Friday, January 6, 2012

Dando um Pulo na Espanha Durante o Natal - parte I

No dia 21 de dezembro fomos para Barcelona (ou, para ser mais exata, Premiá de Mar) por uma semana para celebrar o Natal com a família de namorido. O tempo nao podia estar melhor, com um céu azulíssimo e uma temperatura bem agradável (na faixa dos 15°C) em pleno inverno.

Como ficamos somente por uma semana, nao fizemos nenhum passeio mais longo. Mas aproveitamos para almocar tapas em Barcelona, jantar num restaurante no alto de um morro em Cabrils, e finalmente conhecer o MNAC (já fazia dois anos que eu queria ter ido, e estava sempre fechado nos dias que podíamos) - o Museu Nacional d'Art de Catalunya.


Dia 21, de noitezinha, vista da minha janelinha do aviao :-)

No dia seguinte, fomos no centro de Barcelona comprar os presentes que faltavam. Aproveitamos para tomar um tallat (pronunciado 'taiát' - expresso com um pingo de leite) no café da FNAC, na Plaça Catalunya. Namorido atacou um croissant, eu fui de sanduíche de presunto (com um paozinho super crocante e delicioso)

Plaça Catalunya...

... com um gigantesco toldo onde era possível...

... patinar no gelo (mesmo num calorzinho de 15°C :-) ).


Uma coisa que eu nao me acostumo na Espanha sao os horários das refeicoes. Almocar às 14h ou jantar às 21h é muito taaarde! Mas se os lugares nao abrem antes, fazer o que? Tem que esperar mesmo!
No blog Pra quem quiser me visitar, eu havia lido sobre o Tapas,24. Quando olhei na internet, vi que já abria às 9h: eba!!! Chance de almoçar cedinho :-D Chegamos às 11h45 (sim, a gente adora almoçar cedo!), mas acabamos descobrindo que nao é bem assim: mesmo aberto às 9h, o bar de tapas só começa a servir certos pratos quentes a partir do horário de almoco (por exemplo, patatas bravas que eu adoro!) às 13h30. De qualquer maneira, havia suficiente opcoes de tapas para comermos mesmo sem termos todo o cardápio de almoço disponível.

Bar de tapas Tapas,24. Das mesas (e banquetas) altas é possível acompanhar todo o movimento da cozinha

Lacón ibèric e pa amb tomàquet [presunto ibérico e pao com tomate - super típico da Catalunha, com pao, tomate esfregado sobre o pao, e óleo de oliva]

Algo que eu queria experimentar e estava uma delícia - McFoie Burguer, ou hamburguer de foie gras. O hamburguer era de carne moída, com pedacos de foie gras dentro e mais uma porcao num potinho


A carne do hamburguer era quase crua (o que nao é para todos os gostos), mas estava uma super delícia!!!

Para encerrar, ous estrellats amb xoriço (ovos estrelados com chorizo e batatas): eu achei muito gorduroso e acabei comendo bem pouquinho, mas de gosto estava bom.

No final, a conta - gostei como ela foi apresentada, encaixada na tampa de uma lata :-D

No final do dia, depois de toda essa comilança, uma caminhada na praia de Premiá de Mar, com...

... Barcelona como pano de fundo e um lindo, lindo pôr do sol!

5 comments:

Angela said...

Olá Angie, Feliz Ano Novo para vcs.
Que bom que aproveitaram na Espanha. E o "calorzinho" hein, coisa boa...
Beijos e um ótimo final de semana.

Márcia Cobar said...

Oi Angie, que delicia de Natal com ares espanhóis! Lindas as fotos, principalmente do sunset sobre Barcelona!
Bjs
Márcia

Nina said...

Meu Deus, olha esse por do sol!!!!!!!!! que coisa linda Angie

Silvinha said...

Nham, presunto ibérico =)

Katia Bonfadini said...

Que legal a ideia da tampa da lata!!!! Adorei, achei super original! Já fui a um pub onde a conta era trazida dentro de um livro. Bjs