Friday, January 2, 2009

Barcelona - Casa Battló

No dia seguinte ao nosso passeio à Costa Brava, fomos passar o dia em Barcelona. Premia de Mar, onde os pais de namorido moram, fica na 'Grande Barcelona' (se é que 'Grande Barcelona' existe, hehehe), mas com o trem C1 se chega rapidinho na cidade (20 minutos). Às vezes, mais rápido do que de carro, devido aos grandes congestionamentos e a procura de lugar para estacionar (sendo que os estacionamentos pagos sao caros, muito caros). O único porém é que o transporte público nao é sempre confiável (devido à manutencao, nem sempre os trens chegam no horário... quando chegam!), mas tivemos sorte e tudo estava normalizado.

Nosso primeiro destino era a Casa Battló, patrimônio da Unesco, e obra do genial Gaudi.
Os aposentos abertos à visitacao também podem ser alugados para eventos e afins. Portanto, antes de planejar a visita a Casa Battló, é importante verificar no site deles se a casa está aberta à visitacao naquele dia. Meus planos eram visitar La Pedrera esse ano (a Cláudia, com suas fotos maravilhosas, despertou minha curiosidade pelo interior do prédio!), mas como namorido já conhecia La Pedrera por dentro, e como os dias para visitar a Casa Battló sao mais restritos (La Pedrera está sempre aberta ao público), decidimos visitar a Casa Battló esse ano, e deixar La Pedrera para 2009 (essa é a vantagem de ter um namorido com família na Catalunha, hehehe).

Chegamos cedo (10h da manha) numa segunda-feira, e já havia um considerável número de pessoas visitando a casa. Nem imagino como seja nos finais-de-semana! Mas, valeu a visita!

As partes abertas para a visitacao sao o hall de entrada, o apartamento do primeiro andar (que era a residência da família Battló), o pátio, o sotáo e o terraço.

Fachada da Casa Battló:



Primeiro andar: antiga residência da Família Battló. Pelas paredes serem curvas, os móveis (como armários, por exemplo) tinham que acompanhar as linhas. O conjunto todo é super harmônico, deu vontade de morar lá :o)


Eu adorei esse lustre, que gera uma onda ao redor

E os vitrais, com a luz do dia, dao um tom lindo ao lugar: tanto incrustrados nas janela, como nas portas de madeira.



Vista das escadarias: ao fundo, o elevador.


Vista das escadarias: as janelas têm vaos de madeira na parte de baixo - esses podem ser abertos ou fechados, controlando a circulacao do ar.

As portas das moradias nao sao numeradas do modo usual: possuem letras ao invés de números.
Na porta que há a letra G, há um pequeno detalhe diferente no corrimao. Mas nem tudo a gente fotografou, senao perde a graca, hehehe.


Porta 'b'
O sótao era usado como área de serviço e armazenamento. As portas sao todas em formato de arco.

Terraço: um dos lados lembra as costas do Dragao de Sao Jorge.



Oizinho!

Adorei o colorido!

5 comments:

Silvinha said...

Muito interessante! Algo que eu não esperaria encontrar em outro lugar :)

Adorei as fotos!

Beijo!

Claudia Pimenta said...

oi angie! sou completamente apaixonada (tb!!!) pela battló! nossas fotos ficaram super parecidas - aliás, nunca são suficientes p/registrar este lugar inusitado, né? eu amei!!! na próxima, la pedrera (risos)! vc vai amar! bjs, querida!

Monique Lôbo said...

Oi Angie, eu ja havia visto na televisão, se não me engano, imagens da casa battló, e achei o máximo a arquitetura, as curvas, as formas, tudo tão diferente, muito lindo e criativo!!
As fotos estão ótimas! To adorando essa "minha" viagem pela Catalunha,rsrsrsrs!!!

Bjãoo

Anonymous said...

oi... muito legal as fotos, a parte que mais gosto é a do terraço... beijinhos, mí

Kika said...

Menininha!!! Que sensação essas fotos! Morro de vontade de prestigiar Gaudi de pertinho, antes de morrer tenho que economisar para pessear em Barcelona!
Obrigada pelas visitas, Beijocas!