Monday, February 1, 2010

Frango Empanado com gergelim e verduras

Eu nao tenho paciência nenhuma para cozinhar (mais de 20 minutos já passa a ser tortura) mas de vez em quando me bate a inspiracao e eu vou para as panelas. Como no dia de ontem :-)

A receita escolhida foi do livro Wok - mehr als 100 Klassiker und Trend-Rezepte da editora Zabert Sandmann. Fiz algumas adaptacoes por falta de ingredientes, mas tanto namorido como eu aprovamos :-) O que nós nao aprovamos foi a bagunca da fritura: quanta sujeira!!! Entao a receita provavelmente nao vai ter repeteco, ou será adaptada (ao invés de fritar o frango, vou deixar marinando o dito cujo e depois grelhar). Veremos :-)

Ingredientes:
1 clara
150 gr de farinha
30 gr de maizena (eu nao tinha, entao coloquei a mesma medida em farinha mesmo)
2 colheres de sopa de fermento em pó
sal e pimenta
8 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
7 colheres de sopa de molho de soja
5 colheres de sopa de sake
500 gr de peito de frango (eu usei de peru)
300 gr de cenoura
2 talos de cebolinha verde
250 gr de broto de soja
2 colheres de sopa de gergelim
óleo para fritar

Modo de fazer:
Bater a clara em neve. Numa outra tigela, misturar a farinha, a maizena, o fermento, sal e pimenta e juntar 200ml de água na mistura. No final, misturar delicadamente junto com a clara em neve, e juntar as 6 colheres de sopa de óleo. Deixar essa mistura descansar por 30 minutos.


Ralar o gengibre e misturar 2 colheres de sopa de soja e 2 colheres de sopa de sake (aqui eu misturei a quantidade completa que estava listada nos ingredientes e tive que fazer tudo de novo - mas pelo menos nao ralei o dedo, hehehe). Colocar a carne nessa mistura e deixar marinando num pote fechado enquanto se prepara o resto.

Rala, rala, todo dia, que alegria! :-)

O gengibre esperando ansioso..

... pelo banho de sake.

Gengibre, sake e molho de soja juntinhos

Descascar as cenouras e cortar em tiras fininhas. Lavar a cebolinha verde e cortar em lâminas também. Lavar o broto de bambu e deixar escorrendo (agora me dei conta que nao lavei!!!)

Esquentar uma panela wok e colocar 2 colheres de sopa de óleo. Juntar a cenoura e a cebolinha verde e deixar refogando. Juntar o resto do molho de soja (5 colheres de sopa), o resto do sake (3 colheres de sopa) e 3 colheres de água. Deixar cozinhando por 5 minutos e aí juntar o broto de soja. Assim que juntar, deixar cozinhar bem pouquinho e já retirar do fogo (para que o broto continue crocante).

Nesse meio tempo (se tiver alguém para auxiliar - e, nao, eu nao empresto namorido, hahaha), passar os pedacos de frango (no meu caso, peru) pela massa (que já está bem descansada) e colocar gergelim por cima. Fritar numa panela com óleo até que eles estejam bem fritos (por dentro e por fora) - na verdade, eu sou uma anulidade em fritura e quem fez essa parte foi namorido. O único cuidado é ter certeza que a carne está bem passada também por dentro.


E voilá: frango empanado com gergelim e verduras (ou Backhähnchen mit Sesam und Gemüse). Totalmente aprovado pela cozinha da Joaninha :-)

11 comments:

Silvinha said...

Uau, que prato lindo! Super inspirada dona Joaninha :)

Beijo!

Katia Bonfadini said...

Angie, sou como você! Não tenho paciência nenhuma pra cozinhar e minha cozinha é minúscula. E fica um forno nesse verão escaldante do Rio!!!! Parabéns, seu prato ficou lindo e com jeito de ser uma delícia!!!!!! Amei a decoração do prato!!!! Beijos!

Marcia Søvik said...

Nossaaaa...ficou com uma cara ótima!!!Parabéns!!
Bjs

Mary said...

O visual é que abre o apetite: ficou caprichado!

Tiquinha Bacana said...

Nossa, ficou com uma cara deliciosa! E olha que eu não como carnes, só peixe! O prato ficou lindo, parece de restaurante! Taí! Vocês já têm uma segunda profissão, hehehehe. Beijoks

Juci said...

Oi Angie,
Menina seu blog continua bombando hein...hehe
O meu esta meio as moscas. Estou ficando doidinha com o "fim" do meu doutoramento. Entre aspas pq vejo que tem MUITA coisa ainda pra fazer...ai ai ai
Bjao
Juci

Anonymous said...

bah... parece delicioso... bjinhos, Mí

Juh said...

Oie =O)

Passando pra dar um oi e dizer que tá um rolando um sorteio lá no Talktojuh! Não fica de fora heim!!!

=********

Anonymous said...

não sei lidar com o farmville do FACEBOOK....
O PRATO PREPARADO FICOU MUITO APETITOSO, MAS ACHEI COMPLICADO PARA FAZER.....
até parece que eu cozinho... hehehe
Fernanda,vai tentar fazer.... depois te conto....
beijocas
camininha
( e o calor não desiste)

Patricia de Camargo said...

Vou fazer, depois te conto! Ótima receita!
Beijos

Silmara F. said...

Adorei seu blog. Estou te seguindo. Visite os meus...
Sucesso...