Monday, August 29, 2016

Passeando pela regiao do Minho: o Centro de Guimaraes - Parte II

Eu confesso que, antes dessa viagem, nunca tinha ouvido falar muito de Guimaraes. Mas, na visita pelo centro da cidade (que, aliás, é patrimônio da Unesco), vimos uma muralha que me deixou curiosa.

'Aqui nasceu Portugal'.
Em Guimaraes? Como assim?

E, pesquisando no Wikipedia, vem a resposta: em Guimaraes aconteceram 'em 1128 os principais acontecimentos políticos e militares, que levariam a independência e ao nascimento de uma nova Nacao'. E, portanto, a explicacao do 'Aqui nasceu Portugal' :-) Viajando e aprendendo :-)

Do Largo do Toural, continuando pela Alameda de Sao Dâmaso, se tem uma linda vista da Igreja da Nossa Senhora da Consolacao e Santos Passos.

Pelo caminho, mais fachadas fofas.

Em busca do nosso restaurante, chegamos no Largo da Oliveira. Nele se encontra...

... um prédio medieval (antiga prefeitura da cidade, com uma estátua no topo simbolizando Guimaraes) e...
... o Padrao do Salado (um arco com quatro colunas), erguido no século XIV, por Afonso IV de Portugal, para comemorar a vitória da Batalha de Salado (entre cristaos e mouros), em 1340. Ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora de Oliveira, com o campanário ao lado.
Eta praca cheia de história!

Nas pracas e largos, vários restaurantes com mesinhas do lado de fora, em cenários cheios de charme. Mas, como estava chuviscando (tempinho sacana...), fica para outra vez :-)

No comments: