Friday, June 22, 2012

Dia 3 Voss

No terceiro dia fizemos um trajeto bem longo de carro: de Sola até Voss (mais ou menos 350km). A intencao era já estar pertinho de Flåm no quarto dia, para poder fazer o passeio de trem pela manha.

 De Sola fomos pela E39, pegamos a balsa Mortavika - Arsvagen (171 NOK) e pegamos a estrada panorâmica E134 e E13.


Várias paisagens bucólicas...

... pelo caminho.

Na E134 a cascata Langfoss

Uma quantidade de água impressionante!

E na E13 (Odda) uma cascata dupla! De onde vem tanta água? Isso a gente descobriu no quinto dia da viagem...

Além da água e das montanhas...

... ovelhas, muitas ovelhas!

Essa veio nos recepcionar de gravata :-)

Em Brimnes, mais uma balsa: Brimnes - Bruravik.

Aliás, as balsas sao uma ótima maneira de curtir o visual dos fiordes: essa atravessa o Sorfjorden.

Olhando para o lado, dá para ver a ponte em construcao que, em algum momento no futuro, vai substituir a balsa na travessia.

Ao chegar em Bruravik, ao invés de irmos direto para Voss, pegamos a estrada 572 para visitar a linda cidadezinha de Ulvik, que fica aos pés do Sorfjorden.

Ulvik vista do alto

Lindas paisagens!


A igreja da cidadezinha, com o cemitério ao redor da igreja

Do lado do porto...

... um café super aconchegante (Café Dros) e com uma comida que parecia deliciosa.

Como chegamos de tarde, pedi um pedaco de bolo de maca (que dividi com namorido)

E dois cafés: deliciosos depois de um longo período na estrada.

A vista do café :-)

Continuando pela estrada 572, e pegando a E13 novamente, chegamos em Voss.

A cidade fica no meio do caminho entre Bergen e Flåm,entao talvez isso explique a enorme quantidade de ônibus de turismo que vimos estacionados no parking do hotel. Além disso ela é porta de entrada para grandes estacoes de esqui (o que a gente achou que nao era praticado em junho, mas, surprise, surprise...)

De qualquer forma, a cidade da famosa água Voss nao é necessariamente bonita (o que salva é o belo lago com as montanhas ao fundo). Uma boa alternativa para passar a noite seria em Ulvik ou Utne (que nao chegamos a conhecer).



O hotel em que ficamos ficava, literalmente...

... grudado na plataforma do trem! Por sorte o nosso quarto dava para o outro lado!

Fleischer's Hotel (de Historiske)

O hotel em ficamos foi fundado em 1864 (a parte central). Há mais de 100 anos atrás, recebeu hóspedes ilustres como reis da Suécia, um imperador alemao (Kaiser Wilhelm II), um príncipe de Wales, um rei da Bélgica e um rei de Siam. Pelos corredores do hotel há alguns objetos que lembram essa época, como a privada sanitária que o kaiser mandou trazer da Suécia para seu uso privado em 1890 :-D
Nós tivemos a impressao que o hotel teve a sua época de glória há muitas e muitas décadas atrás, mas hoje está mais focado para os vários ônibus de turismo que chegam diariamente. Dá a impressao que ele vive do charme do passado, mas a atmosfera familiar e a atencao aos detalhes já se foram a muito tempo, se concentrando no turismo em massa. Pena. O prédio é super bonito, mas se eu fosse ter que escolher novamente nao iria dormir em Voss.

A lateral do prédio nos lembrou um pouco de antigas construcoes de madeira usadas em filme de terror - nao sei porque :-D

Se olhar de pertinho, dá para ver que tá precisando de uma boa reforma.


O famoso sanitário do Kaiser Wilhelm II - era uma invencao patenteada na época, e cada uma tinha um número de série único (a do imperador tem o número 4091). Produzido em Malmo, na Suécia :-)

Nosso quarto ficava na ala nova do hotel - a decoracao era bem bonita...

... mas o banheiro bem apertadinho (e a água do chuveiro molhava o banheiro inteiro, como em vários hotéis em que ficamos - nada prático!)

Vista do nosso quarto

Apesar do quarto ser bem bonito, o isolamento acústico entre os quartos deixava a desejar. Nós tivemos o azar de estarmos no hotel no mesmo dia que uma excursao de chineses, e no quarto ao lado dormiu um senhor que nao conversava - berrava! As 22h ouvimos uma conversa tao alta que parecia que a televisao estava ligada a todo volume no nosso quarto. O pior, porém, foi quando as SEIS HORAS DA MANHA os berros se repetiram! Eu saí do quarto de pijama, e fui olhar no corredor o que estava acontecendo (eu acordo cedo de manha, mas quando alguém me acorda mega cedo eu fico muito, mas muito chata!) e a porta do quarto dele estava aberta e ele estava conversando MUITO ALTO com um outro senhor. Eu pedi, em inglês, para eles conversarem mais baixo devido ao horário mega cedo. Nao adiantou muito... Aaaaaaargs!!!
Como voltaríamos para Voss quase no final da viagem novamente, mudamos a nossa outra reserva para ficarmos no prédio principal (onde o isolamento acústico, apesar do prédio ser todo em madeira, foi melhor!). Mas isso eu conto em outro post :-)

Ah, outra coisa: mesmo a porta do hotel sendo com cartao magnético, quase todos os hotéis em que ficamos precisava se trancar a porta quando se entrava ou saía do quarto. Por que eu estou mencionando isso? Porque normalmente com cartao magnético, quando se saí do quarto e se fecha a porta, ela tranca automaticamente. Mas nao nos hotéis em que ficamos na Noruega, entao é bom se atentar para, quando sair do quarto, nao esquecer de trancar a porta (é só inserir o cartao magnético. Se ela está trancada, ela destranca. E se ela está destrancada, ela tranca :-)   ).


No porao do hotel, uma piscina ótima para dar uma nadada (principalmente depois da caminhada do dia anterior - fez um bem aos músculos doloridos :-D   )

E uma banheirona de hidromassagem. Os jatos só comecavam a funcionar se a pessoa colocasse uma moeda de 10 NOK numa caixinha (10 NOK = 6 minutos de jatos). Dá para acreditar? Nós achamos de última o hotel cobrar pelos jatos da hidromassagem: chega a ser engracado de tao ridículo :-)

O hotel possui um belo terraço com vista para o lago...

... assim como um restaurante enorme com a pompa...

... de antigamente - nas paredes, esculpido, o 'F' de Fleischer's...

... assim como no monograma dos pratos.

A decoracao da mesa - flores naturais (acho que sempre dá um charme), e um lampiao.


O paozinho estava delicioso, acompanhado de uma maionese de alho.


De entrada, eu pedi salmao com molho de mostarda (estava bem bom, mas da marinada eu nao senti gosto nenhum)...
[ Cognac and Juniper marinated fillet of salmon with mustard cream sauce]

... e namorido pediu salada com queijo de cabra e bacon.
[Warm Chevre served with bacon, local honey and marinated salad]

O prato principal eu nao gostei: tinha gosto de comida feita para muita gente (sem amor :-)   ). O peixe estava bom (truta - me lembrou um monte o gosto de salmao), mas o molho era pura maizena (ou algo semelhante), parecia papa de nenê. 
[Trout from Simadalen with creamed shallot, mushroom and chive]


Namorido também nao gostou do prato principal (filé com batatas gratinadas). O molho nao estava bom, e o prato veio frio.
[Sirlon steak with red wine sauce and lentils, glazed red onion, vegetables]

Pra tomar, EpleMost (suquinho de maça :-)   )

Nao recomendamos o restaurante do hotel, mas comemos muito bem em Voss num outro lugar (que eu conto em um post mais adiante :-)   ).

Quando voltamos para o nosso quarto, a luz do sol 'brincava' entre as nuvens negras de chuva: linda vista da nossa janela :-)




5 comments:

Mary said...

Maravilhoso!
Um espetáculo estas paisagens. Assim com barulho ou sem barulho, com jatos ou sem jatos tudo vale a pena. Beijos Mary

Silvinha said...

Adorei a vista ao longo da estrada! Deixa qualquer viagem menos cansativa :)

Não da p/ acreditar que o hotel cobra pela hidro... Falta apenas um compartimento p/ moedas atras da cama, p/ ela massagear :P

Beijos e bom final de semana p/ vocês!

Anonymous said...

continuo adorando as fotos!!!! tentei escolher as minhas preferidas e não consegui, são todas :) amei as ovelhinhas "posando" para as fotos... bjinhos, Mí

Márcia Cobar said...

Oi Angie!
Que bacana conhecer Voss através do seu blog! Me lembro a primeira vez que vi a garrafinha, foi num hotel chiquérrimo em Londres mas como eu estava em meeting de negócios não pude colocar na bolsa... Depois eu fui na Harrods e comprei uma só pra guardar a garrafa :) Entrei na net e pesquisei tudo! Agora conheci a cidade, delícia!
Então a Noruega também é Ovelândia? A de gravatinha é um charme!!!
Belas as fotos, ótimas as dicas!
Bjim
Márcia

Nina said...

a ovelha de gravata foi mt legal!!! :-)

gente eu tbm, assim que coloquei o olho no hotel me lembrei de filme de terror, ai ai...

que belos lugares Angie, so achei terrivel pensar no hotel encostado na plataforma do trem, ai Jesus e a barulhada??