Tuesday, April 3, 2012

E a Saga Canteiro de Temperos Continua...

Esse sábado voltei novamente para a loja de jardinagem, dessa vez para comprar terra (dica do meu pai - a terra do nosso jardim tá muito fraquinha, coitada!) e os temperos em si - sim, comprei eles já crescidinhos para ver se eles gostam do nosso jardim, se adaptam e resolvem ficar pra sempre :-)

A terra que o pessoal da loja de jardinagem recomendou é para flores - mmm, será que vai dar certo? Bom, na pior das hipóteses todos os temperos morrem e eu tento tudo novamente no ano que vem :-)


Os temperos esperando para serem plantados - comprei no sábado, mas estava um dia friiiiiiio e cinza. Por sorte no domingo deu aquele solzao, e lá fui eu, capinar novamente :-)

Como está ainda relativamente frio, o cara da loja de jardinagem me recomendou plantar somente alguns dos temperos. Os outros, só daqui a duas semanas.

Preparando a terra - primeiro, deixar a terra original bem fofinha (capinar, aí vou eu). Segundo, derramar a terra nova, e misturar ambas. Terceiro, se sentar um pouquinho porque capinar cansa! Quarto, fazer buracos para plantar as mudas de temperos (com a pazinha da foto)

Na hora de fazer os buracos para abrigar os temperos, qual nao foi minha surpresa quando achei várias minhocas na terra original! Minhoca é um bom sinal, porque deixa a terra fofa - ebaaaaaa! Meu 'Boden Aktivator' deu certo :-) [P.S. Achou a minhoca na foto acima? :-) ]

E voilá! Os temperinhos plantados - cebolinha, salsa, sálvia, tomilho, tomilho limao (adoro!), alecrim, alecrim rasteiro. Entre os temperos, sobre a terra, coloquei grama cortada (dica da mami - nunca deixar a terra pelada, porque senao quando chove a água bate direto na terra e faz a dita cuja ficar dura que nem pedra)

Cresçam, temperinhos, cresçam e se multipliquem!

4 comments:

Mamaes Brasileiras na Alemanha said...

hahahah, amei o texto e a empolgaçao! Eu adoro plantar, mas odeio arrancar mato, até porque eu nunca sei identificar se é mato ou nao.... Por isso que o meu canteiro de temperos nao vai pra frente. Mas eu tenho tomilho e salsinha que dá para comer a flor em maio, também.

Anonymous said...

Oi Angie, eu como nao sabia que esse nao era seu nome claro pensei que era spam e deletei, mas pode mandar outra vez que agora vejo.
Muito cedo pra temperos na Alemanha, deveria pantar depois de meio de abril, antes de semana santa nao se planta nada, porque podem vir umas geladas tardias.
Mas tem boa pinta, as mudas parecem bem e fortes, o mato se voce controlar bem no primeiro ano ele vai sumindo nos anos seguintes, sua terra me parece bem boa tempero gosta de terra pobre e arenosa, nao precisa por outra.
Bem eu estou fazendo um maciço de ervas, com muita alfavaca, eneldo, e um monte de coisas, tambem plantei nesse ano abobrinha, cenoura, pimentao e pimenta, alface.couve lombarda, alfafa, ervilha e vagem.
Vamos ver que tal
Muita sorte Antonia.

Márcia Cobar said...

Hum, comidinhas deliciosas à caminho com este mundo de temperinhos no jardim!
Bjs
Márcia

Taia Assunção said...

Vai crescer e multiplicar, sim. Minha hortinha vertical não vingou...preciso pensar em algo rápido, antes que a seca se instale definitivamente. E o Floyd como está? Beijocas e feliz Páscoa para vocês.