Sunday, January 10, 2010

Manresa & Gaià

* Peguei o maior gripao, meu nariz tá que é uma maravilha :-) Culpa do escritório, que se parece com kindergarten: vai um trabalhar doente, na outra semana, todos estao! :-)
* Essa semana andei com meu nariz (pingando) no meio dos livros: tenho que terminar um trabalho até sexta-feira dessa semana para o MBA, entao haja neurônios funcionando!
* Entrei com o meu pedido de visto para a Índia. Aliás, eu nao sabia que precisava de visto para viajar como turista para lá (a viagem é para estudos, mas como é só por uma semana, o visto de turista também tá valendo). O incômodo é ter que mandar o passaporte, por correio, para a empresa que cuida do visto na Alemanha. Sensacao estranha colocar meu passaporte querido dentro de um envelope e confiar nos correios. Mandei registrado, mas mesmo assim, dá um friozinho. Será que o verei novamente? :-)
* Nevou ontem e hoje por aqui. Olhando pela janela, o mundo está branquinho, branquinho :-)
* Em maio namorido e eu vamos conhecer a Islândia e viajar por duas semanas por lá. Comecamos a preparacao essa semana: compramos alguns guias (alguns novos e um usado de um colega de trabalho dele), mapas, e agora estamos checando precos de passagens áreas e aluguel de carros. Dá um trabalhao, mas eu adoro essa fase de preparacao pré-viagem :-)

********************************************************

E agora continuacao do meu relato das férias de Natal. A propósito, o ministério da saúde adverte: se você tiver algo contra comilancas, nao continue lendo esse post! Alias, o ministério da saúde adverte: se você tiver algo contra comilancas, nao continue lendo esse blog, hahaha :-) E, sim, a autora se exercita regularmente, e sim, a autora emagreceu UM QUILO E MEIO durante as festas! Como? Resposta só no final da saga 'Natal na Catalunha' :-)

Depois da visita de Montserrat, fomos a Manresa encontrar um casal de amigos para sairmos para almocar (nao antes das 14h, obvio!).
Manresa foi uma das primeiras cidades que conheci depois de Barcelona, visto que um dos melhores amigos de namorido mora nela. É uma cidade super antiga, datando de 889.

Tirei essas fotos...

... do carro mesmo :-) Esse prédio é conhecido como a Santa Cova (acho que é esse o nome...), onde Inácio de Loyola ficou durante sua estadia em Manresa em 1522 (fazendo da cidade um centro de peregrinacao católica)


Chegando no apartamento do amigo de namorido, uma supresa: a mae da esposa dele sabia que viríamos e preparou uma fornada de rosquillas especialmente para nós, ainda quentinhas e com um leve sabor de anis na massa - que faz elas serem simplesmente divinas! Dona Carmen, suas rosquilhas sao nota 10 com louvor! Adoramos a surpresa, obrigada! :-)


Do apartamento deles, fomos em direcao ao restaurante que fica, literalmente, no meio do nada (uns 20km de Manresa): Restaurant Gaià, em Gaià (naturalmente, hehehe). Normalmente a regiao é super seca e com pouco verde, mas o lugar onde ficava o restaurante era belíssima, com muito, muito verde ao redor!


A cidade de Gaià: a igreja...

... o restaurante, e do lado (nao aparecendo na foto), a prefeitura. E é só! :-)


O restaurante no segundo andar, com janeloes por toda a parede


E a comilanca: como aperitivo, uma tábua de frios. Bull (pronunciado 'bui', que é essa linguica mais larguinha) que eu particularmente nao como mas disseram que estava uma delícia, além de fuet (que é uma espécie de salame feito de carne de porco - é o mais branquinho) e xoriço (com cor alaranjada)


E, para acompanhar, nao podia faltar um prato super típico da Catalunha: pa amb tomàquet (pao com tomate - instrucoes de uso já explicadas aqui) com o típico all i oli


De prato principal, nós fomos de entrecot, que veio numa porcao absurda (isso tudo era só para duas pessoas) e que, feito na brasa, estava simplesmente divino!


Para acompanhar os pratos, mongetes [feijao branco] e cornes [que é uma espécie de torresmo - gordura pura, e que passou bem longe do meu prato. Mas que parecia super crocante, lá isso parecia :-) ]

E, óbvio, depois de tantos salgados, a sessao docura nao podia faltar: alguns foram de mel i mató [queijo branco coberto com mel feito na regiao]

Mel i mató de pertinho :-)

Outros foram de profiterols - que, nessa foto, parecem gigantescos, mas nao eram tao grandes assim (né, namorido? Hehehe)

E eu fui com o tradicional flan, que nada mais é do que o nosso pudim de leite :-) E, nao, esse chantilly ali do lado foi descartado e foi parar ligeirinho no prato de namorido :-)

Para encerrar tudo , um tallat para namorido (em catalao pronuncia-se 'taiat') ou un cortado (em espanhol): café expresso com leite

Para mim, un cafe sol (em catalao) ou un cafe solo (em espanhol): café expresso, ou o famoso cafezinho (ou cafezinho nao é café expresso? É ou nao é?)

E, de pança cheia, voltamos para Barcelona (mais precisamente Premia de Mar) para a casa dos pais de namorido :-) Porque a sessao de festas na Espanha é assim: comida, muita comida :-)

9 comments:

Anonymous said...

aiiiiiiii q fome me deu agora... torresmo é tri bom... e profiteroles é fantástico... e as rosquinhas estão me fazendo babar de vontade... ok, foi tortura completa... uma ótima semana pra vcs!!!! bjinhos, Mí

Silvinha said...

Adorei as fotos! Que cidade encantadora (e, claro, unhhhh, salame).

Que querida a dona Carmen! As roscas parecem deliciosas :)

Melhoras!!!

Beijo

Ana Rosa said...

Eu que só de ler o seu post já engordo, não poderia passar por esses banquetes todos!!! bjs

Live from Germany said...

Menina, que delícia!!! Sem contar as fotos da cidade sao lindas! Que lugar maravilhoso!!
Índia, Islândia? Que delícia ir pra lugares tao diferentes!! Boa viagem e, espero que seu passaporte volte rapidinho, intacto e com um super visto!!

Katia Bonfadini said...

Angie, Manresa é uma gracinha, cheia de história!!!! Também adorei as rosquillas da Dona Carmen... parecem bastante saborosas e quentinhas na foto! E a comilança, que delícia! Acho que comer é uma das coisas mais gostosas da vida, ainda mais se estivermos acompanhados de pessoas queridas! Também adoro essa fase de preparação pós-viagem: pesquisa, mapas, trajetos possíveis, compra de passagens, etc. Tenho um amigo que já foi à Islândia e as fotos dele de geisers e outras paisagens naturais são fantásticas!!!! Acho que vocês vão adorar a aventura!
Beijos e uma ótima semana!!!!

_+*Ælitis*+_ said...

Well, por onde começar?

1/melhoras!!
2/engordei um quilo so de olhar para as comidas e doces deste post
3/eu sentiria o mesmo que tu, de ter o passaporte nas mãos do correio. meu passaporte é a minha maior riqueza :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Ellen said...

Que comilança delisiosa, heim.
Somos frequentadores e parabens seu Blog !!
Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
www.viagemafora.blogspot.com
Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
um grande abraço
Antonio & Ellen

Anonymous said...

Oi, estou viajando em agosto com meu marido e faremos 10 dias na regiao de barcelona,
. Das cidadizinhas que vc visitou , o que vc recomenda?

Joaninha Bacana said...

Oi!
Se vocês decidirem ir para a Costa Brava (2 horas e pouco de viagem de Barcelona), a praia mais autêntica é Cadaqués - um verdadeiro refúgio da onda de turistas da regiao. No caminho dá para dar uma parada em Girona - as casas a beira do canal (ou rio? Nao lembro!) sao muito legais!

Se vocês gostam de vinho, nao deixem de ir na regiao de Priorat - delícia, além da regiao ser linda!
http://joaninhabacana.blogspot.de/search/label/Espanha%20-%20Priorat

E um passeio muito legal, pertinho de Barcelona, é a montanha de Montserrat:
http://joaninhabacana.blogspot.de/2010/01/montanha-de-montserrat.html

Espero que tenha ajudado :-)
Beijocas, Angie