Tuesday, February 23, 2010

Vivendo e aprendendo...

No meu trabalho eu tenho um colega da China. Dia desses, ele trouxe algumas guloseimas para festejar o aniversário, como rolinhos da primavera fresquinhos e quentinhos, feitos pela esposa dele (maravilhosos!!!). Entre as guloseimas, estavam também uns tijolinhos coloridos que ninguém sabia exatamente o que eram.


No meio da celebracao, ele teve que sair da sala para uma reuniao. Nesse meio tempo, nosso trainee resolveu experimentar um dos tijolinhos. Assim que ele desembalou e colocou o tijolinho inteiro na boca, ouvimos ele falar de boca cheia: 'ai minha nossa, parece que eu estou comendo areia do playground!'. Com esse comentário, ficamos extremamemte curiosos para saber que doce era aquele - e, sim, eu também experimentei metade e foi sensacao de areia total! Quando nosso colega chinês voltou da reuniao, ele deu muita risada: o doce é feito de arroz glutinado (traducao livre de glutinous rice) e, depois de passar por um tratamento, a consistência passa de grudenta a areiosa. O tchan do doce, conforme ele, é colocar pedacinhos minúsculos na boca e deixar o gosto tomar conta devagarinho. As diferentes cores sao diferentes sabores (por exemplo, o rosa é um sabor de flor (nao lembro o nome), o cinza era gergelim, etc).
Eu experimentei do jeito que ele disse (pedacinhos minúsculos de cada vez) e a degustacao do doce foi completamente diferente, uma delícia!!!


Vivendo e aprendendo... :-)

8 comments:

Mary said...

Adoro conhecer outras culturas e suas culinárias: o planeta Terra como um todo tem muito a nos ensinar! Bjo

Silvinha said...

Deve ter sido muito engraçada a reação dele ao ver o seu colega colocando o tijolinho inteiro na boca!

Doce interessante :)

Beijo!

Katia Bonfadini said...

Angie, adoro essas guloseimas exóticas!!!! Com certeza eu provaria esse doce!!! O Marcelo já trabalhou com alguns japoneses e trazia pra casa biscoitinhos e balas de sabores inacreditáveis! Eu provava tudo, claro, sou super curiosa!!!!! Gostei da consistência arenosa, rsrsrsrs! Beijão!!!!

Dona Flor said...

Angie, já me preparo para vir ao seu site e dar de cara com alguma comida gostosa! hahahaha
Eu sou péssima para experimentar coisas novas, estou aprendendo isso aqui, mas algumas comidas ainda não são para o meu paladar e comida japonesa e chinesa eu raramente como. Doces eu nunca tinha visto! :)
Beijos!!

Claudia Pimenta said...

oi angie! que incrível, hein? cada cultura tem mesmo os seus mistérios... e segredos! bjs, querida!!!

Mauoscar em Delawhere?! said...

Angie!! Os Doces asiaticos sao terriveis!! Doces bons e gostosos sao os dai da Alemanha!!
Quando a gente estava em Cingapura, comprava um Bolo a aparencia era maravilhosa, uma verdadeira obra de arte, mas o sabor era bem decepcionante!!

Btw a Flor que eles geralmente usam para fazer essa sobremesa de arroz é a flor de lotus!

Márcia Cobar said...

Nada melhor que boas dicas de locais! Interessante o docinho, imagino que seja bem sutil!
Bjim!
Marcia

Ellen said...

Como é bom poder viver outras culturas né !? Adoramos isso !!!
Bjs