Tuesday, November 22, 2011

Sessao Restaurante (em Maasbracht, nos Países Baixos): Da Vinci

Para comemorar o aniversário de namorido na semana passada, nós escolhemos um restaurante na Holanda (ou Países Baixos, mas eu acho Holanda tao mais bonitinho) que já queríamos ter visitado a algum tempo: o Da Vinci (1 Michelin star 1 Michelin star , três pontos 'restaurante com charme'), orquestrado pelas maos da chef (mulher!) Margo Reuten.

O restaurante fica em Maasbracht, a uma hora de Aachen (pertinho do outlet de Roermond :-) ), mas para nao precisarmos dirigir a noite decidimos dormir no hotel/pousada indicado pelo restaurante - com a vantagem que o translado do hotel para o restaurante (e vice-versa) estar incluído no preço do quarto :-)
Hotel Gasterij Smeets (num prédio datado de 1895)


Do hotel dá para ver, ao longe, uma usina. Primeiro achei que fosse uma usina atômica :-O , mas nao, é de gás natural.

Nosso quarto - a cama era boa...

... mas a pia no quarto (o banheiro era bem pequeno e friiiio) deixa um ambiente um pouco estranho :-D


Como parte do arranjo entre o hotel e o restaurante, além do translado, se tem direito a um aperitivo. Entao antes de irmos para o restaurante, tomamos um ótimo cálice de vinho branco. E lá fomos nós - de Bentley!!! O dono do hotel é fa de carros, e possui um Bentley e um Rolls-Royce (comprou usados e com vários quilômetros rodados, mas estao em ótimo estado e sao um conforto só!).

O restaurante Da Vinci fica nas margens do porto de Maasbracht - aliás, eu nao tinha idéia que Maasbracht possuía um porto (e, aparentemente, é o segundo maior da Europa em uma categoria que eu nao lembro mais qual era :-D ).

Chegando no restaurante, os aperitivos vieram acompanhados de semente de abóbora torrada e azeitonas pretas. Achei muito fofo o porquinho carregador de palitos de dente :-D

Para acompanhar o aperitivo, sorvete de couve-flor...

... e mousse de beterraba, bombom de queijo parmesao e pirulito de ervilha (era cremoso e geladinho por dentro, super interessante!).

Vista de parte do lounge

Quadro no Da Vinciiiiiiii :-)


Quando estávamos prontos com o aperitivo, fomos até a nossa mesa mas fazendo, primeiro, um tour pela cozinha e conhecendo a chef. Nunca tive um tour pela cozinha (com pequenas explicacoes sobre o que é feito e aonde) e achamos super legal a idéia! Outra coisa que gostamos foi que a atmosfera no restaurante (espelhando o comportamento do dono Petro Kools assim como da chef) é bem informal e relax :-D Aliás, quem nos levou de carro de volta para o hotel foi o próprio dono!

Na mesa, manteiga e sal negro...

... assim como um potinho de azeite de oliva.

Como amuse-bouche, macaron de queijo parmesao...

... com creme de aipo (muito gostoso!)

Minha entrada (que estava divina e gostosérrima): lagosta canadense, foie gras (numa espécie de pasta assim como em formato de sorbet - ambos misturados com algo alcoólico que combinou super bem!), presunto pata negra sobre uma mini salada de batata, aspargos verdes e trufas. De comer ajoelhado!
[canadense kreeft, ganzelever, pata negra ham, groene asperge, aardappel en truffel]

Além de gostoso, o prato era super bonito (com detalhe para as florzinhas, que também foram devoradas, hehehe)

Acompanhando, um pedaco de lagosta empanado, maionese com acafrao e uma saladinha (com uma bolachinha crocante de queijo parmesao)

Namorido foi de tartare (com carne das vaquinhas da fazenda dos pais da chef) com ovo pochê e trufas...

... acompanhado de mais tartare (esse mais numa consistência de patê)

Gostei do desenho do prato de namorido :-D

Pausa para conhecer o banheiro (sim, eu adoro xeretear banheiro de restaurante :-D )

Esse arco do lado do vaso era bem prático para colocar bolsa e afins :-D


Voltando para a mesa, chegou a segunda entrada (que namorido e eu pedimos a mesma): uma variacao de foie gras. Esse era o prato com o foie quente, sobre pêras caramelizadas (nhac-nhac!)
[gebakken ganzenlever met gekarameeliseerde peer, saus van Muscat Beaumes de Venise, ganzenlevereijs en bonbon van ganzenlever)

E aqui o brioche (com ameixa preta por dentro), o sorvete de foie (delícia!) e um bombom (com uma textura de mousse por dentro)


O prato principal (que demorou muuuito pra chegar): filé no molho de vinho tinto com vagens verdes, mousse de chicória...
[ossenhaas 'Pietjesveld' met witlof, haricots verts, rode wijnsaus en frietjes]

... e batata frita :-D

Como pedimos duas entradas (tentacao, tentacao...), acabou nao sobrando espaco para a sobremesa. Entao acabamos pedindo só dois cafés para encerrar - mas que vieram acompanhados de um docinho (ou dois, ou mais) de qualquer maneira :-)

Para acompanhar o café, uma latinha (com a chef na ilustracao)...

... e marshmallows dentro (eu nao gosto, namorido adora)

E mais uma bandeja de docinhos: bombom, macaron, docinho de nozes, nozes com chocolate branco, um pequeno creme brule (que estava muito boooom!) e um pirulito de sorvete

Um detalhe interessante: dentro do papel dos docinhos, a assinatura da chef :-D


No dia seguinte, fomos de carro até o porto para vê-lo de dia e tirar uma foto do restaurante por fora. Entao, voilá: o prédio do restaurante (apesar que eu nao gostei do nome em neon verde...)...

... e o porto :-D

7 comments:

Holandesa said...

Sabias q alí tem uma loja de produtos Brasileiros? Se bem q tu moras na Alemanha e deve ser mais fácil conseguir um Guaranazinho...

Alice said...

Deu água na boca! Ah, witlof não é couve-flor! É endívia (chicory em inglês)! http://nl.wikipedia.org/wiki/Witlof

Silvinha said...

De todos, tooooodos os restaurantes sobre os quais você ja gostou, esse foi o que me deixou com mais vontade de conhecer :)

Beijo!

Anonymous said...

aquele pratinho com os docinhos seria tão bem vindo neste momento... hehehe... também adorei o prato com a folha verde... bjs, Mí

Katia Bonfadini said...

Angie, quantas delícias! Nem sei por onde começar, mas o pirulito de ervilha me chamou a atenção logo de cara... que coisa diferente! Adoraria experimentar!!!!! Assim como vc, também adoro visitar banheiros de restaurantes e levo sempre a máquina, rsrsrsrsr! Que experiência inesquecível e charmosa... adoro acompanhar suas experiências gastronômicas! Beijão!

Holandesa said...

Angie, Aqui vai o link da loja brasileira que te falei em Maasbracht: http://www.sobrasil.nl/N_frame.html?http://www.sobrasil.nl/

dorinnha said...

Oi!!!! é a 1ª vez que entro no teu espaço, e achei estremamente interessante os pratos que comeu, principalmente mouce de beterraba, e pirulito de ervilha! beijos.