Monday, June 22, 2009

Dia 1 na África do Sul

No domingo de madrugada (4h para ser mais exata), namorido me levou até Maastricht para me encontrar com a turma do MBA. Duas turmas foram juntas: a minha (que é o MBA International) e a turma formada pelos holandeses (que é o Modular MBA). De Maastricht, um ônibus nos levou até Amsterdam, onde pegamos um vôo da KLM rumo à Cidade do Cabo. No aviao, como combinado, meu grupo trabalhou por 6 horas consecutivas. Munidos de pilhas de papers e documentos, ficamos conversando e discutindo horas. Eu achei que já íamos começar a fazer os slides (os outros grupos já tinham slides prontos: um grupo estava com 48 slides, o outro com 120(!!!) para somente 30 minutos de tempo de apresentacao), mas as duas pessoas do meu grupo (que sao do Modular MBA) queriam primeiro discutir a estrutura e as idéias da apresentacao e entao colocar tudo em powerpoint. Como a apresentacao era só sexta-feira, e ainda teríamos um tempo livre na segunda de noite, na terca de noite e na quinta-feira à tarde, concordei com a decisao deles.
Chegamos na Cidade do Cabo às 21h15 (depois de quase 12 horas de vôo), e fomos direto para o alojamento (que fica dentro do campus da universidade, em Bellville, 20 minutos de distância da Cidade do Cabo). Chegamos no alojamento lá pelas 23h, comemos um sanduíche e fomos direto para a cama, já que o dia seguinte comecava com agenda cheia.

Prédio principal da USB - University of Stellenbosch Business School

Vista da Universidade (com campo de golfe ao fundo)

Meu dormitório


No dia seguinte (segunda-feira), café da manha às 7h15 e aula comecando às 8h15. Estava todo mundo super cansado, mas a aula foi tao interessante que todo mundo acordou! O assunto era The South African Economic Environment, e discutimos bastante a questao racial. Hoje as empresas (pelo menos as listadas na bolsa de valores) precisam empregar 25% da classe minoritária em todas as camadas da empresa (desde o mais baixo cargo até a diretoria), ou senao sofrem multa. Como classse minoritária sao considerados os negros (tanto homens como mulheres) assim como os indianos (tanto homens quanto mulheres). Como somente os brancos tinham acesso a universidade até 1994 (fim do Apartheid), as empresas estao sofrendo para conseguir preencher os 25% (isso num país onde 40 milhoes de pessoas sao negros, e somente 4 milhoes sao branquelos).

As 12h45, almoco no alojamento, e depois aula novamente (com direito a visitas a três diferentes redes de supermercado, que teremos que abordar no nosso estudo de caso).


Mesa do almoco (o suco vermelho é de goiaba!!!)


No almoco, sempre sopa como entrada


E uma alimentacao balanceada: curry de frango, vagens e abobóra (que estava deliciosa!), com um paozinho pra acompanhar


Adorei o selo dessa garrafa de vinho em petit pois :o)


Campanha contra as sacolas plásticas de supermercado: Let's make plastic bags extinct

À noite, tentei trabalhar com meu grupo por uma hora antes da janta, mas eles nao estavam nem um pouco motivados. Já fui me apavorando, porque faltava muuuuuuuuito para terminar nosso trabalho, mas tudo bem. Decidi que de terca-feira nao passa, os slides VAO ficar prontos :o)
E, depois de trabalhar por uma hora (ou melhor, ficar conversando e conversando, mas nao tirar nada concreto da conversa), fomos jantar. O jantar foi especial, servido num prédio super legal (tipo uma churrascaria) na própria universidade. E, como atracao, cantores da Cidade do Cabo: parecia um carnaval fora de temporada, com todo mundo dançando, maior animaçao :o) Às 10h30, saí discretamente e fui dormir, porque estava poooodre de sono!

A noite, uma atracao vinda da Cidade do Cabo


Pudim de sobremesa (com custard, uma espécie de molho de baunilha). Nao lembro o nome, mas era delicioso!

9 comments:

Silvinha said...

Que legal a universidade!

A semana foi intensa mesmo, hein?

Beijo!

Anonymous said...

estou adorando o relato... tbém adorei o selo do vinho, e o vinho era bom? mas confesso q estou preocupada com os slides... mas se eu te conheço, eles vão ficar prontos no tempo certo ;) bjinhos, Mí

Nina said...

Hmm, parece que os dias foram bons hein?? e ainda deu pra fazer umas fotos :)

Bjs Angie

Cacá said...

Angie,
Imagino a sua aflição pra ter tudo pronto logo. Tb sou assim!
Adorei as fotos! Que animação em plena segunda-feira hein! Hehehe...
E o lacre do vinho tá muito fofo mesmo.
Beijocas!!

Katia Bonfadini said...

Caramba, semana intensa!!!! Eu que durmo pouquíssimo durante qualquer vôo, chegaria na Cidade do Cabo arrasada e com mega olheiras! Precisaria de uns dois dias livres pra me recuperar das 12 horas de vôo... Também amei o selo da garrafa, bem inusitado! E essa "festa" deve ter sido bem animada, né? Adorei ver as fotos! Beijão!

Márcia Cobar said...

Angie, que experiência maravilhosa na Africa do Sul! Entendo bem estas situações de discussões e mais discussões sem nada concreto para apresentar... o desespero vai aumentando mas a gente sempre consegue finalizar (mesmo que seja pouco antes do deadline).
Sucesso sempre!
Bjim

Gabi said...

Lindo o relato!!!

Te desejo coragem!!!

Ps. Adoro as fotos das comidinhas :)

Anny said...

Angie, que maravilhosa a sua viagem. Mas trabalho em grupo é sempre uma aflição "totallis", rsrsrs. bjas e o lacr do vinho é um luxo.

Juliana said...

Olá, boa tarde

Meu nome é Juliana e estou fazendo um trabalho para faculdade sobre a Africa do Sul, poderia me dizer quais são essas diferentes redes de supermercados que tem na cidade do cabo ?
Iria me ajudar muito !!!
Estou procurando isso ... rsrs
Valeu
bjão Juliana
e-mail para contato july10nunes@yahoo.com.br