Thursday, August 18, 2011

... e Entrando!

Namorido entregou hoje as chaves do nosso apartamento - e deu tudo certo, yeaaaaaaah :-D Agora podemos nos concentrar, com calma, em organizar a casa nova - porque as caixas empacotadas ainda sao muitas, e por toda a parte :-D

A casa é dos anos 50, e bem típica desse período (leia-se: é cheia de desníveis, com pisos intermediários). Mas tá sendo uma boa ginástica para as minhas pernocas :-)

O primeiro cômodo que ficou pronto foi a cozinha (o que nao deixa de ser engracado, já que namorido e eu cozinhamos super pouco :-D ). Recebemos ótimas dicas de amigos queridos que nos ajudaram muito - tamanho do fogao, tipo de bancada, tipo de armário, etc.

Uma das dicas foi nao escolher puxadores de armários muito grandes pois eles sujam com facilidade. Resultado: escolhemos armários sem puxadores nenhum :-) Super prático e aprovados!

Outra escolha que nos fez pesquisar bastante foi o material da bancada: namorido e eu vimos uma bancada de vidro (especial, bem duro e altamente resistente contra impacto) verde-maça. A cor do vidro contrastando com os armarios brancos ficou muito show! Mas depois de pesquisarmos um pouco, ficamos sabendo que com o tempo o vidro, nos lugares onde se trabalha mais na bancada, acaba ficando fosco (e se for vidro fosco, acaba ficando brilhoso). Entao acabamos optando por uma bancada de quartz cinza escuro, fininha - a manutencao é uma maravilha, é só passar um pano úmido (ou com um pouco de detergente) que fica tudo como novo (pelo menos por enquanto, hehehe).

Como a bancada da cozinha acabou sendo cinza escura, o chao é cinza escuro, e os armários sao brancos, queríamos algo que desse um contraste. Assim optamos por nao pôr azulejos na parede, mas cobrir com vidro. E aí comecou outra pesquisa: onde achar um vidro na cor que queríamos (beirando o verde-maça?). Perguntamos na empresa onde compramos a cozinha, e nao, eles só tinham cores padroes de vidro. Perguntamos em dois outros vidraceiros (que achamos pela internet) e eles também: só cores padroes. No terceiro vidraceiro (Glasbau Anton Sonanini), ficamos conversando por uma meia-hora e nada - só cores padroes. Até que na conversa nós dissemos: "Mas nao é possível que nós somos as primeiras pessoas que querem o vidro em outra cor que a da cartela RAL (=cores padroes)". E a resposta: "Ah sim, se vocês querem realmente uma cor específica, podem ir na fábrica de tinta Bock. Peçam para ver a cartela de cores para tinta para laquear. Eles misturam a cor que vocês quiserem, no tom que vocês quiserem, e daí a gente usa ela para laquear o vidro." Por que ele nao disse isso já no início da nossa conversa, e nos deixou 30 minutos especulando como fazer? Aaaaaaargs! :-) De qualquer jeito, yeeeees, conseguimos finalmente o vidro exatamente na cor que queríamos :-) Ele é a prova de impacto e de calor, e foi todo colado na parede (com cola de silicone, porque outro tipo pode danificar a tinta - estamos craques em vidro agora, hahaha).

Vidro verde, contrastando com o armário branco e o chao cinza escuro :-) Depois de provar várias, escolhemos como cadeira as da Danerka na cor pistache - para combinar com o vidro da parede, óbvio :-D (o vidraceiro nao acreditou quando viu que havíamos comprado cadeiras para combinar com o vidro, hahaha)


A foto de baixo foi tirada no finalzinho da tarde, com um sol gostoso entrando pela janela - mas que deixou as cores bem mais amareladas do que ao vivo :-) (é só olhar a parede no lado direito, que no original é branquela :-) ).

A cuba da pia foi dica de uma blogueira querida :-) : ela nao arranha e é super resistente (além de, coincidentemente, ser da mesma cor que a bancada!)

Para trazer um certo aconchego (e copiando a idéia dos antigos donos da casa), resolvemos que a mesa da cozinha seria de madeira. Eu queria uma redonda (adooooro mesa redonda) - como há um janelao na cozinha, eu queria que namorido e eu pudéssemos sentar do mesmo lado da mesa, olhando para fora e podendo nos olhar sem precisar virar o pescoço. Namorido, por sua vez, queria uma mesa retangular, e nada de mesa redonda. No final da história, o marceneiro (Handwert, de Aachen) acabou criando uma que fechou com ambos os gostos: ela é retangular mas as linhas compridas sao em curva - o que possibilita sentar lado a lado, ver um ao outro, e olhar a paisagem também :-D

Ela é...

... cuuuuurva :-)


Sobre a mesa, luminárias da Artemide em formato de cálice (Castore Calice Sospensione 18). Adoramos o efeito da segunda corda, mais frouxa, parecendo uma ondinha :-)

Outro detalhe que copiamos dos donos antigos foi o lixo Pushboy da Wesco, de 50 litros. É perfeito para o Gelbe Sack - os sacos de lixo amarelo de 50 litros para o lixo reciclável ficam escondidinhos!

Na parede, para saber as horas, um relógio como nós dois: nerd :-D

12 comments:

Taia Assunção said...

Ficou tudo incrível. Vocês estão de parabéns. Mas o relógio me deu 'medo'...rsrsrsrs. Marido é Matemático e eu fiz dois anos de Matemática, mas a deixei para ir para Minas onde comecei Engenharia Florestal que também ficou no meio do caminho porque vim para a África. Portanto, nada de números agora! ;-) Beijocas!

Marion said...

Nossa, ficou super! Coisa boa quando dá pra ir fazendo assim, pensando bastante, indo atrás de tudo para ficar do jeito que gosta!!! Parabéns. Abs.

Anonymous said...

Oi Angie sabe eu estava super ansiosa pra ver sua cozinha e esse vidro cor de maça, gostei, muito bom comprar a casa que queremos, e mim me passou igual em vinte dias de Espanha encontramos a casa que moramos hoje, sorte na casa nova.
Antonia

Eve said...

Adorei o verde. Acho que o mesmo tom que temos na parede da nossa sala. Dá uma vida e uma sensaçao de alegria, né?

Seja bem vinda ao (próprio) lar!
E obrigada pelas dicas lá no blog. Eu uso o monster para procurar e vagas que pedem port. tb. =P

Bjs!

Marcia H said...

tá lindo. foi Sonanini quem fez o vidro vermelho da nossa cozinha

quero convite, pode ser pra ajudar a abrir caixa rsrsrs

bjsss

Márcia Cobar said...

Angie, amei os móveis, que delícia esta fase de pesquisar as novidades da casa... Tô adorando! A cozinha tá de muito bom gosto, acabamento de primeira, cor alegre, jovial!!! Agora o relógio me complicou um pouco... Super divertido, mas ao invés de fazer as contas pra saber que horas são, melhor deixar o tempo passar...
Beijos e muitas felicidades na casa nova!!!
Márcia

Anonymous said...

tudo muito lindo. marcia teles

Nina said...

depois eu passo com calma pra ler todo o post, temos q comprar uma cozinha nova e acho que tu ta dando aqui boas dicas, volto logo...

amei as cores da tua, ficou linda!!!!

Nina said...

voltei pra ler Angie.. gente q saga com o vidro,rsrs, eu pensei mais rápido que o vidreiro, logo no inicio ja tava pensando aqui: oh gente e porque nao pintar o bedito? :-)

ficou lindo!
tbm to pensando em colocar vidro nessa mesma parede que vcs colocaram, é mt fácil de limpar, tenho visto em mts cozinhas, parece melhor que as pastilhas...preciso de uma bancada tbm assim, no ap que alugamos nas férias, tinha essa bancada,igualzinha a de vcs, ja era meio antiga e posso te garantir que parecia novinha, entao acho que a escolha de vcs foi corretíssima!

tbm curti a mesa, a solucao enconttrada seria boa tbm pra mim, ja que o cabecao do pedrinho vai em breve alcancar as quinas das mesas :-)

super valeu as dicas, Angie!

e claro, de novo, a cozinha ficou mt lindinha!!!
nao para de mostrar o resto da casa, tá?
ahh o relógio é doidao...

SandraM said...

Amei!!!! Essa cozinha ficou linda demais!!! Adorei o relogio, que me deixou tontinha!!! hehehe

Katia Bonfadini said...

Angie,que lindo esse acabamento da parede verde-maçã! Também adorei a mesa, as cadeiras, a torneira e o relógio super inusitado! Parabéns pelo bom gosto!!!!! Meus pais estão reformando um apê que compraram e contrataram uma arquiteta. Menina,estou encantada com as soluções dela! Eu nunca imaginaria tanta coisa diferente! Atéo ralo do banheiro tem um design lindo!!!! Quando estiver tudo pronto,mostro no blog! Bjs!

Isabela Santos said...

ah! Que ótimo, esse post está no meu arquivo agora para consulta! Lindona! bjs