Thursday, October 11, 2012

Aprontando na Cozinha: Costelinhas de Porco com Xarope de Bordo

Peguei a receita no livro da Nigella Express. Eu simplesmente AMO costelinha de porco, e nunca fiz eu mesma.

Algo que eu nao tinha me dado conta é que nao é possível comprar costelinha de porco (pelo menos no supermercado que vamos - o Edeka) sem encomendar a dita cuja antes. Perguntei para um colega de trabalho que é alemao, e ele disse que costelinha nao é um prato comum, e por isso nao está disponível sempre. Ok, vivendo e aprendendo :-) Por outro lado, no supermercado que vamos na Bélgica, há sempre costelinhas disponiveis, entao comprarmos por lá mesmo.


A receita inclui molho suficiente para 12 costelinhas de porco e 12 coxas de galinha - eu fiz só com as costelinhas.
Preparar uma marinada com 250 ml de suco de maca, 4 colheres de sopa de xarope de bordo (ahornsirup - será que funciona com melado também? Acho que sim...), 2 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de molho de soja, 2 estrelas de anis (eu nao tinha e nao pus...), 1 pauzinho de canela (eu só tinha em pó, entao foi assim mesmo, hehehe) e 6 dentes de alho. Deitar a carne nessa marinada e deixar descansar de um dia para outro na geladeira. Como eu decidi fazer esse prato de sopetao, deixei de molho só por meia hora. Mas ficou bom igual :-)

Depois de marinar, colocar numa fôrma e pôr em forno aquecido a 200°C por uma hora e 15 minutos. No meio do cozimento, eu ainda joguei umas cebolas dentro da fôrma.

O resultado? Ficou meio docinho e muito boooooooooom!!!! Comemos de lamber os dedos - adorei :-D


A foto nao ficou boa...

... mas estava uma delícia!!!

7 comments:

Camila said...

Nham nham!!!! :-D
Eu faço uma marinada pra salmão que leva maple syrup, shoyu, suco e raspas de limão siciliano e ervas. Fica uma delícia!

Ana Gaspar said...

Hummmm... amo costelinha também...
me deu água na boca!
agora colocar canela pra mim foi muito diferente...
Boa dica essa receitinha...
beijinhos

antonia said...

Oi Angie essas costeinhas pode fazer com mel tambem, eu misturo mel, katchup y suco de limao e laranja sal e pimenta mas tem de marinar um dia que delicia adoro costelinhas e aqui na Galicia tem sempre sempre, que galego sò come frutos da terra ou seja porco.
Um beijo

Anonymous said...

parecem deliciosasssssssss... fiquei com ãgua na boca :) bjinhos, Mí

Simone Pedroso said...

Eu amo essa receita da Nigella mas sempre deixei marinando de um dia pro outro. O frango tb fica uma delícia nessa marinada! Sucesso!

Katia Bonfadini said...

Angie, que prato suculento e delicioso!!!! Estou imaginando o sabor aqui... e as fotos estão lindas! Beijão!

Nina said...

ahhh esse nosso livro nao é mesmo MARAVILHOSO??? Eu ja fiz tantas receitas dele e todas ficam deliciosas!É meu livro preferido!!! Essa ainda nao fiz, as tuas fotos estao apetitosas, acho que vou tentar :-)

ps.ahh, consertando, so uma receita dela nao gostamos aqui em casa, a sopa de abobora com batata doce, achei mt ruim :-(