Thursday, January 1, 2009

Costa Brava - parte II

Continuando nosso passeio pela Costa Brava, fomos a Empuriabrava, que fica na costa, e parece uma Veneza para chiques, muito chiques. Há vários canais pela cidade, com saída para o mar, proporcionando aos moradores a possibilidade de 'estacionar' seus barquinhos nos fundos da casa ou apartamento. Como eu disse, chique, muito chique! :o)

Empuriabrava



De lá, fomos para Castelló d'Empúries, cidade fundada no século 9.

Igreja Santa Maria, em Castelló d'Empúries


Passando a igreja, achamos um restaurante muito simpático chamado Jardi. De aperetivo, fuet (espécie de salame, feito de carne de porco). Como entrada, compartilhamos um carpaccio. O acompanhamento servido pela casa nao podia ser mais típico da Catalunha: pao torrado, alho, tomate e all i oli. Descasca-se o alho. Pega-se o pao torrado, e esfrega-se o alho na superfície do pao. Corta-se o tomate pela metade, e esfrega-se o tomate na superfície do pao tambem. E, para finalizar, colheradas de all i oli, que dao um gostinho todo especial. Importante: se você estiver acompanhada, insista para a sua companhia comer também. Bafinho de alho é para se compartilhar, sozinha nao tem graca, hahaha :o)
Um detalhe: conforme namorido, o all i oli original é uma arte, feito somente de alho e óleo de oliva, e é extremamente sensível - pode desandar muito rapidamente. Entao, se você for como eu, que adora futricar em tudo ao seu redor, e que se tiver uma colherzinha com um potinho com misturinha ao seu alcance é quase impossível nao ficar mexendo a misturinha sem parar... RESISTA!!! Porque, se mexer muito o all i oli original, ele desanda! E sim, isso seria um desastre, hehehe.

Vista da janela do restaurante


Fuet

Pa amb tomàquet

Como prato principal, escolhemos carnes na brasa, que eram a especialidade do restaurante. Eu fui de entrecote, e estava uma delícia!!! De acompanhamento, meia batata assada e um aspargo verde.
De sobremesa, fomos de trufas, que foram servidas numa rodela de chantilly (yerks!). Namorido comeu o chantilly, eu comi as trufas, hehehe.

De barriga cheíssima, continuamos o passeio via Empúries, que é uma cidadezinha pequena perto de L'Escala. Fomos direto para o sítio arqueólogico (entrada = 3€), onde ficam ruínas gregas e romanas (a cidade grega, fundada em 575 ac foi ocupada pelos romanos). As escavacoes ainda estao em andamento, mas o lugar é muito interessante: valeu a visita!

Ruínas da cidade grega


Ruínas da cidade romana, com os Pirineus ao fundo


E, saindo do sítio arqueológico, fomos dar uma caminhada à beira-mar, porque o dia estava muito, muito bonito!


De Empúries fomos para Ullastret, para ver mais ruínas. Como nós dois estávamos bastante cansados (nao sei se das caminhadas ou da comilanca), fizemos um tour super rápido.


Mas, o que nos encantou mesmo foi a cidadezinha de Ullastret propriamente dita: pequeninita, mas muito bonitinha, ainda mais iluminada com a luz do sol se pondo...



7 comments:

SandraM said...

Lindona, que 2009 brilhe muito para voces!

Cada vez que leio "hahaha" no seu blog lembro das suas gostosas gargalhadas ao vivo. Muito bom!

Estou adorando passear pela Espanha com voces. Depois vou até anotar alguns passeios e restaurantes. Já estivemos por lá mas pretendemos voltar.

Beijocas nossas

Claudia Pimenta said...

oi angie! que lindo começo de ano... fotos incríveis e lugares maravilhosos! bjs, querida, e bem-vinda ao ano novo!!!

Silvinha said...

Adorei esse passeio de vocês! Ullastret é tão pitoresca, parece perdida no tempo!

E, nham, adoro salame, hehehe

Beijo!

Renata said...

Que coisa linda!!!

Seu post deu água na boca e muita vontade de viajar também!!!!

Que 2009 possa ser assim tão lindo, em todos os seus dias!

Beijo,

Rê.

Monique Lôbo said...

Oi Angie, que fotos lindas!! Eu não gosto muito de salame, mas o pão torrado está bem convidativo!
E as fotos da cidade de Ullastret estão lindas, principalmente as que estão no por-do-sol, a da rua estreita ta muito linda!! Que viagem maravilhosa!! To adorando pegar essa carona!!!rsrsrs!!!

Bjãoo

Anonymous said...

adorei as fotos... beijinhos, Mí

_+*Ælitis*+_ said...

Que lindas as tuas fotos: a qualidade sempre me faz vacilar!

Feliz Ano Novo :)

Beijo meu ♥,

A Elite