Tuesday, March 2, 2010

Série Dresden - capítulo 1

Tudo comecou com a preparacao da viagem :-) Eu nao tinha a mínima idéia do que visitar em Dresden, entao fiz uma pesquisa antes. O que me ajudou enormemente foi o post do Oscar sobre Dresden (que, coincidentemente, ele publicou exatamente na semana antes da nossa viagem - foi ótimo, Oscar!) e dicas da Márcia, atual moradora de Dresden e com quem tivemos o prazer de tomar um cappuccino na manha de domingo - mas isso eu conto depois :-) Além disso, tirei xerox do meu guia da Alemanha (Folha de Sao Paulo) e fui lendo no aviao :-) Aliás, isso eu aprendi com uma amiga minha (Mí O., você é pura sabedoria, hehehe): se a cidade a ser visitada está no guia, mas sao só algumas páginas, para que levar o guia inteiro pesadao? Tira-se xerox e leva-se a cópia, que pode ser dobrada, amassada e triturada, além de nao ocupar peso na mala nem na ida, nem na volta (até porque, na volta, ela vai parar no lixo mesmo :-) ).

Na semana antes de irmos também dei uma olhada para ver como podíamos visitar a ópera de Dresden por dentro. Uma das possibilidades é através de visita guiada (normalmente acontece uma vez por dia). Liguei e perguntei se precisava reservar, mas nao, era só aparecer na hora marcada e pronto. Depois que eu desliguei, comecei a futricar um pouco mais e vi que havia espetáculos (e ingressos disponíveis!) para atracoes na sexta e no sábado. No sábado era a ópera Die Walküre (5 horas de duracao... sem chance!). Na sexta, ballet 'A Bela Adormecida': ebaaaaaa, é esse! Liguei para namorido, ele concordou (3 horas de ballet, tadinho!), e compramos os tickets.

Chegando em Dresden sexta-feira de tardezinha, fomos direto para o hotel tomar um banho, nos arrumar, e ópera para que te quero :-) O ballet comecava as 19h, entao chegamos um pouco mais cedo para dar uma circulada no prédio :-)

O lounge do nosso hotel: adorei o reflexo do lustre na mesa de vidro. O champagne foi 'de grátis' para nos recepcionar :-)

Detalhe do banheiro do nosso quarto: achei uma graca o leque no papel higiênico, hahaha :-D


E do hotel para a ópera: hall de entrada...

... levando para os corredores...

... que levavam até a porta 'F' onde ficava a entrada para os nossos lugares.

E, tchan-tchaaaan: a ópera por dentro. Linda, linda, linda!

Detalhes da lateral...

... e do lustre que era enoooooooorme!!!

Detalhes do palco, com a cortina ainda fechada

E um close na iluminacao...

... assim como nas poltronas, que eram de veludo vermelho e com um saída de ar (bem discreta, nada de cabelos ao vento, hahaha)

Na frente do palco, no fundo, a orquestra...

... pronta para executar 'Dornröschen'.


O ballet foi lindíssimo, com um cenário e um figurino maravilhoso! Agora, como todo ballet clássico era também, como direi, um pouco kitsch. Quando o corpo de baile masculino entrou no palco saltitante, vestindo uma malha cor rosa-bebê, eu achei que namorido nao ia aguentar e cair na risada :-) Mas, ele se aguentou sim, e resistiu bravamente as três horas de ballet :-) Foram três atos com duas pausas de 20 minutos. Na verdade, o terceiro ato foi somente o casamento da Bela Adormecida com o príncipe, e tanto namorido como eu já estávamos cansados. Mas os dois primeiros atos foram maravilhosos!!!
[Dornröschen. Producao: Aaron S. Watkin e Francine Watson Coleman. Coreografia: Aaron S. Watkin conforme Marius Petipa (1890)] A música de Tschaikowsky era lindíssima, e minhas bailarinas preferidas foram a fada (Britt Juleen)e a fada má (Ana Presta), assim como o bailarino-príncipe Guy Albouy (que deu um show!!!).

Nas pausas perambulamos pelo prédio...

... descobrindo detalhes e...

... documentando tudo com a minha câmera pequena digital que cabia perfeitamente na minha bolsinha :-)

E, claro, uma boquinha no restaurante no porao da ópera...

... sanduíche de presunto com tangerina. Na foto, parece de plástico, mas estava gostoso :-)


Terminado o ballet, como nao havíamos jantado, resolvemos fazer mais uma boquinha no café em frente. Namorido foi de tábua de queijos, eu comi um pedaco de torta salgada de cebola (Zwiebelkuchen).

Detalhe da decoracao do café

Tábua de queijos de namorido :-)

7 comments:

Silvinha said...

Amei conhecer a Semperoper por dentro, Angela, não chegamos a assistir nenhum espetaculo nela. Linda!

Agora vocês precisam conhecer a Staatsoper de Berlin :)

Beijo!

mary said...

Angie, a viagem de avião foi pior que a nossa aquela vez?
Maravilhosa esta tua noite de Cinderela, só faltou perder o sapatinho, (nº 33 ) na escadaria.É é obvio para que o namorido encontrasse...Beijos mary

Katia Bonfadini said...

Angie, que legal a ideia da sua amiga de fazer cópias xerox ao invés de levar o livro todo! Ótima dica!!! E que lindo o lugar onde vocês assistiram ao ballet!!!! Parabéns pra namorido que resistiu bravamente às 3 horas de espetáculo! Acho que Marcelo não aguentaria e eu, apesar de gostar de ballet, penso que estaria satisfeita depois de uma hora e meia, hehehehe! Ah, adorei esse prato de queijos, adoro queijos e ach que pediria o mesmo! Já estou ansiosa pela parte 2! Beijão!

SandraM said...

Angie, curtindo aqui Dresden através de voce. Como sempre textos e fotos deliciosas. Mas ói, vc subiu no palco para tirar a foto da orquestra???
Que venha o cap. II :)

Mi said...

adorei conhecer a opera por dentro, que ate hj nao fui!! =) nossa, um luxo só! mas acho que eu teria dormido nas 3h de ballet! haha bjs!

Márcia Cobar said...

Angie querida!
Arrasaram com as fotos, lindissimas! Como moradora de Dresden, preciso urgentemente me enveredar pela Semper Oper!
Adorei nosso cafezinho querida! Espero que possamos tomar outros!
Bjim
Marcia

Oscar said...

Angie, que engraçado eu também sempre apenas levo o xerox da parte que vamos visitar conosco. Evitando o peso e deixando o guia bem conservadinho!!
Bem a opera por Dentro é realmente lindissima nem parece que aconteceu a enchente de 2002 que a agua chegou a quase 2 metros de altura no centro de Dresden.
Próxima vez que for a DD vou me programar certinho para pelo menos visitar a ópera na visita guiada.
Quero ver os outros Posts!!
Bjo