Tuesday, March 6, 2012

Limpador de Chaminé

Hoje foi a primeira vez que eu vi um limpador de chaminés ao vivo e a cores - e vestido a caráter! Como a nossa casa tem chaminé, por lei ele vem inspecioná-la (e limpá-la) duas vezes por ano.

Eu fiquei com vergonha de pedir, mas definitivamente devia ter tirado uma foto dele para pôr aqui no blog :-) Como nao tirei, achei duas fotos na internet que mostram mais ou menos como é a roupa típica.

Caricatura do limpador de chaminés - cartola (o nosso veio com um chapéu um pouco menor), terno fechado com botoes metálicos, e como instrumentos uma escada e uma espécie de escova redonda
[Fonte foto: http://www.muenster.de/stadt/ordnungsamt/schornsteinfeger.html]


Aqui dá para ver melhor o terno com os botoes metálicos, e a escova usada para limpar a chaminé
[Fonte foto: http://www.sueddeutsche.de/muenchen/ebersberg/prozess-kaminkehrer-bringt-kirchenmaler-kein-glueck-1.957617]


O que veio lá em casa era mais jovem, mas a roupa era igualzinha :-)
[Fonte foto: http://www.welt.de/wirtschaft/article1860278/Schornsteinfeger_retten_ihr_Monopol_teilweise.html]


Conversando com colegas meus de trabalho, descobri também que eles sao vistos como símbolos de sorte. Entao quem tá precisando, é só encostar num limpador de chaminé (de preferência nos botoes metálicos do casaco) que muita sorte estará por vir :-)

5 comments:

Silvinha said...

Que legal!!! Ainda bem que as leis trabalhistas e de proteção infantil impedem um cenario de Dickens, hehehe

Beijo!

Nina said...

ih que legal, um deles foi na tua casa??
sorte!!!

assim que cheguei aqui, passou um por nós, eu nao sabia ainda da lenda, meu marido falou logo depois que ele passou... pena, quase que eu corri atrás dele :-)

Ana Gaspar said...

Diferente não!!! mas muito legal isso..
que sorte então pra você!!!
beijos com carinho...
PS.: Passa lá no blog pra ver as novidades...

Nina said...

Oi Angie, olha, a que eu faco parece muito com essa aqui:
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1624-macarrao-a-carbonara.html


menina faz, é extremamente gostosa! ja ouvi dizer que nao é a original mas eu nao to nem aí, é mt boa apesar de ser meio pesada, claro. Mas é só nao exagerar,ne?

ahh eu faco separado uma misturinha de azeite com manteiga, e jogo no macarrao logo depois de cozido e no fim da receita levo rapidinho ao forno.

O resto é quase tudo igual a receita.
Guten Appetit :-)

Oscar | MauOscar.com said...

Schornsteinfeger foi uma das primeiras palavras coloridas do alemão que aprendi ;) nunca tive a oportunidade de ver ao vivo.. Acho que só deve existir na Alemanha Suíça e Áustria

Pena que nao tirou uma foto