Friday, February 4, 2011

Passeando por Priorat - parte II

Falset ao sol :-)

Depois do almoco, fomos até o posto de gasolina em Falset, ponto de encontro com a pessoa que nos levaria para conhecer a vinícola Capafons-Ossó. E quem apareceu e fez toda a visita conosco foi o próprio dono!

A regiao de Priorat é famosa pela qualidade dos seus vinhos (nas cartas de vinhos das nossas orgias gastronômicas, eles estao sempre presentes!), mas as vinícolas sao, em sua maioria, pequenas e nao possuem estruturas formais para receber turistas. O que, na nossa opiniao, deixa tudo muito mais charmoso e pessoal :-) Por outro lado, nao foi fácil conseguirmos arranjar visitas guiadas às vinícolas. Namorido mandou emails a algumas delas, e nao recebeu resposta. Entao decidimos tentar através do hotel em que ficaríamos, e eles arranjaram as duas visitas para nós.

A primeira visita foi à vinícola Capafons-Ossó (3 horas de visita, com degustacao - 25€ por pessoa). Entramos todos numa espécie de jipe (e a tracao nas 4 rodas mostrou-se definitivamente necessária nos terrenos por onde andamos), e lá fomos nós, direto nas vinhas, receber uma licao sobre os vinhedos, a importância do solo e o clima da regiao (que contribuem para a excelência do vinho). Priorat é um dos poucos lugares que ainda possuem vinhas antigas, de mais de 65 anos atrás.

As encostas inclinadas dos vinhedos

Francesc Capafons, dono do Cellers Capafons-Ossó, nos explicando o plantio e as dificuldades do cultivo nas árduas encostas

Árvores no topo das encostas para garantir a umidade. Aliás, o cultivo é todo feito de maneira sustentável, visando nao esgotar a terra

Ao fundo do vale, à direita, os vinhedos antigos, tratados a pao-de-ló :-)

O carro do passeio...

... e nós :-)

A paisagem era linda...

... com as montanhas ao fundo em vários matizes :-)

Na entrada dos vinhedos, oliveiras: primeira vez que vi oliva no pé! :-)


Depois do passeio pelos vinhedos, fomos até a sede da fazenda para fazermos a degustacao dos vinhos e do azeite de oliva.

Olha o que eu achei: caquiiii!!! Com eles caindo do pé, o dono ofereceu para que eu colhesse quantos quisesse :-) Ebaaaa!

Vista da fazenda, com Falset ao fundo

Os barris...

... com o vinho envelhecendo.

E a degustacao: normalemente sao três, mas nós provamos sete :-) Delícia!

Depois da visita (e com algumas garrafas de excelente vinho no porta-malas do carro - comprar direto da fonte é taaaaao mais barato!), fomos ao hotel que havíamos reservado. O hotel (La Heredad Mas Collet - reservei pelo Booking.com) foi uma grata surpresa: fica literalmente no meio do nada (o que deu até medo, pois nao se via nenhuma luzinha como ponto de referência até se chegar ao local), com muito, muito verde por todo o lado.

Nosso quarto

O banheiro...

... com direito a vasinho de flores naturais sobre a pia :-)

Os donos sao de uma simpatia só, e adoramos o lugar! Para jantar, ficamos no hotel mesmo.

Um dos ambientes do restaurante

Gostei do arranjo :-)

Vinho Clos Figueres (de Priorat, claro :-) )

Como amuse-bouche, um creme de cenoura

Como entrada, namorido foi de tartar de atum com abacate: a combinacao estava muuuuuito boa :-)

Eu fui de timbal de legumes com queijo de cabra

Como prato pincipal, salmao com aspargos e repolho-rouxo (meus sogros escolheram o mesmo)

E namorido atacou de filé com molho de pimenta e batata gratinada

De sobremesa (porque, afinal, quem está na chuva é para se molhar, hehehe), coulant de chocolate com sorvete - nhac!


Antes de dormir, saímos para a sacada do nosso quarto para contemplar o céu (que sempre é muito mais lindo no meio do nada, com nenhuma luzinha a quilômetros de distância). E vimos a lua com uma aura muito, muito diferente, parecendo um círculo. Mistééééério :-)

4 comments:

Angela said...

Olá Angie, realmente, uma bela regiao.Fotos lindas, como sempre! E a comida deliciosa,heim! Beijos e um ótimo final de semana.

Márcia Cobar said...

Grand finale este gatêau de chocolate!!!
Bjim
Márcia

Katia Bonfadini said...

Angie, que saudades!!!!!!!!! Voltei a trabalhar fora e estou me readaptando à rotina! Passei rapidinho pra elogiar o post, as fotos, os restaurantes e sua maneira de relatar as viagens de forma cativante!!!!! Depois volto pra ver tudo o que perdi enquanto estava em São Francisco e durante essas semanas com nova rotina mais cansativas do que o normal! Deixa eu correr lá porque o trabalho me espera! Um grande beijo!

Silvinha said...

Eu aaaaaaaaaamo suas fotos de comida =)

Beijo!