Depois do almoco, fomos até o posto de gasolina em Falset, ponto de encontro com a pessoa que nos levaria para conhecer a vinícola Capafons-Ossó. E quem apareceu e fez toda a visita conosco foi o próprio dono!
A regiao de Priorat é famosa pela qualidade dos seus vinhos (nas cartas de vinhos das nossas orgias gastronômicas, eles estao sempre presentes!), mas as vinícolas sao, em sua maioria, pequenas e nao possuem estruturas formais para receber turistas. O que, na nossa opiniao, deixa tudo muito mais charmoso e pessoal :-) Por outro lado, nao foi fácil conseguirmos arranjar visitas guiadas às vinícolas. Namorido mandou emails a algumas delas, e nao recebeu resposta. Entao decidimos tentar através do hotel em que ficaríamos, e eles arranjaram as duas visitas para nós.
A primeira visita foi à vinícola Capafons-Ossó (3 horas de visita, com degustacao - 25€ por pessoa). Entramos todos numa espécie de jipe (e a tracao nas 4 rodas mostrou-se definitivamente necessária nos terrenos por onde andamos), e lá fomos nós, direto nas vinhas, receber uma licao sobre os vinhedos, a importância do solo e o clima da regiao (que contribuem para a excelência do vinho). Priorat é um dos poucos lugares que ainda possuem vinhas antigas, de mais de 65 anos atrás.
Francesc Capafons, dono do Cellers Capafons-Ossó, nos explicando o plantio e as dificuldades do cultivo nas árduas encostas
Árvores no topo das encostas para garantir a umidade. Aliás, o cultivo é todo feito de maneira sustentável, visando nao esgotar a terra
Depois do passeio pelos vinhedos, fomos até a sede da fazenda para fazermos a degustacao dos vinhos e do azeite de oliva.
Olha o que eu achei: caquiiii!!! Com eles caindo do pé, o dono ofereceu para que eu colhesse quantos quisesse :-) Ebaaaa!
Depois da visita (e com algumas garrafas de excelente vinho no porta-malas do carro - comprar direto da fonte é taaaaao mais barato!), fomos ao hotel que havíamos reservado. O hotel (La Heredad Mas Collet - reservei pelo Booking.com) foi uma grata surpresa: fica literalmente no meio do nada (o que deu até medo, pois nao se via nenhuma luzinha como ponto de referência até se chegar ao local), com muito, muito verde por todo o lado.
Os donos sao de uma simpatia só, e adoramos o lugar! Para jantar, ficamos no hotel mesmo.
De sobremesa (porque, afinal, quem está na chuva é para se molhar, hehehe), coulant de chocolate com sorvete - nhac!
Antes de dormir, saímos para a sacada do nosso quarto para contemplar o céu (que sempre é muito mais lindo no meio do nada, com nenhuma luzinha a quilômetros de distância). E vimos a lua com uma aura muito, muito diferente, parecendo um círculo. Mistééééério :-)
4 comments:
Olá Angie, realmente, uma bela regiao.Fotos lindas, como sempre! E a comida deliciosa,heim! Beijos e um ótimo final de semana.
Grand finale este gatêau de chocolate!!!
Bjim
Márcia
Angie, que saudades!!!!!!!!! Voltei a trabalhar fora e estou me readaptando à rotina! Passei rapidinho pra elogiar o post, as fotos, os restaurantes e sua maneira de relatar as viagens de forma cativante!!!!! Depois volto pra ver tudo o que perdi enquanto estava em São Francisco e durante essas semanas com nova rotina mais cansativas do que o normal! Deixa eu correr lá porque o trabalho me espera! Um grande beijo!
Eu aaaaaaaaaamo suas fotos de comida =)
Beijo!
Post a Comment