Sunday, November 11, 2012

Sessao Podagem

As duas coisas que mais dao trabalho no nosso jardim sao o gramado e os arbustos. Para o gramado, o problema foi resolvido: antes de comecarmos a brigar pelo 'de quem é a vez de cortar a chata dessa grama?' decidimos investir num pequeno tratorzinho: casamento salvo, e grande diversao para o maridao :-)

Quanto ao segundo item, os arbustos, nós ainda estamos na batalha. Em três partes do jardim, nós temos Buchenhecke - cresce muuuuuuuuito, e se nao cuidar, viram verdadeiras paredes :-O O bom é que só é preciso podar duas vezes por ano - e há uma regulamentacao que precisa ser respeitada (se eu nao me engano, a poda só pode ser feita entre 30 de setembro e 31 de marco - para nao incomodar os pássaros e seus ninhos :-)   ).


Isso tudo precisa ser podado...

Namorido e seu novo brinquedo - alcanca até 3 metros.

É pesado, mas com essa tira no ombro fica mais fácil de cortar (estilo guitarrista, hehehe)

E esse é o brinquedo versao feminina :-D

Namorido em acao - cortaaaaaaando!

Esse aí a gente nao encarou ainda, mas precisa ser feito urgentemente (ou entao cresce muito e acaba virando uma árvore)

Para recolher todas as folhas e arbustos cortados, achei essas cestas (Gartensack) na internet. Para armazená-los...

... é fácil: eles ficam dobradinhos, super fininhos.

E na hora de usar, tchan-tchan: eles crescem até 60 cm, e sao ótimos para colocar toda a folhagem dentro (e levar até o centro de reciclagem - cabem tranquilos no carro)

Muitas e muitas e muitas...

... folhas no chao.

Outra solucao seria colocar tudo num canto e deixar apodrecer até virar adubo. Mas ainda precisamos estudar um pouquinho mais a respeito - como se faz o adubo? É só colocar todas as folhas num monte e esperar apodrecer? Ou precisa juntar algo mais? Precisa mexer de vez em quando?
Entao, enquanto estudamos 'kompostierung', vamos levando as folhas para o centro de reciclagem mesmo :-D

5 comments:

Silvinha said...

Assim fica divertido cuidar do jardim :)

Eu ía brigar pelo tratorzinho, hahaha

Beijo!

Antonia said...

Hola Angie, os mirtos sao assim mesmo mas com duas podas ao ano se controla super bem, nao seria conveniente baixar um poco a altura?Quanto mais alto mais lenhosos ficam os galhos e mais crescem.
Bem pra fazer adubo quanto mais pequeno o residuo mais rapido o adubo, fica de olho na pagina do lidl eles trazem uns compostadores de plastico desmontavel, o ideal è ter dois um para abono do ano e outro fazendo abono, sò compensa fazer abono se voce for ter uma horta, senao voce vai ter um monte de abono que nao vai ter onde usar.
Bem se voce resolver fazer abono è assim,primeiro monta o compostador, depois coloca uma camada de uns dez ou vinte centimetros da poda essa que voce tem se tem mais pois coloca mais, voce deveria investir num aspirador soprador de jardim com funçao triturador, custa barato voce sopra as folhas num montao e depois aspira e ele tritura pra dentro de um saco que depois voce coloca triturado no compostador, bem aviso folha de mirto tem muita celulosa e demora uma eternidade pra compostar, mas depois que voce fizer a camada de folhas voce vai ter de jogar ai no compostador todo residuo organico de usa cozinha tudo casca de frutas.verduras, tudo quando mais picado melhor, em uns seis meses voce deve começar a ter adubo que è uma terra preta e limpinha,pra por onde voce quizer, toneladas de residuo se transformam por magia em uma coisa super util.Bem espero ter ajudado . um beijo Antonia.

Anonymous said...

Lindo o seu jardim e seus gatinhos sao mesmo uns gatinhos :-)

LG aus Allgau,
Marianna

Anonymous said...

No site do Epagri muitas vezes tem dicas! Sou totalmente leiga, mas ouvi dizer que não se deve colocar frutas e legumes fungados pro adubo. A Antônia acima deu dicas valiosíssimas e me parece bem experiente. Legal né?
Zarah& Mini & Cia.

you-wee because said...

This all looks very German... :-)
Uwe.