Monday, March 29, 2010

Série India - capítulo 4

Na terca-feira, no caminho para a universidade, tirei algumas fotos de uma feira que acontecia no nosso caminho. O detalhe sao as vacas, sempre presentes, comendo as sobras na rua.

Adoro os tuk-tuks :-)

No trânsito caótico achei uma graca a sinaleira de pedestres :-) E, nao, ninguém pára para pedestre passar nao, hehehe.

Bangalore é uma cidade de muitos moradores (8 milhoes de habitantes, para ser mais exata - grande parte devido ao boom na área de servicos, como IT e call centers), mas a infraestrutura nao acompanhou o ritmo frenético de crescimento dos últimos 20 anos. O que me impressionou é que, mesmo sendo uma cidade com tantos contrastes, a violência é mínima. Nao há problema de se caminhar a pé - nem de dia, nem de noite. Claro que, como turista branquelíssima, eu nao me animaria a pegar um tuk-tuk sozinha. Mas me senti relativamente segura o tempo todo. Grande parte disso se deve as áreas de treinamento militar na cidade que também poe ordem em tudo. O único porém relativo a seguranca sao as precaucoes que a cidade toma para evitar que haja um ataque terrorista como o de Mombai. Qualquer carro que entrasse no nosso hotel, por exemplo, era checado com espelhos (parte de baixo) e o porta-malas era revistado. Também para acessar o lobby do hotel era necessário passar, sempre, por um detector de metais tipo como o dos aeroportos. Aliás, por falar em aeroporto, a viagem de volta também deu um medinho. Ele é guardado por policiais com metralhadoras e, até para entrar no saguao do aeroporto, é necessário mostrar a passagem! Mas, fora isso, super tranquilo :-)

Abaixo fotos da universidade onde tivemos aula. Os jardins eram muito bonitos, e a universidade já foi palco de um dos filmes de Bollywood :-)


A tarde o guia nos mostrou alguns trechos de filmes de Bollywood e explicou um pouco o roteiro standard (menina pobre se apaixona por menino rico (ou vice-versa) e passam por várias complicacoes até que, no final, tudo termina bem e a família aceita o dito (ou dita) cuja :-) ). Com muita danca, muita música, e muitas roupas coloridas :-)
Depois da sessao Bollywood, fomos passear no centro novamente. No estado de Bangalore, dia 16 de marco era dia de festejos do Ano Novo (cada estado festeja o Ano Novo num dia diferente...), e as pessoas estavam nas ruas comprando 5 presentes (ou presentes-símbolos) que seriam ofertados para amigos e familiares desejando boa sorte. Nao lembro mais quais eram os presentes, só lembro que um eram folhas de manga que se encontravam para vender, nesse dia, por toda a parte.




Depois de visitarmos a feira, voltei com a minha amiga para o hotel e piscina para que te quero (num calorzao e poeira daquelas, era um verdadeiro banho na alma!).
De noite, jantamos no hotel mesmo (Jamavar - um dos melhores restaurantes indianos da cidade com precos ótimos!).
Várias mesas do restaurante ficam do lado de fora, dando para curtir os jardins do hotel (sim, eu sei, a foto ficou horrível: a culpa é de namorido que nao estava lá, hehehe)

Petiscos cortesia da casa

Um Metrópolis martini - porque ninguém é de ferro :-) Mas, nas refeicoes mesmo, a gente tomou muito suco de fruta fresca que era uma delícia!

No menu, os precos nao eram em números mas escritos. Achei diferente :-)

Outra coisa que eu achei interessante é que pedíamos 3 entradas e 3 pratos principais e nós três ganhávamos uma porcao de cada coisa no prato (ao invés de cada um ganhar a sua porcao individual). Para quem gosta de experimentar do prato vizinho, é uma ótima pedida :-) Esteticamente, os pratos nao eram muito interessantes mas a comida era muito, muito deliciosa (apesar que minhas papilas gustativas tiveram que se acostumar com o nível dos temperos - uma delícia, mas que deixou algumas vezes minha boca em fogo, hehehe)

Entradas: Parupu Vadai (Lentil cake with handpicked flavoring spices), Chicken Chika e Paan aur Palak Ki Chat (crispy fried, hand torn leaves of betel and spinach laced with tamarind, mint chutney and yoghurt - esse era o feinho verde, que parece uma gororoba, mas o gosto era simplesmente diviiiiiiino!)

Salada sempre acompanhava - eu achei uma graca o limao, enrolado num paninho de filó, para nao lambuzar os dedinhos :-)

Prato principal: Muntaz, Eral Thokku (tiger prawn cooked in onion, tomato, ginger, green chilly and ground spices) e Nadan Kozhi Charu (country style chicken curry with roasted spice). De acompanhamento, arroz e naam -que nao saíram na foto :-)

Kulfi (Indian home made ice cream - mango). Tava muuuuito bom! No calor, era o que mais dava vontade de comer :-)

Minha amiga pediu um porcao de Kulfi e Gulab Jamun Bharwaan (golden fried milk cake soaked in rose water sugar syrup - doooooooce pra burro, mas bom!)

E, cortesia da casa, as sementinhas digestivas que eram uma delícia para beliscar!

2 comments:

Katia Bonfadini said...

Que delícia de post, Angie!!!! Viajei com vc! Menina, no Egito também dava medo dos policiais armados nos aeroportos e lugares turísticos e no hotel também tínhamos que passar pelos detectores de metais e deixar a bolsa na esteira pra passar pelo raio-x. E lá também tinha tuk-tuk, mas não consegui tirar nenhuma foto!!!! E suas fotos de comida? Lindas como sempre! Amei o detalhe das sementinhas digestivas, que coisa mimosa! Os jardins da universidade são lindos e que contraste com as ruas, hein????

Fiquei com água na boca ao ver esse sorvete de manga que parecia estar super cremoso... Aliás, eu adoro comida indiana desde que experimentei pela primeira vez em 1995! Tudo parece delicioso! Que viagem legal!!!! Bjs!

Silvinha said...

Que bonita a universidade! E que bom que o decorrer da viagem foi mais animador :)

Beijo!