Wednesday, June 20, 2012

Dia 2 Preikestolen

No segundo dia da nossa viagem, programamos um dos passeio que eu estava super curiosa para fazer: ir até Preikestolen [Púlpito do Pregador] e admirar o Lysefjorden de cima.

Antes do passeio, café da manha no hotel.

O típico café da manha que ganhamos nesses 14 dias: tomate e pepino, salmao defumado...

... diversos tipos de queijos e frios, ovos (duros e moles) e, dependendo do local, bacon, ovos fritos ou mexidos, e outros pratos quentes.Também sempre havia frutas, principalmente melancia (para minha surpresa e deleite, porque eu adooooro!)


De Sola até Preikestolen demora-se aproximadamente uma hora e meia de viagem (contando a balsa no meio do caminho) - estrada 13.

Balsa entre Lauvvik e Oanes (89 NOK - aproximadamente 12 euros)

No caminho (estrada 13)...

... belas paisagens!


Para subir até Preikestolen é preciso se fazer uma caminhada morro acima (4 quilômetros ida, 4 quilômetros volta, para ser mais exata). E é morro acima mesmo, porque para se admirar o fiorde do alto, é preciso primeiro... estar no alto! :-)
Mesmo sendo no meio do nada, para deixar o carro só era possível no estacionamento (100 NOK em moedas ou cartao de crédito - sim, na Noruega TUDO é pago! Com excecao de banheiro e água fresca :-)   ).  E lá fomos nós!

A trilha é composta de 4 grandes subidas - essa foi a primeira e a mais fácil (o que eu nao sabia ainda...). A trilha propriamente dita é cheia de pedras, entao o jeito é caminhar entre elas (quando dá) ou pular de uma para outra.

Depois da primeira subida, pausa para admirar a paisagem.

E lá vamos nós em direcao a segunda subida. Ah, se a trilha sempre fosse assim!


A luz lá no alto é o término da segunda subida - oh meus sais!

E lá fomos nós! Onde eu coloco o meu péééé? Só tem rocha! Subir já cansa, mas tentando achar um lugar onde colocar o pé cansa duplamente!

Trilha? Que...

... trilha? (Lá no alto, há direita, dá para ver algumas pessoas subindo). 
Aliás, para saber a direcao do caminho, era só seguir uma marcaçao de tinta vermelha feita de tempos em tempos em rochas ou árvores - fácil de achar.


No caminho, foto para registrar a cidade ao longe (qual? Nao lembro! Vou pesquisar!). Algo que cansa na trilha é que além das 4 subidas, há várias pequenas subidas-descidas-subidas-descidas. Entao quando se subiu um trecho, dá um desânimo só ver que lá para a frente se vai descer novamente para subir novamente. Mas, lá vamos nós! Em 2 horas e 10 minutos (o tempo normalmente estimado é de 2 horas) a gente tava no topo (o que até que nao foi tao mal, levando em conta as inumeras vezes que eu parei para tomar folego :-)  ).

E... ta-ra-ra-ra! Dá para ver namorido, lá ao longe, sobre Preikestolen, abanando o braco e de jaqueta vermelha? :-) Sim, a gente chegou no topo, nem acredito!

E a vista? Bom, a vista do Lysefjorden...

... é um arraso!!! Nao é a toa que foi eleita a mais linda vista do mundo pelo Lonely Planet!!!

Do outro lado, olhando para baixo...

... dá um certo medinho!

Pra chegar na ponta, só por precaucao, deitei na rocha :-)

Nós comecamos a subida as 10h. Ficamos com medo que ainda estivesse nublado (já pensou chegar no topo e nao conseguir ver nada?), mas o tempo abriu, gracas! E a vantagem de ter chegado tao cedo é que a rocha ainda estava relativamente vazia (porque há períodos em que ela está lotada, e aí nao é tao fácil tirar a foto que se quer e apreciar tudo com calma).

Voltando, a gente viu um maluquinho tentando tirar foto da mulher dele que estava em Preikestolen (tipo a foto que eu tirei de namorido): mas ele estava muuuuito na ponta da rocha! Medo, muito medo :-)


A descida foi mais rápida, em menos de duas horas já estávamos no carro novamente (felizes e saltitantes - ok, saltitantes e com dor nas pernas, hehehe). E assim que fechamos a porta do carro - pingos e pingos de chuva!

De tardezinha, voltamos novamente para Stavanger para dar mais uma caminhada pela cidade e jantar (fome, muita fome, depois de toda essa caminhada!).

Nao parece, porque ela está tao inteirinha, mas a igreja em Stavanger é a mais antiga da Noruega, datando de 1150!!!

Depois de um curto passeio (a maioria nós já tínhamos visto no dia anterior, e nossas pernas estavam dooooendo!), fomos jantar num restaurante a beira do porto.

  Straen Fiskerestaurant


 Decoracao charmosa, com bastante...

... elementos náuticos :-)

Pra beber, suco de maça da regiao e água fresca :-)

Como pulamos o almoco, fomos de entrada, prato principal e sobremesa. E foi uma boa, porque as porcoes eram relativamente pequenas (apesar de parecerem sempre enormes nas fotos :-)   ). Aspargos verdes com presunto e gratinados com queijo (acompanhado de um tomatinho)

Hake fish [peixe pescada] recheado  com espinafre, acompanhando abobrinha (essa coisa que parece escura e estranha no prato eram gostosas abobrinhas grelhadas) e batatas cozidas. O peixe estava uma delícia!

Sobremesa de morangos com sorvete de baunilha (repartida entre namorido e eu).

3 comments:

Silvinha said...

Que vista maravilhosa! A subida valeu muito à pena :)

Márcia Cobar said...

Angie querida!!!
Passei pra ler a postagem e acompanhar sua jornada norueguesa bem no dia que recebi meu cartão postal super fofo do Preikestolen :) Fiquei muito muito muito feliz com a lembrança! Acho que é o primeiro postal que recebo em uns 15 anos :) Tô répi!!!
Linda a vista, mas a subida... cansei só de olhar!
Mas o cansaço e as pernas bambas valeram a pena né? Belas fotos e delicioso happy hour!
Um super beijo querida, obrigada pela lembrança! Amei meu postal Angie!!!
Bjocks
Márcia

Anonymous said...

uauuuuuuuu... as fotos como sempre estão lindas!!! a trilha certamente fica mais puxada com aquelas pedras... tem que ter preparo... poderia ter um corrimão para ajudar as pessoas hehehe... bjinhos, Mí