Tuesday, October 29, 2013

Viagem para o Brasil - Pit stop em Lisboa

Em setembro, na nossa ida ao Brasil esse ano, voamos pela primeira vez com a TAP no vôo direto Lisboa - Porto Alegre. Saímos de tarde de Frankfurt rumo a Lisboa, dormimos em Lisboa, e no dia seguinte pegamos o vôo direto para Porto Alegre.

As vantagens: 1. chegar direto em Porto Alegre, sem ter que pegar conexao depois de um vôo longo, é ótimo! O setor de imigracao em Porto Alegre é também bem melhor do que o do Rio ou o de Sao Paulo: o pessoal da imigracao era mais simpático (pelo menos a experiência que tivemos), e a fila bem menor. 2. Também adoramos dormir uma noite em Lisboa: nós estávamos bem mais descansados para enfrentar o vôo longo do dia seguinte. Além disso, o aeroporto fica super perto do centro da cidade - pagamos 15 € pelo taxi. 3. Outro vantagem é entregar as malas em Frankfurt, e só precisar pegá-las novamente em Porto Alegre (sem ter que fazer duplo check-in como em Sao Paulo ou Rio).

As desvantagens: 1. a conexao Frankfurt-Lisboa, e Lisboa-Frankfurt nao é muito pontual. Na ida pegar o atrasao foi ok, mas na volta, depois de um vôo longo, ter que esperar 2 horas adicionais (de atraso) pelo aviao foi bastante irritante. 2. Em Porto Alegre, só é possível entrar na área de embarque internacional duas horas antes do vôo (nao antes). Como chegamos relativamente cedo, tivemos que ficar circulando pelo aeroporto até podermos passar pela seguranca e mostrar os passaportes.

De qualquer maneira, as vantagens acabam pesando mais do que as desvantagens, e vamos pegar esse vôo mais vezes com certeza :-)

Em Lisboa, nós tínhamos planos de ficar no Hotel Ibis Lisboa Liberdade, e sair para passear e jantar pelo centro. Mas nossos últimos meses antes da viagem foram tao estressantes que a única coisa que nós queríamos antes de um vôo longo era ficar no hotel mesmo, relaxar e nadar (principalmente nadar: depois de meses de trabalho intensivo e várias horas passando sentada, minhas costas agradecem cada vez que caio na água e nado pra cima e pra baixo). Entao, depois de pesquisar bastante, achamos o hotel Epic Sana Lisboa. Como o hotel é super novo (foi inaugurado no final de maio), conseguimos um ótimo preco pelo quarto (isso sem o café da manha. Mas esse a gente já tinha planos de tomar no aeroporto de qualquer maneira).

Corredor do hotel - os números dos quartos eram tao grandes que, primeiro, eu nem vi :-)

Adorei a decoracao, com os tons marrom e turquesa.

A tela da televisao ficava embutida dentro do espelho :-)

Da banheira, era possível avistar a cama.

E a privada, escondida atrás de uma porta de correr de vidro jateado.

O banheiro, visto do quarto

E a vista do nosso quarto. Lá ao fundo...

... o mar.

Como ainda fazia calor do final do verao, aproveitamos as piscinas do hotel. A primeira fica no topo do hotel, e a água nao é aquecida (mas em setembro, a água ainda estava quentinha).

Ela é estilo infinity pool e, ao redor, há vários sofas, espreguicadeiras e mesas para descansar e tomar um sol.

O único problema da piscina externa é que, no dia em que chegamos, o dia estava maravilhoso, o sol super quente e a área externa da piscina estava simplesmente lotada de gente. Além disso, a vista da piscina é ótima, mas para nadar nem tanto: a água só chegava até a minha cintura. Entao decidimos ir para a piscina do spa, que fica no subsolo do hotel. Foi uma pena pelo dia estar tao lindo, mas a vantagem é que estávamos praticamente sozinhos nessa piscina, e a profundidade era bem maior o que deixava nadar sem problemas.

Piscina aquecida no subsolo do hotel.

Área de descanso do lado da piscina no subsolo (com chás gelados e frutas secas a vontade).

Antes da janta, saímos para uma bebida no terraco do hotel (fica no térreo).

Eu gostei dessas cadeiras estilo cadeira-de-balanco para a área externa :-)

Para beber, eu ataquei de suco de laranja gelado, namorido foi de cerveja. Junto com as bebidas, vieram belisquetes: chips de legumes, azeitonas, e salgadinhos de arroz.

À noite, decidimos jantar no hotel mesmo, no restaurante Flor-de-Lis.

A vista da nossa mesa. Lááááá ao fundo, o mar :-)

Detalhes da decoracao: um antúrio vermelho mergulhado num vaso bojudo...

... e as lâmpadas de teto (adorei o design delas :-)  ).

Para acompanhar o paozinho...

... três tipos de manteiga: natural, de ervas e defumada.

Amuse-bouche: polenta (definitivamente nao é a minha praia) com ovas de peixe (que também nao é a minha praia).

Outro amuse bouche: vieira grelhada (adoro!) com purê de ervilha (eu acho, nao lembro direito :-/  ).

Minha entrada: vieiras a vapor de sal e tomilho, cremoso de aspargo branco e pata negra, emulsao de alfazema e tomilho. Muito bom!

E o prato principal: novilho charolês corado, purê de batata doce fumada com legumes da época e jus de tomilho. A carne estava ótima!

E o purê de batata doce (que veio separado nessa panelinha) também - eu AMO batata-doce :-)

Nao pedimos sobremesa, mas com o café veio essa surpresa doce: pastéis de Belém :-)

3 comments:

Unknown said...

Que bom que a viagem ficou mais simples e rápida. Assim vocês talvez venham mais vezes. Eu iria adorar!!! Bjs!

Nina said...

Vamos a Portugal em breve, to adorando a ideia!

nunca viajei de tap. nao sei porque, nao me lembra seguranca, sei la, parece nome daqueles avioezinhos teco teco no brasil :-/

Anonymous said...

Pit stop em Lisboa é tudo de bom!

Beijos
M,Z&Co.exp