Friday, March 22, 2013

Sessao Restaurante: Vendôme

Em abril de 2010, nós já havíamos visitado o restaurante Vendôme, do chef Joachim Wissler. Mas fizemos a loucura de pedir o menu completo deles - o que implicou em experimentar 22 pratos - saímos de lá rolando. Dessa vez, para comemorar a conquista do meu emprego novo, resolvemos experimentar novamente o restaurante, mas dessa vez escolhendo somente uma entrrada, prato principal e sobremesa :-)


O restaurante continua na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo (no 23 lugar) - e também com 1 Michelin star 1 Michelin star. Foi interessante ir novamente, até porque as comidas sao bem diferentes, e extremamente elaboradas. Mas o ambiente é muito pretencioso, e a atmosfera nao é, como direi, 'querida' :-) Outra coisa que nos surpreendeu é que nós fomos para casa às 22h30 - na sinaleira, olhando para o lado, estava o chef dentro do seu carro também (e isso que o restaurante ainda estava cheio, em plena sexta à noite) - achamos um pouco estranho :-)


O restaurante por dentro

A decoracao da mesa

Da esquerda para a direita: 
Litchi com salada de pepino sobre uma bolachinha de arroz - infelizmente a bolachinha de arroz se desmanchou quando levantamos ela. O que fez que a mousse sobre a bolachinha se desmanchasse nos nosso dedos, deixando tudo melecado :-)
Imitacao de um Oreo com queijo de cabra e azeitonas pretas - aodorei a idéia!
Bombom de foie gras com damasco
Lesma sobre chip de batata - sim, tive que abstrair que era uma lesma. Mas, verdade seja dita, estava ótimo!

Olha a perfeicao do oreo :-D

Amuse bouche chamado 'Silence - a Walk through the Forest' (Silêncio - uma caminhada na foresta)
A parte negra (em cima, à direita) era pumpernickel com trufas. A bolinha branca era feita de mascarpone. Outros elementos continham avelas na composicao. As folhas douradas eram feitas de sopa de cogumelos - verdadeiras obras de arte, mas grudavam nos dentes e no céu da boca :-D

Com o amuse bouche, vieram vários paezinhos...

... acompanhados de manteiga salgada.

Namorido e eu pedimos os mesmos pratos (gostos parecidos, hehehe).
O primeiro foi foie gras preparado com camadas de chocolate meio amargo - a combinaçao parece estrnaha, mas estava ótima. Em cima, à direita, uma saladinha de beterraba. À esquerda, montinhos de mousse de pipoca (o gosto era meio estranho, a pipoca em formato de mousse nao convenceu nossas papilas gustativas, hehehe) e, na frente, um rastro de pipoca dourada. 
[Gooseliver / raw marinated / dark bitter chocolate : Beetroot : Popcorn cream]

Para acompanhar o foie, um pedaco de brioche

O prato principal era linguado, dividido em duas versoes. A primeira vinha com um molho holandês com aroma de limao - ótimo!, cogumelos e moluscos.
[Sole From Brittany on the bone : Palourde clams : Lemon - Hollandaise]

Como acompanhamento, salada de alface grelhada (super bom!) sobre purê de batatas. Sob o prato, espuma de limao.

A segunda versao do linguado era com um molho delicioso tailandês, acompanhado de legumes.

A sobremesa [Naschwerk) vinha em três composicoes. O primeiro prato vinha com sorvete de óleo de oliva e manjericao (sabor estranho para um sorvete, mas ótimo!), quark de queijo de cabra (em consistência de farinha), e variacoes de maça

Eu gostei da travessa do segundo prato :-) No fundo, pudim de chocolate. Sobre o pudim, uma variacao de frutas vermelhas com dill (ótima combinacao!). Sobre a folha vermelha, sorvete de pêra.

E o terceiro prato vinha com sorvete de avelas acompanhado de trufas (estranho, mas ótimo!), coberto com molho de damasco.

Acompanhando o café que pedimos, vieram mais alguns amuse bouches doces: Esse era um cone de creme de violetas.

Picolé (versao vendôme do magnum, hehehe) de banana. Maccarons de chocolate com recheio de maracujá (delicioso!). Ao fundo...


... tortinha de limao, gelatina com água de rosas, bombinha com lakritz (eu detesto lakritz - ou alcaçuz - entao esse eu nao experimentei). 
Pra encerrar a orgia de doces, veio ainda uma bandeja cheia de pralines, mas esses eu acabei nao tirando foto.


3 comments:

Anonymous said...

nossa, quanta sobremesa :) adorei as fotos e também o fato da decoração ser com copo de leite, é uma das minhas flores preferidas... Bom findi pra vcs... bjinhos, Mí

Anonymous said...

Nossa Angie que exótica algumas combinações! Muitas coisas eu teria que abstrair para comer, ou comer de olhos bem vendados ( a lesminha por ex), e talvez nem ler o cardápio antes.
Nessas horas eu vejo o quanto ainda sou limitada pra comer combinações diferentes.
Adorei as fotos e apresentação dos pratos!

Beijos
M&Z& co.

K said...

Eu adoraria tudo, tudo mesmo. Acabei de jantar mas ao ler a desscrição dos pratos, comeria de novo com a maior satisfação.