Tuesday, June 14, 2011

Viajando pela Islândia - dia 5 - Vatnajökull

Saindo de Höfn, e passando por um dos braços da geleira...

... e outro :-)

No caminho para o nosso tour, fazendas construídas do lado de encostas. Será que rochas nunca caem e esmagam as casas construídas nos sopés? :-O

No quinto dia da nossa viagem havíamos marcado um passeio sobre a maior geleira da Europa: Vatnajökull. Nós fizemos o passeio com a companhia Vatnajökull Glacierjeeps. Foi um pouco complicado marcar o passeio: mandamos um email com bastante tempo de antecedência, e recebemos como resposta que para fazer o passeio era necessário telefonar um ou dois dias antes da data desejada. Entao dois dias antes da data ligamos e confirmamos o passeio, mas ficamos na dúvida se o dono realmente havia entendido - nós ligamos no domingo e pedimos o passeio para Tuesday. E ele respondia: 'tomorrow, ok'. E nós: 'no, no tomorrow, Tuesday!' E ele: 'ok, tomorrow, no problem.' Mas no final das contas, ele nos entendeu (digamos que o islândes dele é beeeeem melhor do que o inglês, hehehe), e ficamos com o passeio marcado para terça. Na segunda, no caminho para Höfn, paramos no lugar onde o passeio sairia no dia seguinte (F985). E lá havia uma plaquinha dizendo que o passeio de super jeep nao sairia de lá, mas de uma fazenda a 8km dali. Aaaaargs! Ligamos novamente só para confirmar, mas estava tudo certo: como seríamos só nós dois a fazer o passeio, o dono nos levaria e daí sairíamos da casa dele mesmo (aliás, na propriedade ele também tem um hostel: Vagnsstadir Hostel). E lá fomos nós :-)

Momento curiosidade: a Islândia foi o primeiro país a ter uma presidente-mulher (Vigdís Finnbogadóttir)! E ela também fez um tour na geleira com o Vatnajökull Glacierjeeps :-)

Nós optamos pelo tour IV (saímos às 10h30 - o tour demora de duas horas e meia à três horas), que seguia de super jeep até a montanha de Jöklasel - uma das portas de entrada para Vatnajökull, a maior geleira da Europa (140 km de extensao - em algumas partes até 1km de gelo de profundidade).

Subiiindo! O primeiro patamar da subida em diracao a Jöklasel possui um lago verde

Aqui antigamente...

... era ainda geleira.

Um dos bracos da geleira...

... de pertinho.

Para subir na geleira, nao é possível fazer isso onde ela termina (porque ali normalmente é cheio de rachaduras e mini-precipícios). O ponto onde se sobe nela é onde o gelo se funde com a montanha: mais perto da montanha, mais pressao entre gelo e rocha, e portanto, menos perigo de rachaduras ou precipícios.

O super jeep :-) Nesse ponto o guia teve que sair do carro para desinflar os pneus, condicao propícia para dirigir na neve.

GPS grandao :-) Sim, porque estrada nao tem, só marcas de pneus de passeios de dias anteriores (às vezes...)

E lá fomos nós...

... sobre a geleira...

... com 5 metros de neve, e muitos, muuuuuuuuuitos metros de gelo por baixo da gente.

Várias tonalidades de branco: paisagem linda e impressionante de se ver!

Temperatura amena: -1°C :-)

E dentro do jeep, sacolejávamos como num lombo de burro: eu achei que o jeep ia virar várias vezes :-D

Seguindo a trilha :-)

Uma tempestade se anunciava ao longe :-O

E depois de andarmos de jeep uns 20km sobre a geleira, chegamos numa encosta com uma linda vista para um vale. Infelizmente no nosso dia tivemos uma neblina forte, entao a vista nao estava perfeita para fotos :-)

Cuidado, olha a beiradinha!

O guia e eu chegando beeem pertinho da encosta: uma imensidao branca em volta :-)

Na volta, vários snowmobiles enfileirados esperando a turma da tarde (que, conforme o guia, pegaria uma mini-tempestade)

É hora de inflar os pneus novamente, para andar sobre a rocha

E lá fomos nós. Ao fundo, bem ao fundo, o mar.

Lindo passeio: nossa primeira vez sobre uma geleira foi muito show (mesmo com névoa). Valeu totalmente a pena, e recomendamos!


Voltando para Höfn, montanhas com lindas tonalidades dependendo da luz do sol.

À tarde, depois de uma siesta, fomos dar uma volta em Höfn (de carro, porque a ventania era muito grande). A cidade é portuária, e considerada a capital da lagosta (nhac-nhac!).

O porto de Höfn

Uma casa antiga do ladinho...

... do restaurante que escolhemos para jantar, e estava uma delíííícia: Humarhöfnin.

A lagosta vem fresquinha, direto do navio dos pescadores no porto que fica ao lado

O restaurante por dentro

Meu prato: lagosta inteira com molho rosé e negro (o molho negro era uma delícia, com molho de soja e especiarias)

Peixinho para espremer o limao :-)

O jeito que o restaurante recomendava comer a lagosta: no pao, com salada, tomate, lagosta e manjericao, cobertos com molho rosé. Mas eu gostei mesmo era da lagosta pura, só com o molhinho negro: nhac!

E para quem, como eu, que nao sabe para que servem os talheres diferentes que acompanhavam o prato, aí vai um passo a passo: com o garfinho comprido em forma de espátula, é possível tirar o fígado da lagosta (yerks! Experimentei mas nao gostei)

As patas sao quebradas com a mao...

... e depois partidas ao meio com a pinça para se retirar a carne de dentro.

E lá vamos nós :-)

A garra é quebrada ao meio.

... e com o garfinho pontudo...

... é possível tirar a carne lá de dentro.

A espátula, situada na outra ponta do garfo, é usada para tirar a carne da cauda (essa é a parte fácil, e que eu achei super gostosa também!)

Para as cascas, uma tigela esmaltada. E depois de terminar, ganhei toalhinha umedecida quente para lavar as maos engorduradas :-)

Namorido, que nao é fa de lagosta, atacou de cordeiro :-)

De sobremesa para namorido, skyr sobre biscoito crocante: eu comi uma colherada, e estava super gostoso!

E assim acabou mais um dia da nossa viagem pela Islândia :-)

5 comments:

Taia Assunção said...

Medo...acho que não teria coragem...rsrsrs. Ameeeeeeeeeeeeei a apresentação da lagosta, vou ver se encontro esses talheres para comprar. Beijocas!

Márcia Cobar said...

Nossa Angie, amei tudidnho, tô ficando fã da Islândia!
A geleira que vcs viram me lembrou do Perito Moreno na Patagônia. Lindo!!!
E terminar o dia com uma lagosta fresca? Ahhh que luxo!
Bjs
Márcia

Katia Bonfadini said...

Angie, como é delicioso viajar!!!!!! Menina, não sei se já te disse isso, mas em toda a blogosfera, vc é a pessoa que mais me inspira a conhecer lugares novos e a pensar nos próximos passeios! Seus relatos são ótimos, você inclui neles suas aventuras gastronômicas e viaja pra lugares diferentes do que os que a maioria escolhe como destino de férias! Me indentifico muito com vc e adoraria ir à Aachen algum dia pra conversarmos longamente sobre suas experiências mundo afora!!!!!!

Aliás, acho que eu já te convidei pra participar do Bonfa Convida há tempos atrás, né? Enfim, o convite está sempre de pé e eu ficaria super feliz se aceitasse! Você poderia participar com um post de viagem e gastronomia já pronto, sem problemas, se for do seu interesse, claro. Parabéns por todo o conteúdo do blog e por ser quem vc é!!!!! Beijão!

Live from Germany said...

Menina, que aventuuuuuuuuuuuuura MARA!!
Coragem, viu? Acho que eu nao teria nao... E essas fotos? Tudo na vida + 10! Amey!!

Só esses peixinhos aí que nao me inspiraram... kkkkk

Patricia de Camargo said...

uaua adorei este passo a passo para comer a lagosta, sensacional!!!!