Saturday, March 31, 2012

Sessao Restaurante: Sankt Benedikt

Para comemorar nosso aniversário de namoro no sábado passado, namorido fez uma reserva surpresa no restaurante Sankt Benedikt (1 Michelin star). O restaurante fica na pequena cidade de Kornelimünster (4.000 habitantes) cujo 'centro' fica 5 minutos de distância da nossa casa :-)

Nós já havíamos ido no restaurante em 2009 quando minha mae estava nos visitando. Mas em 2011 o restaurante trocou de maos - para ser mais exata, passou de mae para filho. E o filho, de 26 anos (Maximilian Kreus - com direito a foto no facebook, hehehe), depois de alguns meses no comando da cozinha, já ganhou sua primeira estrela Michelin (na nossa opiniao de leigos, merecidamente!).

O restaurante é dividido em dois ambientes - essa é a parte de trás. Eu preferia a decoracao anterior, mas novo chef, novo decor :-) O Manet, infelizmente, nao está mais pendurado nas paredes :-(

Azeite de oliva, flor de sal e o arranjo...

... simplesmente uma rosa dentro de um copo: eu gostei da idéia!

Primeiro amuse-bouche: sopa fria de salada verde com torradinha de queijo, camarao (na colher da frente) e variacao de tomate - mousse de tomate sobre pedacinhos de tomate escondidos embaixo (na colher de trás)

Paes para acompanhar - integral, baguete e de abóbora (adorei esse!)

Segundo amouse-bouche: variacao de pepino. Sopa de pepino frio, com mousse de pepino, e pepino ralado coberto com quinoa

Esse é só para mostrar o tamanho real da porcao do segundo amuse-bouche (porque pela minha foto anterior parece que a porcao era enorme, quando na verdade, é só uma provinha :-) )

Namorido e eu pedimos a mesma entrada: carpaccio de lagosta com duas variacoes de foie gras - uma tipo mousse, a outra quente (nhac-nhac!), acompanhado de uma mini-mousse de maça verde (a mistura da maça verde com o carpaccio ficou ótima!)
[Langoustinencarpaccio - Gänseleber / Limette / grüner Apfel]

Como prato principal, filé (com uma camada de gordura que parecia picanha - nhac,nhac de novo!) com cebolinhas no molho de vinho do porto, purê, uma espécie de bolinho com recheio de morcela (é o cortado ao meio, no prato à esquerda), e uma lâmina fina de pastinaca
[US-Beef - Portweinzwiebeln / Pastinaken & Blutwurst / La Ratte-Püree]

Se preciso, mais molho (que estava uma delícia!)

Como as porcoes nao sao grandes, dá para comer tranquilo entrada + prato principal + sobremesa :-D O da foto de cima é o amuse-bouche das sobremesas: maça caramelizada (achei mega doce, nao gostei), sorvete de caramelo e mousse de amêndoas. E, sim, as minhas fotos enganam...

... porque o tamanho era assim: pequeninho :-)

Minha sobremesa: sorvete de café e wattleseed, merengue de café com recheio de café, um mini petit gateu (a bolinha negra bem a esquerda - estava uma delícia!) e mousse de pera (bem a direita)
[Kaffee - Birne / Wattleseed]

Namorido foi de queijos...
[Kleine Auswahl vom Rohmilchkäse]

... que vieram com chutney de pimenta, de kumquat e de figo

Para encerrar a comilança, um cafezinho (de coracao :-) )...

... que veio acompanhado de mais docinhos! Mini creme-brule, praline de pistache, praline de pimenta, e bem no topo a esquerda, meio praline de caramelo.


Parabéns ao jovem chef - nós adoramos!

2 comments:

Ana Gaspar said...

oi Angie!
restaurante bacana, gostei...
menina dei risada agora sobre os "filhos", te perguntei por que vi a Angela se despedindo e mandando beijos para seus filhos..mas agora entendi as ""... seriam seus gatos né??
beijossssssss, rsrsrsr

o pé said...

Verdadeira delicia, quando ouder visitar meu site de omeletes fique a vontade para curtir e compartilhar www.omeletesdope.com.br