Sunday, September 4, 2011

O Primeiro 'Grillen' a Gente Nunca Esquece

Aqui na terra do Bratwurt, assim que o verao comeca a dar as caras, a temporada de 'Grillen' está aberta. Salsichoes, carne de porco e afins vao parar numa grelha e viram um churrasquinho delicioso.

No apartamento onde morávamos, aproveitávamos a sacada para fazer um churrasquinho na grelha elétrica (para nao incomodar os vizinhos com a fumaceira). Mas com carvao nunca havíamos tentado. Como a nova casa possui um jardim com um grill de pedra, decidimos experimentar fazer o nosso primeiro churrasquinho. Esperamos um dia de sol (que nesse verao nao está nada fácil por aqui) e lá fomos nós!

Ingredientes: carvao e...

... Anzünder (líquido para pôr o carvao em fogo - tipo querosene ou afim).

Seguindo dicas de colegas de trabalho: coloca o carvao na churrasqueira e joga um monte de Anzünder por cima. Poe fogo em tudo e voilá - agora é só esperar uns 30 minutos até o carvao ficar mais ou menos branquinho para pôr a carne (ou salsichao) sobre a grelha. No início, se o fogo nao quiser pegar, fazer um pouco de vento para que se alastre (um colega meu sugeriu um secador de cabelo. A gente pegou uma tampa de sapato mesmo, hehehe).


E deu certo! Com o carvao branquinho, é só colocar a carne (e o paozinho de alho - esse, embrulhado em papel alumínio) na grelha...

... e deixar assando. Esses espetinhos eram uma espécie de kebab, que já compramos pronto no supermercado.

O engracado (ou, talvez, nem tao engracado assim) foi que, assim que colocamos a carne sobre a grelha, o tempo fechou, o céu azul se foi embora, e comecou a... CHOVER!!!! Namorido e eu quase tivemos um chilique :-) Mas nao faz mal: quando a carne ainda estava na grelha, comecou somente a garoar, e assim que ficou pronta e nós já estávamos saos e salvos com a travessa das comilancas dentro de casa, o céu comecou a desabar. E o churrasquinho ficou uma delícia, mesmo sem céu azul :-)

P.S. O churrasquinho ficou uma delícia, mas o pao de alho ficou muito sem graca. Eu devia ter colocado bem antes na grelha (coloquei junto com a carne), sendo que o pao nao ficou crocante nem a manteiga derreteu. Enfim, da próxima vez quem sabe eu acerto :-D
P.S.2 Quem tiver dicas de churrasquinho (por exemplo, o que dá para fazer além da carne, e como), é só escrever nos comentários - a iniciante que vos fala agradece :-D

17 comments:

Camila said...

Que legal!!!
Ontem mesmo fizemos churrasco na varanda, com um grill elétrico e Lavasteine.

No nosso, teve entrecôte, Paprikas turcas (direto na grelha, ficaram adocicadas), espigas de milho e batatas, pré-cozidas no microondas e embrulhadas no papel-alumínio. As espigas ficaram ótimas, com aquelas marquinhas da grelha e as batatas, deliciosamente cremosas (comemos com Quark temperado com cebolinha).

Dá uma olhada no site da Fezoca (chucrute com salsicha), que costuma usar bastante a churrasqueira no verao.

E viel Spaß beim Grillen! :-D

christian werner said...

Deu pra sentir o cheirinho aqui em Sao Paulo; delícia!

Silvinha said...

Que delicia churrasquinho em casa!

Eu adooooro queijo defumado na grelha =)

Beijo!

Ingrid said...

Ah que bom! nesse verao fizemos churrasco 3x eu costumo fazer também espetinhos de frango, milho assado fica também muito bom e pacotinhos de legumes (os que vc quiser enroladinhos em papel alumínio, como uma trouxinha), fora isso também as batatas em papel alumínio que ficam bem macias, mas elas tem que ser as primeiras a entrar na grelha e as deixo embaixo, junto com o carvao :)

Joaninha Bacana said...

Tô adorando as dicas!!! Obrigadao :-D
Beijocas a todos!
P.S. E como eu faço o milho assado? É só enrolar em papel alumínio e pôr no mesmo momento que a carne? Ou antes?

Isabela Santos said...

Eu gosto de espetinho de coração de galinha, aqui na Alemanha parece que eles só usam na sopa.

Marcia H said...

Ah Angie,
adoro churrasquinho. Clara pergunta: mamae, vamos grelhar? e adora tb tudo.
Manteiga com ervas e raspas de limao e alho sempre para acompanhar.
Milho direto na grelha, eu dou uma aferventada antes.
frango temperado, marinado por umas 2 horas, com o q vc preferir, pode ser asiático ou mediterraneo rsrs
cebola, pimentao, abobrinha, ficam deliciosos
e crudités para acompanhar, assim como uma boa salada de repolho cru ou de funcho.
adoroooooooo
ah, tem um acendedor ecológico, q vc usa com papel de jornal, bem rápido, sem riscos. e tem os acendores tipo fósforo q tb sao legais.
bjsss

Anonymous said...

Angie!
Não te lembraste de fazer pãp com alho picado, tomate, maiones,oorégano?
è só picar tudo, misturar coma maionese e colocar no pão. (dois cortes).
Fazemos também batata doce ou inglesa no laminado.
Beijos mary

Márcia Cobar said...

Angie, adorei o churrasquinho-celebration-casa-nova! Uma pena o céu ter fechado bem no grand finale, mas tenho certeza de que vocês aproveitaram o interior do cafofo novíssimo para degustar o churrasco. Pelas fotos, hum, parece muito gostoso. Uma pena o pão de alho não ter cooperado... mas da próxima vc tá expert!
Eu não tenho nenhuma dica de churrasco, sorry, porque eu geralmente só apareço pra comer... shame on me!
Bjim querida!
Márcia

Camila said...

Angie, vi que ficou meio confuso o que escrevi... as espigas e as batatas foram pré-cozidas no microondas, mas apenas as batatas foram embrulhadas em alumínio. As espigas vao direto na grelha!

Mi said...

adoro churrascos desde que a gente sempre pode levar a nossa propria carne haha pq odeio carne de porco, entao sempre levo meus files de frango marinados, que ficam otimos tb. Outra coisa que vcs podem grelhar é salmao, batatas ou legumes, tudo dentro do papel aluminio. E a gente sempre finaliza do jeitinho brasileiro: grelhem bananas com a casca e tudo, e depois é so comer com acucar e canela...e se quiser um sorvetinho tb ;) hmmmm delicia! bjs!

SandraM said...

hmmm to aqui aproveitando as dicas gostosas!!!

arlete soffiatti said...

Batatas embrulhadas em papel aluminio direto no meio da brasa e depois saboreada com Kräuterbutter. Cebolas na grelha ficam bem docinhas e basta colocar azeite e sal e fica uma delicia. Faça uma sacolinha com papel aluminio, coloque champignons, tempere-os com sal, po de alho e azeite, feche bem a sacolinha e coloque direto na brasa. Legumes grelhados, abobrinha, beringela, pimentao, ficam uma delicia tambem. Refeição completa e saudável.

arlete soffiatti said...

Queijo coalho especial pra grelhar tambem fica bom e voce encontra em grandes supermercados por aqui.

1ou2palavrinhas said...

Unte papel laminado com azeite de oliva, coloque uma posta de peixe, amasse alho a gosto, sal e pimenta do reino, cubra com rodelas de limão descascado (para não amargar)e acrescente raspas de gengibre. Feche as trouxinhas e coloque-as na churrasqueira.
Outra dica é colocar cebolas com a casca na churrasqueira. Elas ficam adocicadas e macias.

Taia Assunção said...

kkkkkkk...desculpe, mas tive que rir com o mal tempo...eita. O bom é que depois vira motivo de graça lembrando da correria para juntar tudo :-) preciso arrumar uma churrasquerinha aqui para casa. Beijocas!

Katia Bonfadini said...

Que delícia de churrasquinho,Angie! Meus pais tem churrasqueira de tijolinhos em casa e adivinha o que acontecerá no Sábado posterior ao dia do meu aniversário na terça que vem? Um churrasco com direito à maravilhosa costela feita pelo meu pai,que fica assando durante horas...Aqui no Rio chove muito na Primavera,então não sei se o tempo vai colaborar, mas estou contando os dias pra essa comemoração em família!E suas fotos me deixaram com água na boca!Bjs!