Monday, March 2, 2009

Vale do Loire dia 3: Chambord

Pertinho de Cheverny, fomos visitar o grande Chambord. Ele é maior castelo do Vale do Loire: 156 metros de fachada, 426 aposentos, 77 escadas e 282 lareiras. Castelao!

Lendo a história do castelo, me deu uma peninha: na verdade, ele nunca serviu mesmo de residência, e viveu vários períodos completamente abandonado. Ele foi inaugurado no tempo de Francis I, que passou somente 7 semanas nele, e o usava como residência de caça. Quando ele ia para o castelo, com um cortejo de 2.000 pessoas (básico, hahaha), toda a mobília e comida eram transportadas junto. Poe logística nisso!

De ladinho...

E de frente!

É grande, muito grande!!!

Pelas dimensoes do castelo, o aquecimento sempre foi uma questao complicada, e isso a gente notou na visita. Apesar de algumas lareiras estarem acesas, estava muuuuuuuito frio!!!! Fiquei de casacao e gorrinho o tempo inteiro (e isso que sou uma calorenta de plantao!).

Um dos tchans do castelo é a escada em dupla hélice, que é atribuída a Leonardo da Vinci.


E mais alguns detalhes do castelo:


E, especialmente para a minha mami (rainha da tecelagem), um tear de alguma época que eu nao tenho a mínima idéia qual seja:



De noitezinha, fomos dar ainda um pulo em Tours. Fica a 20 minutos de Bléré (o endereco do nosso B&B), e têm inúmeras opcoes para jantar! Uma delicia!!! Além disso, eu achei o centro antigo um doce, deve ser super alto astral no verao!




No dia seguinte, voltamos para Aachen, felizes e contentes. A Mí sempre traz junto bom tempo na bagagem (ela definitivamente tem conexoes especiais com Sao Pedro, hehehe), e demos gracas que nao choveu a viagem inteira (no inverno vai saber, né?). E, se por um lado eu recomendo totalmente fazer esse passeio na primavera ou no verao (com céu azul e com jardins floridos esses lugares devem ficar ainda mais lindos!!!), foi uma delícia visitá-los também no inverno: a quantidade de turistas é muito, muito menor, e o inverno dá um certo ar melancólico que chega a ser poético! Em resumo: Vale do Loire, no inverno ou no verao, é de arrasar :o)

Super Mí e eu


E, antes que eu me esqueca, três dicas:
- Para escolher Bed & Breakfast na Franca, eu sempre uso o site do Fleurs de Soleil. Só ganha esse selinho os estabelecimentos que têm certa qualidade. E, até agora, todos foram muito, muito bons! Bem melhor do que hotéis!!!
- É importante verificar qual é a época do ano em que se viaja. Mesmo no inverno, há períodos de alta estacao devido a férias escolares. E daí o preco de B&B e hoteis aumenta!
- Para quem viaja com filho, é legal dar uma pesquisada no site dos castelos: alguns, como o Chambord, nao cobram entrada para criancas de até 18 anos (bem, 18 anos tá longe de ser crianca, né? Mas, igual, nao paga, hehehe).
- Outra coisa: carteirinha de estudante vale só até 25 anos de idade. Eu, bem bela e faceira, levei a minha carteirinha de estudante do MBA e mostrei no guichê de entrada. A mulher olhou para mim, e perguntou: 'Voce tem 25 anos?' Bem, pelo menos ela ficou na dúvida, né? E, nao, eu nao ganhei o desconto, hahaha.

4 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! lindo passeio!!! bjs, querida!

Cacá said...

Lindo mesmo. É impressionante o tamanho dele.
As escadas são muito interessantes mesmo.
E a Mí tem conexões com São Pedro mesmo! :)
Beijoquitas e tô te esperando...

Silvinha said...

Que legal, Angie, adorei ver essas fotos do Chambord! E obrigada pela dica do site de B&B!!!

Beijo!

Anonymous said...

hahaha... espero manter esta minha linha direta... as fotos estão lindas, e a nossa está de arrasar :) já estou com saudades!!!! beijinhos, Mí