Friday, January 1, 2010

Feliz Ano Novo!

Voltamos da Espanha na quarta-feira, dia 30. Namorido já havia ido no dia 17 de dezembro, eu ainda precisei trabalhar até o dia 23. No dia 21 houve uma nevasca em Düsseldorf que fez com que o aeroporto tivesse que ficar com as portas cerradas o dia inteiro. Mas no dia 23 já estava tudo normalizado e, apesar do aviao ser super pequenininho (tamanho ônibus, hehehe), o vôo foi super tranquilo.
No dia seguinte, dia 24, nossa primeira ida foi ao supermercado para comprarmos coisas para a ceia. Na Catalunha nao é costume comemorar a ceia de Natal no dia 24 à noite. Mas como essa é minha tradicao, dia 24 à noite namorido e eu sempre fazemos algo especial para a janta (junto com meus sogros), e dia 25 ao meio-dia meus sogros fazem um almoco especial no apartamento deles, reunindo toda a família.

Tive que parar de tirar fotos no supermercado (um atendente nada gentil me chamou a atencao), mas nao é incrível a quantidade de presuntos diferentes pendurados aí? E o preco pode variar muuuuuuuito, dependendo da regiao, da alimentacao que o porco recebeu, e afins.


A árvore de Natal na casa dos meus sogros

... e a flor do Natal: ponsetia

Para essa ceia de Natal eu fiquei incomodando namorido que eu queria porque queria um peru. Como ninguém nunca tinha assado um peru na casa dele, ficamos totalmente na dúvida. Até que ele achou uma rotisseria que já vendia o peru pronto, recheado, assadinho no forno. Santo namorido! Assim, encomendamos o peru para a ceia. Infelizmente a farofa acabou ficando em Aachen, mas nao dá para se ter tudo na vida, hehehe.

O peru sendo destrincheirado. Na foto nao dá para ver, mas ele era muuuuuuuuito grande, e nao havia travessa que coubesse o dito cujo. Entao minha decoracao com pêssegos e cerejas fica para uma próxima vez :-)

E tchan-tchan: em quatro pessoas acabamos com o peru! Tá, brincadeirinha: nós comemos 1/4 do bicho inteiro. O resto foi desfiado e transformado ou em salpicao para a noite do dia seguinte, ou acondicionado no freezer. E haja peru!


No dia seguinte, almoco de Natal. Comecou às 14h30, terminou às 18h.
Antes de irmos para a Espanha, namorido e eu ainda havíamos dado uma passadinha em Aachen numa loja de produtos irlandeses para comprar christmas crackers e no Deutsche Bank, que têm produtos da Harrods, para comprar christmas pudding pronto. Minha sogra inglesa adorou, e nós também :-)
Christmas crackers ou bon-bons: espécie de tubo embrulhado em papel de presente. É sempre aberto entre duas pessoas. Cada uma puxa de um lado até que o embrulho 'explode' (há um pouco de festim nas amarras do pacote). Dentro há um pequeno presentinho e uma coroa de papel.
Christmas pudding é uma espécie de pudim (na verdade, parece com pudim de pao) com frutas secas dentro e que é suuuuper pesado! Normalmente comido junto com custard (creme de baunilha quente).

Christmas-Cracker...

... e Kira, a gata da família, achando que tinha direito a um também, hehehe.


A mesa pronta com os aperitivos para o almoco. Quando chega o prato principal, já está todo mundo tao satisfeito que, ano que vem, provavelmente vamos ficar só nessa primeira parte :-)


O Christmas pudding sendo esquentado no microondas...

... e desenformado.

O custard feito pelo meu cunhado (algo tinha que ser feito em casa, hehehe)

Christmas pudding com muito custard :-) Meia colher de sobremesa = 40 milhoes de calorias :-)

E, para arrematar tudo, torrones, que nao podem faltar nunca na comemoracao natalina da Espanha.

No dia 26, também conhecido como o segundo dia de Natal, fomos almocar na casa do meu cunhado (que também usa a data para comemorar o pré-aniversário e convidar a família inteira): mais comilanca a tarde inteira!

No dia 27, namorido e eu decidimos aproveitar o dia, que estava frio mas com um céu azul maravilhoso e fomos para Montserrat, indo em seguida para Manresa para encontrar amigos e irmos no meio do nada (literalmente) para almocarmos. Mas isso eu conto amanha :-)

9 comments:

Camila said...

Menina, depois desse banquete todo, dá pra pra hibernar pelo resto do inverno... ;-)
Feliz 2010 pra vcs!!!

Anonymous said...

e o q tem dentro do christmas crackers? a embalagem é super bonita... e o q é o prato principal? estranho pensar que nem todos tem o peru como símbolo da ceia de Natal, em Portugal o prato principal de Natal é bacalhau... o q de certo modo é estranho por ser o prato típico deles o ano todo hehehe... Feliz 2010!!!!! bjinhos, Mí

Silvinha said...

Quanta comida!!! Adoro ver uma meia cheia assim :)

E a foto dos presuntos?? Adorei! Sempre fico olhando esses presuntões, hahaha (vc ja experimentou o San Daniele? é italiano, delicioso!)

Fou super querido vcs comprarem os Christmas crackers e o pudding pensando na sua sogra :)

Beijos e feliz ano novo!

_+*Ælitis*+_ said...

Isso é que foi um Natal intenso, delicioso, pecaminoso de boa comida (essa custard matou-me)!

Feliz 2010.

Beijo meu ♥,

A Elite

Anonymous said...

Fiquei sem fome !! :-)

Feliz ano novo ;-)

Coisas de Ta said...

Aqui se come muito mesmo!
Esses dias eu não consegui manter minha boca fechada, entrei na dança e comi mesmo. rsrs

Bjus da Ta e um feliz ano novo

Katia Bonfadini said...

Angie, adorei saber sobre os Christmas Crackers, ver a foto do peru e dos torrones, quanta variedade!!!! Adoro essas entradinhas, às vezes até mais do que o prato principal!!!! Menina, eu queria ser mais ousada e ficar menos tímida na hora de tirar algumas fotos. Nessa viagem de férias, morri de vontade de fotografar algumas cenas do cotidiano no Cairo, dos pratos de comida etc, mas ficava meio sem graça quando tinha muita gente em volta... Também fiquei me coçando pra fotografar uma loja com centenas de tipos de queijos em Paris, mas me contive. Por isso me identifiquei com seu relato sobre a foto dos presuntos!!!!! Te entendo perfeitamente!!!!! Beijão!

arlete soffiatti said...

Oi, Angie,
Que familia multinacional!!!
Me corrija se estiver errada.Você é brasileira, seu marido é...
Voces moram na Alemanha, seus sogros moram na Espanha, seu cunhado tambem. Sua sogra é irlandesa. E seu sogro? Se ele é Alemão, por que moram em Barcelona?
Me esclareça, a curiosity killed the cat.

Silvia Oliveira said...

Hahahaha! Adorei o peru desossado! =)