Sunday, November 9, 2014

Laboratório do Sono

Desde pequena, eu tenho sessoes de pesadelos com gritos e, algumas vezes, um pouco de sonambulismo. Há alguns anos atrás, acabei indo no Hospital Universitário de Aachen para ver se esses pesadelos (que normalmente acontecem em períodos em que estou mega estressada) nao atrapalhavam a qualidade do meu sono. Depois de alguns testes (que eu fiz usando aparelhos para medir pressao e afins durante uma noite de sono em casa), o resultado foi que está tudo normal e nao há nada a fazer ou melhorar. Mas conversando com o médico chefe do laboratório do sono do hospital, ele disse que o horário em que eu tenho os pesadelos durante o ciclo do sono é bem anormal, e que eu seria uma ótima cobaia para o estudo cientifíco que a equipe dele está fazendo e que ainda vai durar alguns anos. A primeira etapa do estudo foi há uns dois anos atrás, com vários testes neurológicos. A segunda etapa foi esse ano em junho, quando eu passei uma noite no laboratório do sono no Hospital Universitário de Aachen.

Como eu nunca tinha dormido em um laboratório do sono, decidi levar minha câmera fotográfica junto para documentar tudo, hihihi :-)

 O quarto fica numa antiga estacao de UTI. O meu nao tinha janelas, o que era um pouco claustrofóbico :-/ Também achei tudo muito com cara de hospital - como é um laboratório do sono, bem que podia ter mais cara de hotel, nao? Mas namorido disse que hospital universitário tá sempre lutando para conseguir orcamento suficiente para as pesquisas, e nao tem grama para gastar em  decoracao :-D

A minha noite inteira de sono foi filmada. Isso foi o mais estranho: ter alguém me observando num horário em que eu nao tenho nenhum controle sobre o que eu estou fazendo - ou seja, dormindo.

Antes de ir dormir, fui afivelada com milhaaaaaaaaares de controles para monitorar tudinho. As extremidades eram uma espécie de ventosa, e foram grudadas (literalmente) por todos os lugares (um monte na minha testa, peito, bracos e pernas).

 Dormir com essas caixas presas no corpo vai ser taaaaaaao moleza, hihihi.


O engracado é que eu achei que nao havia dormido nadinha de nada, mas a pessoa que estava me monitorando disse que eu dormi várias horas seguidas: entao tá :-)

No dia seguinte, às 5h30 da manha, eu já podia ir para casa :-) (namorido mega querido pulou da cama para vir me buscar nesse horário). Enquanto esperava namorido, fiquei tirando fotos do hospital universitário por fora.

 A tubulacao é toda externa, e parece uma fábrica.

Há alguns anos, eles também construíram um heliporto - todo em verde-selva :-)

Tchau, tchau, Uniklinik Aachen :-)

2 comments:

Silvinha said...

Nossa, Angie, que droga ter essas perturbações no sono! Imagino os sustos do namorido ao longo da noite.

Beijo!

Lari said...

E vc teve pesadelo quando dormiu lá? Sabe que quando eu estava internada foi a inauguração do heliporto e o Rodrigo foi convidado haha!

Beijos