Monday, October 18, 2010

Visitando Berlin em Setembro - Última Parte

No domingo tínhamos planejado ir a Potsdam visitar o castelo Sanssouci. Mas eu amanheci tao, mas taaaaao gripada, que decidimos visitar somente o memorial judeu, dar uma caminhada, almocar, e cair na cama novamente.

De manha, enquanto eu dormia, namorido foi dar uma volta pelos arredores do hotel, e aproveitou para tirar algumas fotos da Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche

O contraste do novo com o antigo

E por dentro!

Quando eu acordei, pegamos o metro até a estacao Potsdamer Platz onde seguimos a pé até o memorial judeu.

Estacao de trem Potsdamer Platz

Indo do Potsdamer Platz em direcao ao memorial, na Ebertstr., fica um prédio com uma arquitetura muito legal :-) Ele é o Competence Center for Medical Technology da Otto Bock, e é aberto (gratuito) ao público, e bastante interativo (adooooooro coisas interativas :-) ).

Competence Center for Medical Technology da Otto Bock, na Ebertstrasse

E aí chegamos no Memorial to the Murdered Jews of Europe (ou Denkmal für die Ermordeten Juden Europas). Concebido pelo arquiteto Peter Eisenman, é constituído por 2.711 pecas de concreto. De certa forma, lembram lápides (tanto que uma senhora parou do meu lado e me perguntou se havia realmente pessoas enterradas embaixo de cada um daqueles blocos. Nao, nao há).

No memorial há um museu (entrada gratuita) onde é possível ler sobre as histórias de algumas famílias judias que foram levadas a campos de concentracao, assim como cartas e fotos :-(

Museu do memorial

Depois do museu, fomos caminhando até o Brandenburger Tor.

A cúpula...

... do Reichstagsgebäude (clicando na foto, dá para ver as pessoas caminhando por dentro da cúpula)

E chegamos...

... no Brandenburger Tor :-)

Para almocar, voltamos ao Potsdamer Platz e escolhemos um dos vários restaurantes dentro do Sony Center.

A cúpula...

... do Sony Center.

Depois do almoco, voltamos para o hotel, e cama para que te quero :-)

Metro Potsdamer Platz

Na entrada do hotel, uma foto fazendo cosquinha no símbolo de Berlin :-)

A noite, fomos jantar no restaurante Borchardt (aparentemente famoso pela quantidade de celebridades que freqüentam o lugar - típico lugar para quem quer ver e ser visto). Na minha opiniao, o tchan do lugar (eu já havia jantado lá com uma amiga minha, há alguns anos atrás) é o piso de mosaico (do tempo do imperador - nao é todo dia que se pode jantar sobre uma antiguidade dessas :-) ). A comida é boa, mas nada de especial (além das porcoes serem mesmo para celebridades - meeeeeega minúsculas). Quanto a fotos, nao sao permitidas - mas isso eu nao sabia :-) Quando comecei a tirar fotos (que, aliás, ficaram muuuuito tremidas devido a baixa iluminacao) o cara da recepcao veio voando aterrissar do meu lado e pedir para, de jeito nenhum, tirar fotos porque isso prejudica a privacidade dos hóspedes do restaurante. Oh meus sais! Eu falei que estava interessada só no chao e nas colunas - devo ter deixado ele (e as celebridades) chocados :-D

Fachada do Restaurant Borchardt (Französische Straße, 47)

O mosaico do tempo do imperador :-)

O pé-direito alto, com as colunas :-)

3 comments:

Angela said...

Olá Angie, é muito bom andar por Berlim. Adorei as fotos. Quanto a pergunta se nós fazemos brigadeiro, aqui em casa nao falta leite condensado. Fazemos sempre! Dois amores e beijinho também! Beijos

Nina said...

Que fotos ótimas, essas do maridao enquanto tu dormias, lindas!

O memorial. tbm estive lá, estranhíssima sensacao, né Angie? Tao frio, triste, solitário, sombrio... acho que foi essa a intencao qd o criaram. Mas nao estive no museu, boa dica pra próxima vez em Berlim.

O Brandenburger tor é demais!! acho um dos símbolos mais bonitos do mundo, sabia? pela história que ele conta e viu...

Ingrid said...

Passando pra conferir os links do mundo pequeno e parando pra ler :)
Berlin é fofa ne! estive lá 2 vezes ano passado. voltei acabada de tanto andar! :)