Saturday, March 19, 2011

Procura, Acha, Compra

Quando alugamos nosso apartamento, decidimos que ficaríamos morando nele por 5 anos (até porque o contrato que assinamos era com duracao limitada) e, após esse período, iríamos procurar algo para comprar e chamar de nosso :-) Essa decisao só se fortaleceu ainda mais quando descobrimos mofo no nosso apê (ôh praga!) que, mesmo com janelas abertas para entrar ar fresco, e desumidificadores de ar ligados o dia inteiro, nunca foi inteiramente embora.

O contrato do nosso apartamento vai até maio de 2012 (mas já podemos sair, sem multa adicional, em maio de 2011). Entao, no comeco de 2011, resolvemos que comecaríamos a procurar lentamente uma casa para comprarmos. Na primeira semana de janeiro, só por curiosidade, demos uma olhada em portais na internet para vermos o que estava disponível. E achamos uma casa que nós dois nos apaixonamos!

A casa estava sob a guarda de uma imobiliária. Entao namorido enviou um email, dia 5 de janeiro, solicitando uma visita. Na semana seguinte, fomos visitá-la e gostamos ainda mais dela ao vivo! Só para termos certeza (achamos que seria sorte demais gostarmos tanto da primeira casa que visitamos!), resolvemos visitar uma segunda casa disponível no portal. Resultado: mais cara, menor, e com várias melhorias a serem feitas. Ok, a primeira casa realmente é o que queremos e pronto. Pra que procurar mais se já achamos? :-)

Ainda freando o entusiasmo (E se a casa já foi vendida? E se tiverem mais compradores? E se tiver problemas na estrutura da casa?), marcamos uma segunda visita com o cara da imobiliária, dessa vez levando um engenheiro para avaliar a estrutura da casa (parte elétrica, água, porao, telhado, isolamento e afins). Esse tipo de avaliacao é normalmente feito por um Bauexpert, especializado em Sachverständige e Gutachter. Nós demos uma boa 'googlada' para achar alguém que tivesse uma boa reputacao e cujo trabalho fosse de qualidade. Munidos do bauexpert, fomos visitar a casa novamente. E a casa foi aprovada :-) Ebaaaaa!!!

Com a certeza que queríamos comprá-la, agendamos com o cara da imobiliária um dia para nos encontrarmos novamente com os donos da casa afim de negociarmos o preco e fecharmos o acordo. E ficamos com os nervos a flor da pele: o cara da imobiliária nao agendava nunca o dia. Será que há mais compradores? Será que estao esperando para virem mais ofertas? Será que, quando chegar o dia, haverá mais gente além de nós?

Mas nossa preocupacao foi infundada (gracas!): o dia foi finalmente agendado, nos sentamos todos numa mesa, e comecamos a negociacao. Que terminou com nós satisfeitos e os donos da casa também. E aí demos a mao, e negócio fechado! :-D A busca da casa, que estava prevista para o ano de 2011, já se resolveu no primeiro mês do ano!!! Ebaaaaaaaaa!!!!! :-D

Com a compra acertada, o cara da imobiliária agendou o tabeliao para assinarmos o contrato. Enquanto isso, nós contactamos a nossa consultora financeira (vermögungsberaterin) - que é uma amiga minha - e lá foi ela procurar a melhor oferta de financiamento bancário. Em janeiro mesmo já havíamos fornecido para ela a documentacao necessária (demonstrativo de ganhos de dezembro de 2010, imposto de renda de 2009, cópia de documentos de identidade), entao ela já tinha a documentacao necessária toda em maos. Em cinco dias, ela negociou com os bancos e veio nos encontrar em Düsseldorf com as ofertas em mao. Depois de decidirmos qual seria a melhor maneira de fazermos o financiamento, havia três ofertas a escolhermos na mesma modalidade. E uma era excelente, mas com uma taxa de juros que só conseguiríamos se assinássemos no mesmo dia. Como estávamos em Düsseldorf, fui para o meu trabalho e imprimi o contrato às 20h, enquanto namorido e nossa consultora financeira me esperavam no estacionamento (depois de um certo horário, devido a seguranca, é complicado deixar pessoas nao cadastradas entrarem no escritório). Com os papéis impressos, voltei para o estacionamento e, na calada da noite, sob a luz do carro, assinamos tudinho :-) Ebaaaaaaa!!! Financiamento com ótimas condicoes e ok :-)

Com o financiamento acertado, fomos tranquilos no tabeliao (dia 8 de fevereiro), assinar a papelada. Ele leu toooooooodo o contrato de venda/compra da casa (numa velocidade impressionante :-) ), e aí todos assinamos :-) Ebaaaaaaaaa!!!!! :-D

O que nao é tao ebaaaaaa assim sao todos os valores adicionais a serem pagos na compra :-O Normalemente os extras chegam a 10% do valor da compra!!!! 3,57% do valor da casa sao os honorários do cara da imobiliária, por exemplo (o que nos deixou com dor no coracao, já que achamos a casa nós mesmo, pelo portal da internet, aaaaaaaargs!). Quase no mesmo valor se somam os impostos (Grunderwerbsteuer) a serem pagos. Além disso, há a taxa para se incluir o nome no Grundbuch (livro oficial de registro imobiliário - nao sei o nome em português), e mais outras taxas extras que estamos esperando receber pelo correio :-)

Quanto ao financiamento, a burocracia também nao é menor. Tivemos que enviar ao banco todos os recibos de melhorias que os donos haviam feito na casa. A casa é de 1950, mas foi completamente renovada de 2000 até 2008. Entao, para ser incluída na categoria de 'casa nova', era preciso provar que ela estava como nova mesmo :-)

Quanto as chaves, receberemos no final de junho. Até lá, estamos ansiosos e a mil :-) A casa está quase completamente do nosso gosto, só duas pecas vao precisar maiores investimentos, e é isso que estamos pesquisando e planejando agora: o banheiro terá que ser completamente renovado, e teremos que comprar uma nova cozinha. O bom é que já conseguimos uma boa indicacao de mao-de-obra a fazer o trabalho, e no próximo sábado iremos no encontrar com ele para conversarmos sobre a obra. Dá a maior ansiedade termos a chave da casa só no final de junho. Por outro lado, isso nos dá bastante tempo para pensarmos, curtimos o planejamento e fazermos tudo com bastante calma :-)

E assim se passaram o nosso janeiro e fevereiro :-) Voando, mas com um saldo muito positivo (ou negativo, se olharmos nossa conta bancária :-) ). De viagens só fizemos uma, super curtinha, para visitar amigos em Strassbourg. Mas isso eu conto no próximo post :-)

9 comments:

Camila said...

Que demaaaaaaaaaaais!
Parabéns pela casa nova!!!!
Que vcs sejam ainda mais felizes nela!

SandraM said...

Ebaaaaa, parabéns!!!! Que delícia! Menina, é como se eu estivesse lendo sobre a nossa comrpa. Sonhos, ansiedades, roecao de unha ... mas é tao bom. Até essa ansiedade toda eu coloquei no pacote dos bons momentos. Tenho dicas sobre a cozinha, viu Angie. Por exemplo, preste muuuuita atencao, porque nós quisemos uma madeira laqueada nas portas e frente das gavetas, armarios e geladeira - e claro, é mais caro. E nao percebemos que o danado do vendedor colocou a mesma madeira cara na lateral da geladeira, por exemplo, que está grudada na parede!!! Fique de olho, se eles puderem te enrolar, nao pensarao duas vezes viu! Mas enfim, curta tudo - o antes o durante e o depois! Parabens.

Marcia H said...

Parabens, Angela e Roger, agora manda um email com foto e localizacao, tá?
e pensar q passamos quase 4 anos procurando... devia ter lhe contratado para procurar uma casa rsrs
bjsss e abracos ao namorido

Jo Ann said...

Parabéns! Muita felicidade no novo lar (mesmo se for apenas em junho)!

Silvinha said...

A burocracia deve dar uma ansiedade! Mas definitivamente valeu à pena :)

Parabéns mais uma vez. Que sua casa nova seja repleta de lembranças felizes :)

Beijo!

Márcia Cobar said...

Angie,
Pelo que você escreveu, as portas foram se abrindo de uma forma tão espontânea, tudo se encaminhando e agora... Tá de casa nooovvvaaaaa! Parabéns a vocês, que felicidade hein???
2011 de casa nova, que maravilha! To super feliz por ti!
Bjs!!!
Márcia

Oscar said...

Que legal Angie... Parabens!!

Nos compramos um apto no Brasil e a entrega das chaves tambem ser em Junho / Julho.. Esta certo que nao sera para chamarmos de casa, pois nosso estilo de vida nao permite muito estas coisas.. Mesmo assim é tao legal saber que temos algo em nosso nome, apesar que ainda vamos levar um tempao para pagar tudinho..

Nos devemos ficar aqui nos EUA ate Novembro e infelizmente teremos que mudar no final de maio para uma outra casa.. O proprietario do imovel que residimos hj esta com problemas para pagar a hipoteca da casa e esta tentando vende-la.. Como nao queremos correr o risco de sermos despejados assim que ele ache um comprador ja estamos procurando uma casa nova para alugar.. E a primeira que nos vimos foi tb a que mais gostamos ate agora...
Nao adianta quando a gente bate o olho e gosta e e para ser nosso vai ser...boa sorte com a casa nova e que ela traga muitas alegrias a vcs...

Bjs

Nina said...

Ai Angie, isso é uma ótima notícia! É o que um casal deve mesmo fazer. A gente tbm tinha esses planos, mas com dois adolescentes que em breve sairao de casa pra estudar e morar fora, nao seria legal construir uma casa enorme, gastar um dinheirao pra depois ficar vazia, apesar de ter um bebezinho... enfim, mas estamos procurando outra pra alugare tá difícil, viu?
:-(


que bom a viagem ao Brasil heim??? beleza voltar pra casa, rever família, amigos, iihh saudadezinha boa essa...

GIL said...

Angie, parabéns pela compra de sua casa, grande sonho realizado e aind antes da data prevista, adorei a catedral, que vc postou onde foi filmado sherlock hollmes....bjks..Gil