Thursday, August 6, 2015

Dando um Pulo no Cern Novamente

Há cada 2 anos, namorido vai ao Cern participar do Workshop on Medical Applications of Spectroscopic X-Rays Detectors (o primeiro aconteceu em 2011). Em abril desse ano, aconteceu o terceiro workshop.

Dentro do próprio Cern há um hostel onde os participantes do workshop podem se hospedar. Essa é a vista do quarto da janela de namorido.

O quarto, com cama, armário...

... escrivaninha e...

... banheiro.

Em cada workshop, eles visitam uma parte diferente do Cern. Dessa vez eles foram no Magnet Test Facility, onde os imas (ou magnetos) sao testados antes de serem usados nos tubos. Sao os imas que mantém os prótons no lugar.
Dentro dos tubos (que formam um circuito de 27 km), há quatro furos. Os furos da esquerda e da direita contém os prótons, indo em direcoes opostas, na velocidade da luz.
O furo inferior contém hélium em forma líquida (-273° C, o equivalente ao ponto mais frio DO UNIVERSO!!! :-O  ). O furo superior contém o hélium que, aquecido, se condensa e vira vapor.

O dedo aponta para o indutor de supercondutividade, responsável por criar o campo magnético (que necessita 11.000 ampéres!!!). 
O indutor precisa da super baixa temperatura (criada pelo hélium líquido) para ser supercondutor. Caso ele deixe de ser supercondutor, o sistema se aquece e explode!

O tubo vermelho é para demonstracao, e vem de Tevatron, nos Estados Unidos. No Cern, os tubos sao sempre azuis.

O conjunto de magnetos precisa ser conectado nesses 27 km de tubos. Para conectá-los, é preciso cabos de energia. Usando cabos normais, precisaria-se...

... todos esses cabos (envoltos em material negro) juntos. Porém para os super condutores...

... criou-se um cabo fino, de um material específico (e muuuito caro) que substitui o cabo normal.

O tubo por dentro, onde se vê parte de um experimento.

Dois magnetos sendo testados antes de serem usados.

No comments: