Friday, November 20, 2015

Passeando em Paris - Basílica de Sacré Couer

No domingo, nosso primeiro destino foi visitar a Basílica de Sacré Couer (que eu conhecia, mas namorido nao).

Na saída do hotel, pausa para o café da manha na Eric Kayser Boulangerie (1/4 do preco comparando com o café da manha no hotel :-)  ): para namorido, cappuccino/suco de laranja/pain au chocolat, para mim, cappuccino/suco de laranja/uma fatia de baguete com manteiga e geléia e mel.

Fomos de metrô até a parada Abesses (linha 12): a estacao é a mais profunda de Paris, ficando 36 metros abaixo do solo. Para sair da estacao, ou pega-se o elevador, ou se enfrenta os 200 degraus da escadaria (que foi o que fizemos :-)  ), com arte nas paredes por todo o percurso.

Ta-raaan: a Basílica Sacré Couer, no bairro Montmartre. Nós fomos pelas escadarias na frente da catedral (praca Louise-Michael), mas é possível pegar o funicular para chegar até lá em cima (rue Foyatier). Algo muito chato sao as quantidades de camelôs pelo caminho (mesmo com intenso policiamento): há os que estao sentados no chao com a mercadoria a sua frente, mas há também os que estao de pé, nos corredores (principalmente nos laterais, que sao um pouco mais escuras devido a vegetacao) e que abordam de um modo insistente, com alto grau de assédio.

Numa das etapas da escadaria, alguém estava com um fotógrafo profissional fazendo poses complicadas de ioga :-)

A linda Basílica de Sacré Couer :-) Ela fica no ponto mais alto de Paris, e sua construcao foi finalizada em 1914.

A vista...

... lá de cima.

Voltamos pelas escadarias da Rue Foyatier para escaparmos dos camelôs.

Olha o funicular aí :-)

Arte nos prédios...

... da rue Foyatier: feitos de mosaicos...

... de vidro ou...

... pintados :-)

No comments: