Wednesday, July 15, 2015

Tchau, Carrinho Querido!

Eu dirijo, por dia, 200km para ir e voltar do trabalho. Como a maior parte do tempo é em auto estrada (com vários quilômetros sem limite de velocidade), presto super atencao no trânsito (com excecao dessa história aqui, que até hoje tenho que ouvir de namorido, hihihi)! Porém quando chego em casa, ou chego no estacionamento do trabalho, entro no modus operandi automático. E nesse modus operandi automático, acabei bloqueando totalmente uma coluna da minha vista enquanto eu dobrava a esquerda, dentro do estacionamento fechado da minha empresa. Senti um baque enorme (mesmo dirigindo devagar, deu um mega solavanco), e senti que tinha arranhando BASTANTE o meu carrinho querido. Saí toda tremilica, e liguei para namorido, que me deu as coordenadas calmamente (até porque eu estava tendo um chilique comigo mesma): liga para a seguradora, e vai até a concessionária em Düsseldorf ver o tamanho do estrago.
Como eu tinha uma reuniao logo cedo, me aprumei e fui até o andar onde eu trabalho, cancelar todos os compromissos. Liguei para o seguro, que me deu as instrucoes: ir até a concessionária, avaliar o estrago, e entrar em contato com a seguradora novamente.
Voltei para o carro, e tentei fechar a porta - aí me dei conta que o arranhao era um pouco mais que um arranhao, já que a porta encostava mas nao fechava completamente. Como a concessionária fica só 5 minutos do meu trabalho, resolvi ir assim mesmo, bem devagarinho. O atendente da concessionára olhou meu carro, e disse que o estrago era grande, e que precisava ser avaliado se valia a pena consertar ou se era perda total (O QUE? Perda total contra uma coluna de estacionamento ninguém merece! :-(  ). Como eu tenho mais confianca ir em concessionárias de carro junto com namorido (como eu nao entendo absolutamente nada de carros, sempre acho que estou sendo enrolada), perguntei se eu podia dirigir nessas condicoes até Aachen. O atendente disse: 'Claro! Pra fechar a porta, é só bater com toda a forca possível', e plaft! Ok, problema resolvido. E lá fui.
Chegando em Aachen, me encontrei com namorido na concessionária, e o carro foi avaliado. Sim, grande probabilidade de perda total. E aí vem toda a burocracia que envolve o processo e que nao tinha a menor idéia: 1. o atendente da concessionária manda um parecer para a seguradora; 2. a seguradora checa o parecer, e manda um avalista independente dar o parecer; 3. o avalista checa o estrago, checa o preco do conserto, e decide se vale mais a pena vender ou consertar o carro. E isso tudo demora dias.

Meu carrinho todo machucado.

De marco 2009 a janeiro 2015, foram 240.000km sem acidentes. Mas contra a coluna do estacionamento...

... ele nao teve chance :-(


E, sim, acabou sendo perda total. A batida acabou afetando a porta e o eixo, entao o conserto sairia muito caro para um carro com 5 anos e 240.000km. Eu fiquei mega irritada comigo mesmo, porque bater contra coluna de estacionamento, e dessa maneira, é um erro totalmente idiota, aaaaaaargs! Mas nao adianta, o que está feito, está feito, e o importante é aprender com os erros: o modo operandi automático no estacionamento definitivamente acabou (até porque liquidar com um carro é muito caaaaaro: mesmo tendo seguro total, o valor que se ganha é o valor atual do carro que foi para as cucuias, e esse definitivamente nao cobra o valor de um carro novo).

Quanto ao sucessor do meu carrinho antigo, decidi entrar na crise dos 40 anos (que chegam em dezembro! Tô velha!), e comprar um carro esporte :-) E fiquei feliz de comprá-lo agora: para entrar e sair, o carro é super baixo, e quando eu estiver realmente velha, sem chance de ter um carro assim, hihihi. Quanto aos pontos positivos, o novo carro é bem econômico (aliás, isso me surprendeu num carro esporte - mesmo o motor sendo bem mais potente que o meu carro antigo, o consumo de combustível é bem menor, aliado ao fato do carro ser bem mais leve!), mais potente, com ótimos assentos esportivos (que 'abracam' as costas, o que é ótimo para a quantidade de quilômetros que eu faco com ele diariamente) e, apesar de ser de segunda mao ainda tem cheiro de novinho :-)

O novo Joaninha-Bacana-Batmobil.

Carrosseria leve, com duas portas (sem assentos na parte de trás), mas, surpreendentemente, com bastante espaco no porta malas.

1 comment:

Anonymous said...

Tentando ver pelo lado positivo.. o carro novo é lindo!!! parabéns!!! :)