Monday, January 18, 2010

Último capítulo do Natal na Catalunha - tava mais do que na hora :-)

Com a correria de trabalhos para o MBA (que, aliás, ainda tenho três por entregar) meu blog ficou meio de escanteio. Mas tô de volta, e com o último capítulo da sessao de Natal na Catalunha :-)

Na segunda-feira, dia 28 de dezembro, decidimos ir até Montjuic. Sempre que vamos visitar a família de namorido eu aproveito para matar a minha curiosidade por mais uma atracao de Barcelona. Dessa vez eu queria porque queria ir até Montjuic (principalmente por ter sido várias vezes mencionado nos livros A Sombra do Vento e The Angel's Game - e eu adooooro visitar lugares mencionados em livros que já li) e no MNAC (Museu Nacional de Arte da Catalunha - Patricia, adivinha de que blog eu tirei essa dica? E viva o Turomaquia, hehehe :-) ).

Comecamos pelo Montjuic (morro (ou montanha ou colina?) de 173 metros localizada na parte sudeste de Barcelona). Subimos de carro até o mirante, do lado do hotel Miramar, onde admiramos a vista. Há um café /restaurante que deve ser super legal no verao! Mas, com o inverno e o friozao que estava fazendo, estava fechado (pelo menos no horário que chegamos).

O café/restaurante tem uma vista fantástica da cidade!


Do lado do restaurante Miramar fica o primeiro teleférico da colina que vai de Montjuic até a Torre Jaume I (onde fica, aparentemente, outro restaurante).

Do lado esquerdo dá para ver os cabos do teleférico e, mais ao fundo, a Torre Jaume I.

Mais para a direita, a vista do porto

Continuando a subida do Montjuic, paramos num estacionamento e fomos uma pequena parte a pé mesmo (depois da comilanca das festas, nada como um pouco de exercício). Subindo pelas escadas avistamos outro teleférico passando por cima das nossas cabecas - uma alternativa para chegar até o topo é pegar o funiculaire (que fica na estacao de metro Paralell) e depois o teleférico).

Olha ele aí!

No fundo, bem lá no fundo, no cantinho direito...

... a Sagrada Familia!

No topo fica o Castelo de Montjuic datado do século 17. A fortaleza serviu como prisao principalmente para prisioneiros políticos da época do general Franco. Para a Catalunha, o castelo é um símbolo de repressao onde várias pessoas foram torturadas e algumas executadas (como, por exemplo, o líder nacionalista catalao Lluís Companys i Jover). Conforme namorido, o castelo ainda pertence ao poderio militar espanhol, mas o estado da Catalunha está tentando que o Castelo de Montjuic faca parte do asservo de história da regiao.



Tô branca que nem cera, e com sorriso congelado, mas é que tava friiiiiiiiio!!! :-)

Gramado do Castelo de Montjuic

Uma das entradas para o pátio interno: parece que a tristeza da tortura e da repressao ainda está impressa nas paredes...

Depois do Castelo de Montjuic, descemos em direcao ao Estádio Olímpico Lluís Companys (lembra que acabei de falar dele?) construído para as Olimpíadas de Barcelona em... 1929? Como assim? Eu me lembro das Olimpíadas de Barcelona, nao pode ter sido em 1929! Mas, vivendo, aprendendo (principalmente com um marido catalao do lado, e wikipedia do outro, hehehe): o estádio olímpico foi construído em 1929 com a idéia de abrigar uma versao anti-fascista das Olimpíadas de Berlin, que se realizariam em 1936. Só que daí, com a Guerra Civil Espanhol, e com Franco sendo fascista, acabou-se o que era doce e a olimpíada anti-fascista, é claro, acabou nao acontecendo. O estádio ficou abandonado por algumas décadas até ser renovado e usado como sede dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 (eu sabia que eu nao era tao velha assim, hehehe). De qualquer forma, o que eu queria contar é que, no caminho para o estádio olímpico, paramos para tirar a foto de uma estátua que eu gostei:

Eu achei que era um monumento para a paz, ou para a solidariedade, ou para a confraternizacao. Quando falei minhas idéias para namorido, ele caiu na risada: a estátua simboliza uma danca típica da Catalunha chamada Sardana!!! Como que eu nunca ouvi falar disso? :-)


Vista do Estádio Olímpico Lluís Companys por fora...

... e por dentro (com o gramado em trabalhos de manutencao)

As arquibancadas com...

... cadeiras e mais cadeiras (65.000, para ser mais exata)


Mais abaixo do estádio olímpico fica o Palau Sant Jordi, que hoje é usado como palco de inúmeros eventos

Árvoes estilizadas na frente...

... do Palau Sant Jordi.

Essa torre branca do lado direito é uma torre de telecomunicacoes, e o design super bacana é de Santiago Calatrava - arquiteto, escultor e engenheiro estrutural mega famoso - eu nao sabia que a estacao de trem (de TGV) de Liege foi concebida por ele também! E, nao, ele nao é catalao: é de Valência mesmo :-)

Seguindo o passeio, fomos no MNAC ou Museu Nacional de Arte da Catalunha (que eu estava louca para conhecer desde que vi a foto do Palau National no site do Turomaquia).

MNAC: de ladinho e ...

... de frente.

O detalhe: eu nao tinha me informado antes dos dias e horarios de abertura (falha total!), e tchan-tchan-tchan: segunda-feira ele nao abre!!! Raiva!!! Mas aproveitamos para curtir a vista e tomar um cappuccino no café ao lado.

A vista

E as cadeiras modernosas...

... do café ao ar livre (preciso dizer que estava frio pra burro? Mas com o café e a vista, deu para encarar :-) (antes que alguém pergunte, a perna da esquerda é da mamis de namorido :-) E, nao, eu nao gosto de croissants: eu só comi um cookie :-) )


Com o museu fechado, decidimos que voltaríamos no dia seguinte para apreciá-lo por dentro. Mas, no dia seguinte, o que aconteceu é que nao saímos da cama: nao sei o que causou, mas pegamos uma super infeccao intestinal e foi piriri por cima e por baixo. Oh meus sais, fazia tempo que meu estômago nao tinha se revirado daquela forma. Entao, nada de visitar museu: namorido e eu ficamos de cama mesmo. O saldo bom da história? Mesmo depois de toda a comilanca, emagreci um quilo e meio! Porque nao há mal que venha para bem, hehehe :-)
Na quarta-feira voltamos para Aachen, e tchau-tchau museu: vai ficar para a próxima :-)

7 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! ah, que saudade de barcelona... cidade incrível! bjs, querida!!!

Unknown said...

Olá Joaninha Bacana,
Eu anotei todas as suas dicas para minha viagem a Barcelona com o maridão em junho. Adorei conhecer o seu blog.
marciasovik.blogspot.com

Katia Bonfadini said...

Angie, amei as cadeiras modernosas e cheias de estilo do museu, lindas!!!! Ah, que delícia de passeio e eu me transporto pra lá também ao ler seu texto! Eu estive em Barcelona há 14 anos e não lembro de muita coisa, mas tenho uma foto na frente da estátua que simboliza a danca típica da Catalunha. Suas fotos estão ótimas e nem parece estar tão frio, cadê as suas luvas na foto????? Ai, que vontade de voltar a Espanha e conhecer cada cantinho que você mostra aqui! E os preparativos para a Islândia, como vão???? Beijos!

Silvinha said...

Super post, Angie :)

Adorei conhecer mais um pouquinho de Barcelona através das fotos de vocês. Realmente, a ditadura de Franco marcou a Catalunha em especial. Montjuic foi p/ minha lista de futuros passeios!

Beijo!

Anonymous said...

lindas fotos!!! bjinhos, Mí

Tiquinha Bacana said...

Um dos lugares que eu ainda vou conhecer é a Espanha... e com uma amiga tão viajada, vai ser moleza pegar as melhores dicas! rsrsrsrs
As fotos, para varias, estão incríveis! Ah, eu adoro croissant... apesar de ser pura banha e farinha, adoooooooro! :o) Beijão

Patricia de Camargo said...

Angie, obrigado por citar o Turomaquia!