamber os beiços!!!

Aachen é tão lindinha!!!

Beijo!

Renata said...

Oi, Angie!

Tudo lindo!

Me impressiono com a beleza de suas fotos, do lugar e de toda essa organização! Viver em um lugar desses é o paraíso? Tem defeito? Pelo amor de Deus, me responda, antes que eu pegue marido, filhas, cachorra e vá morar aí correndo....rsssss....

Bjs!

Rê.

Nina said...

eu tbm adoro as vitrinis angie, acho tudo fofo demais!!

e amo os mercados de natal! tudo tao gostoso :)

ei, sabia que eu achava era legal quem usava aquelas botinhas? pareciam tao diferentes!e eu queria usar mas a mamae dizia que eu nao precisava, só que eu nao entendia por que..engracado né? vc querendo as melissinhas e eu suas botinhas, rsrs

:)

Cacá said...

Angie, delícia poder ler seus posts!! Senti falta!
A feirinha aqui começou antes ainda, na quinta-feira dia 20.
Hj a Mariana andou no Carrossel, toda faceira, coisa mais linda. :)
Beijocas.