Friday, June 17, 2011

Viajando pela Islândia - dia 6 - Seyðisfjörður

No sexto dia dirigimos de Höfn até nosso próximo destino: o vilarejo de Seyðisfjörður, que fica ao sopé do fiorde que leva o mesmo nome.

O dia estava nublado e cinza, o que nao ajudou nas fotos. Mas o caminho de Höfn até Seyðisfjörður há paisagens lindíssimas - com ou sem céu azul :-)

Pegamos a estrada 1 e, já no início da viagem, fizemos um rápido passeio pela estradinha 888 para ver o farol Stokksnes (que é muito sem graca, pra falar a verdade :-) ).

Saindo de Höfn

Já na 888, uma última vista da geleira ao fundo

Farol Stokksnes à direita - na esquerda há um radar militar e por isso é impossível chegar mais perto

Estradinha de terra 888...

... com belas paisagens em tons cinzas :-) ...

... e areia negra em volta.

No caminho, as montanhas com seus lindos matizes!!!

Incrustrada nela, um pequeno abrigo - só dá para ver o teto :-)

Continuando pela estrada 1, passamos pelos fiordes Álftafjörður and Hamarsfjörður.

Montanhas com topo ainda branquinho :-)

Ao fundo, uma em formato de tridente

Aqui um veeeeeeento de sair voando!

E entao, no meio do caminho, passamos por uma pequena van que estava parada literalmente no meio da estrada (até porque nao havia acostamento, hehehe) com três pessoas tirando fotos. Olhamos para o lado e... uau!!! Um bando de cervos selvagens ali, bem do ladinho da estrada!

Um grupo pastando...

... até perceberem o interesse que tinham gerado...

... e irem embora, procurando pastagens mais tranqüilas e sem fotógrafos :-)

Além dos cervos, vimos também uma raposa que havia acabado de matar uma grande ave e estava carregando a dita cuja pelo pescoco. Mas a foto que eu tirei (do nosso carro em movimento, diga-se de passagem) está tao ruim e tremida que nao vale a pena mostrar :-)

Muitas montanhas tinham esse riscado na rocha, parecendo linhas desenhadas :-)

Da estrada 1, demos uma rápida parada em Djúpivogur. A idéia era achar um lugar aconchegante para tomarmos um café. Nao achamos, mas o vilarejo é bem bonitinho :-)

Djúpivogur e...

... seu porto.

Continuando pela 1...

... vimos a beira da estrada um varal...

... para secar peixe :-)

Em Berufjordur, um barco ao lado de arcos grandes de metal - pesca de camarao? Ou algo do gênero? Nao faço a menor idéia :-)

E, sim, em alguns trechos a principal estrada da Islândia (1) é assim: feita só de cascalho (gravel). Cuidado ao frear!

Em Breidhdalsvik saímos da estrada 1 e pegamos a 96. Já na entrada, um café/hotel de um casal de alemaes super acolhedor: Cafe Margret.

Aproveitamos a parada para tomar um café e fazer um lanche (ótima comida - deu vontade de experimentar o hotel também)

Ambiente por dentro...

... e a vista da janela.

Da estrada 96 fomos seguindo até a 92 (onde foi super complicado dirigir - tadinho de namorido - um vento e chuva muuuuuuuito fortes!), a 93 e a 952, em direcao a Seyðisfjörður. A 952 é no topo do fiorde (20km), onde tudo ainda estava coberto de neve (incluindo parte da estrada).

Paisagem branquinha ao lado da estrada 952.

Descendo o fiorde, lindas montanhas e quedas d'água

Seyðisfjörður
O vilarejo foi fundado por pescadores noruegueses, e várias casas foram construídas de acordo com o estilo de lá.

Nosso hotel no velho prédio 'The Old Bank', do finzinho do século 19: Hotel Aldan

O quarto (super aconchegante)...

... com um nicho...

... no cantinho para uma terceira pessoa dormir - que nao foi nosso caso (de qualquer maneira, adorei esse nicho, parece tao aconchegante :-) ).

O banheiro

E a vista para o vilarejo

No corredor, pequenos elementos decorativos, como esse antigo cavalinho de madeira :-)

Em outro prédio, funciona a recepcao e o restaurante do hotel, com alguns itens de mobiliário ainda de 1920 :-)
A recepcao, café...

...e restaurante do hotel (onde jantamos os dois dias em que ficamos em Seyðisfjörður)

A jarra de água, e uma vela para trazer aconchego :-)

De entrada, namorido atacou de sopa cremosa de cogumelos com um pouco de sherry...

... acompanhada de paezinhos quentinhos.

Eu fui de salmao defumado com molho de dil e mostarda (comi só o salmao devido ao meu estômago, mas namorido disse que o molho estava uma delícia)

De prato principal, eu fui de peixe grelhado (tamboril - nao gostei muito da consistência do peixe) e namorido escolheu carne de cordeiro.

De sobremesa para namorido, crepes com sorvete caseiro :-)

2 comments:

Taia Assunção said...

Bela paisagem...tenho um 'cadim' de medo de sair assim sem lenço e com documento...rsrsrs. Amei o nicho e marido é super fã de sopa cremosa de cogumelo. Beijocas e boa semana.

Márcia Cobar said...

Puxa vida, quantos lugares lindos vocês visitaram! Me deu a maior vontade de passear por lá também Angie! Adorei o hotel que vocês se hospedaram, super fofolete! Eu passaria algumas horas lendo no cafofo do terceiro hóspede!