Thursday, July 26, 2012

Dia 11 Bergen Parte I

De Voss há duas maneiras de ir até Bergen - pela E16 ou E7. Nós pegamos o caminho mais longo (E7) mas que é também, de acordo com o nosso mapa, o mais bonito (repleto de rotas panorâmicas).

Outro dia lindo de céu azul!

Vai dizer que nao dá vontade de pular na água e nadar até a plataforma? :-)

Um pedacinho do Hardangerfjorden

No meio do caminho, na E7, a Steinsdalsfosser - uma cascata na beira da estrada que jorrava um grande volume de água!
Steinsdalsfosser


O barulho da água batendo nas rochas é bem grande!

O legal é que é possível passar...

... por trás dela!


Tirei a foto seguinte do carro mesmo (por isso a péssima qualidade), mas é só para chamar a atencao da quantidade de câmeras que encontramos na estrada para controlar o limite de velocidade (na maior parte do tempo é de 80km por hora) - e a multa é caaaaara, por isso nao vale a pena arriscar.


Nao, essa placa nao é para dizer que há algum mirante panorâmico para se fotografar. Ela só chama atencao para...


... a câmera de controle de velocidade mais adiante :-)


Um pouco antes do meio-dia, chegamos em Bergen. Como nao era possível ainda fazer o check-in no hotel, resolvemos dar um pulo no centro e comer alguma coisa.

Primeira vista da cidade, com Bryggen como cenário

O porto, com o mercado de peixes ao fundo

E onde há mercado de peixes... :-)

Olhando para o chao, uma tampa de bueiro com desenho caracterizando a cidade de Bergen: adoro esse tipo de tampa :-)

Pra almocar, escolhemos o restaurante Dickens (no centro). Eu fui de sanduíche de carne de galinha com batata-frita, e suco de maça da regiao


Depois do almoco, voltamos a pé até o nosso hotel. O que eu nao sabia é que Bergen é cheio de altos e baixos. Como nosso hotel ficava no topo, era um bom exercício físico até chegar lá! A vantagem é que ficava completamente fora do burburinho turístico. Escolhi o hotel via tripadvisor. Lendo algumas críticas mais tarde, vi que ele fica do lado de um parque onde se vendem drogas, e que há alguns drogados sentados na calçada pelos arredores (mas nós nao vimos ninguém).

Do centro até o hotel, essa construcao estilo igreja que hoje é um jardim de infância.

Casinhas coloridas no bairro do nosso hotel

Segundo prédio do Hotel Park Bergen - nosso quarto era no topo

Eu havia feito a reserva do nosso hotel com 6 meses de antecedência (já disse que adoro planejar tudo com muuuito tempo? :-)   ). Mas quando chegamos no hotel, a recepcionista nao achava a nossa reserva. Por sorte tínhamos a reserva impressa em papel (e no Kindle, por medida de seguranca, hehehe), e como nao havia nenhum quarto disponível na categoria que havíamos reservado, ela nos deu a suíte do hotel (pelo mesmo preco da nossa reserva).

A sala (com cozinha)...

... e o quarto.

Depois de uma soneca, fomos explorar Bergen. Tivemos muita sorte porque chove muito na cidade mas nós pegamos dois dias lindos de sol e céu azul :-)

Passando pelo centro...

... e indo em direcao ao porto...

... onde fica Bryggen.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega (fundada em 1070!!!), e e atracao principal é Bryggen (patrimônio da Unesco). De acordo com wikipedia (escrevendo os posts aqui no bloguito, eu sempre acabo aprendendo alguma coisa nova :-)   ), Bryggen, em norueguês, é ancoradouro. Essa parte da cidade era um grande ancoradouro (alemao) usado pela Liga Hanseática, sendo que as casas serviam de moradia para os alemaes, assim como para armazenar mercadorias.

Bryggen - no canto direto da foto fica o restaurante Enhjorningen (onde jantamos no final do dia), com um unicórnio na fachada.

As cores vivas dos prédios...

... contrastando com o céu azul :-)

De linha reta, os prédios nao tem nada :-)


Detalhes de uma estátua...

... e do unicórnio em Enhjorningen.

Mas além de admirar as fachadas de Bryggen, é possível explorar os corredores que separam os prédios um do outro.

Como estava cheio de grupos de turistas de dois cruzeiros que estavam no porto, namorido acabou quase nao tirando nenhuma foto dos corredores nesse dia. Mas amanha tem mais :-)

Nos corredores, há várias lojinhas com decoracoes muito fofas :-)

 Uma curiosidade sao os pilares de madeira dos prédios: para deixar tudo mais estável, eles usavam o tronco inteiro da árvore, incluindo a parte pertinho da terra que já é considerada raiz. Eles viravam o tronco de cabeca para baixo, e a parte da raiz dava sustentacao para o corredor do andar de cima.

Apesar de ser um lugar bem turístico, achamos um café super simpático nos corredores (Sakristiet Kaffe - aberto das 11h às 18h) - ótimo café!!!

É um café pequeno, mas tem poltronas e sofá na parte de dentro...

 ... e cadeiras do lado de fora. A gente ficou um tempao no café, só admirando a construcao ao redor.

Em alguns corredores, há escadinhas que levam ao andar de cima. Mas nao sao todas que é permitido subir, já que há salas comerciais em uso

Oie!

Em todos os lugares há vários sprinklers (rociador de incêndio?). No passado Bryggen pegou fogo várias vezes, e com a quantidade de madeira por todos os lados, dá para entender o porque.

Nos fundos de Bryggen, uma casinha muito interessante no teto :-) 

Do lado, o prédio do restaurante...

... Bryggen Tracteursted.

Para jantar, seguimos a indicacao do nosso guia Lonely Planet e fomos no Enhjorningen. Mas o atendimento era extremamente antipático (para namorido se irritar tem que ser muito antipático mesmo!). Primeiro nós achamos que era só com a gente, mas observando ao redor, vimos que era algo geral. Nao gostamos, nao voltamos e nao recomendamos.

Restaurante por dentro - no fundo, o unicórnio novamente :-)

Cesta de paes

De entrada, namorido foi de aspargos verdes com presunto de parma

E eu fui de caranguejo

Como prato principal, ele comeu bacalhau com bacon e queijo (a descricao do prato prometia, mas o gosto nao foi aprovado...)

... e eu fui de salmao.

Como a gente saiu (irritado) antes da sobremesa, fomos no Bryggen Tracteursted, que fica nos fundos de Bryggen. Do lado de fora, eles têm uma espécie de bistrô, e dá para pedir só a sobremesa.

Atacamos de morangos com creme de whisky: muuuuuito bom!


Tchauzinho, Bryggen, amanha a gente volta pra passear um pouco mais!


Indo para o hotel, passamo na frente do funicular Fløibanen

Mas deixamos para fazer o passeio no dia seguinte.


1 comment:

Silvinha said...

Que lindas as fotos!!! Amei a arquitetura e o quarto de hotel =)

Beijo!