Friday, June 15, 2012

O Roteiro

Montamos nosso roteiro para visitar a Noruega (focado na parte oeste, onde ficam os grandes fiordes) com base nas principais atracoes que queríamos visitar:
 - Preikestolen (ou Púlpito do Pregador)
- O trem em Flam
- A igreja de madeira de Borgund
- A igreja de madeira de Urnes
- Trollstiegen (ou o Caminho dos Trolls)
- O fiorde de Geiranger, assim como fiordes em geral (eu nao fazia idéia da enorme quantidade de fiordes na Noruega!!!).
- Snow road - a estrada de neve de Aurland até Laerdal


 E aí os 13 dias ficaram repartidos da seguinte forma:
Dia 1 de junho: chegada no aeroporto de Stavanger. Visitar Stavanger. Dormir em Sola.
Dia 2: visitar Preikestolen. Dormir em Sola.
Dia 3: dirigir até Voss e dormir na cidade.
Dia 4: ir até Flam, fazer o passeio de trem. Dormir em Flam.
Dia 5:  pegar a snow road em Aurland. Visitar a igreja de madeira de Borgund. Dormir em Marifjøra.
Dia 6: visitar a igreja de madeira de  Urnes. Dormir em Lom.
Dia 7: visitar Geiranger. Dormir em Geiranger.
Dia 8: ir até Alesund (pelo Trollstiegen). Dormir na cidade.
Dia 9: ir até Forde. Dormir na cidade.
Dia 10: ir até Voss. Dormir na cidade.
Dia 11 e 12: Bergen. Volta a Aachen pelo aeroporto de Bergen -> Copenhague -> Düsseldorf.

 [roteiro via google maps]

Nós achamos bem prático chegar no aeroporto de Stavanger e sair pelo aeroporto de Bergen - nos poupou várias horas de estrada.

Para nos locomovermos de uma cidade a outra, decidimos alugar um carro (fizemos através da Avis, que tinha o melhor preco - pegamos o carro em Stavanger e devolvemos em Bergen).
Na Noruega há vários trechos de estrada com pedágio. O interessante é que nao há pessoas ou cabines de pagamento nos pontos de pedágio. A passagem dos veículos é controlada através de um sensor ou uma câmera de vídeo que filma o número da placa do carro. Como alugamos o carro na Noruega, ele já vinha com um sensor acoplado no vidro da frente. Cada passagem pelo ponto de pedágio, o sensor é lido e o pedágio é cobrado através da agência de locacao do carro (ou seja, a conta só vem no final para todos os pedágios). Caso o carro nao seja norueguês, é necessário se cadastrar no site da companhia do pedágio e dar o número do cartao de crédito para que o pedágio possa ser descontado. Site: http://www.autopass.no/Visitors. Nesse caso, através da filmagem da placa do carro, a empresa consegue identificar o dono e debitar o valor no cartao de crédito.

Para o planejamento da viagem, é bom se ter em mente que a velocidade máxima (normalmente) é de 80km/h (com todas as curvas das estradas, essa acaba sendo mesmo a velocidade maxima!). O jeito que namorido estimou e que se mostrou bem realista foi só mudar os quilometros para minutos: ou seja, 300km levava em média 300 minutos para chegar.
Outro ponto a se considerar sao as balsas (ferries). Pegamos váááárias balsas, e dependendo da frequencia (nos finais de semana, por exemplo, as balsas tem período de espera mais prolongado do que durante a semana) pode-se acabar perdendo bastante tempo na espera.
Para escolher por quais estradas a gente ia, usamos bastante o mapa da Baedeker (Norwegen). Há várias estradas panorâmicas, e o mapa marca elas (assim como os pontos panorâmicos que valem a pena uma parada). Como co-pilota, eu usei direto esse mapa e foi super útil.
E por último, há estradas que fecham durante o período de inverno, e abrem somente pelo final de maio ou início de junho. Para ver a condicao da estrada (Trollstieger, por exemplo, é uma que pode estar fechada) é só ir no site do departamento de estradas e checar. O chato é que a parte da condicao das estradas nao está em inglês, entao foi um saquinho achar onde está. Checamos em norueguês mesmo (bendito google translator). Site: http://www.vegvesen.no/Trafikkinformasjon/Reiseinformasjon/Trafikkmeldinger
Clicar no tab 'Pr. vegnummer', digitar o número da estrada (Trollstiegen, por exemplo, é 63) e clicar em 'vis rapport'. Aí é só pegar o resultado e jogar no google translator.

Segunda-feira eu comeco com meus relatório enormes e fotos, muitas fotos :-)

2 comments:

Oscar | MauOscar.com said...

Que delicia de viagem Angie.. Quero ver todos os posts e muitas fotos ;)
Bom final de semana

Mary said...

Que organização! Digno de publicação!!!
Beijos mary